• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amizade entre elfos e anões

etienne

Usuário
Aiya, estava lendo O SDA, quando a Comitiva está em Moria e acabei perdendo um um pouco anoção das coisas. Tem uma parte que Gandalf comenta que Moria foi construída em uma época em que elfos e anões eram amigos, por isso aquela inscrição na porta "Diga amigo e entre!". Mas como eu recentemente li o Hobbit, parece-me que os elfos e anões não se davam muito bem desde muito tempo, já que a aventura de Bilbo veio antes da Guerra do Anel. Então fiquei pensando se a amizade entre elfos e anões foi antes disso e que Moria é anterior a história de Bilbo. Seria isso? A inimizade entre esses dois povos teria começado e relatada no Silmarillion?
 
Na verdade, a amizade entre elfos e anões foi bem prejudicada por conta de Thingol X anões de Nogrod. A destruição de Doriath pelos anões, e em seguida a morte de quase todos estes anões pelos elfos de Ossiriand fez com que a relação entre os povos ficasse bem difícil.

Na segunda Era, contudo, houve novamente um estreitamento entre os povos, por conta de Eregion e Moria.

Ambos os povos possuíam uma boa relação, mas que acabou repentinamente quando Sauron atacou Eriador, e tomou Eregion de assalto. Moria se salvou, ao fechar os portões a tempo, mas nada pôde fazer para ajudar os elfos. Após a destruição do reino élfico, os anões e elfos se distanciaram novamente, até chegarmos no Hobbit, no qual você já viu como eram "amigos".

Por isso a frase de Gandalf sobre os Portões de Moria. Na época de construção do portão, elfos e anões eram amigos mesmo.
 
Última edição:
Mas tambem entendia-se essa amizade dos elfos e anoes na terra média, nenhum reino podia estar sozinho, porque se nao, tinham o mesmo destino que alguns reinos do norte tiveram.
Por isso, acho que necessitaram de serem amigos porque tanto um como outro, precisam tanto para o comercio, como para as armas.
 
A antiga amizade entre anões elfos se deu,principalmente,pela ajuda dos anões na construção de menegroth,em doriath e reino de elu thingol. .nessa época os anões deram a Finrod o Nauglamir(nauglamir foi feito pelos anões,era um grande colar de ouro com pedras preciosas de valinor). .numa certa época,nargothrond(que era o lugar onde vivia finrod)caiu sobre os exercitos de Morgoth e os seus tesouros e preciosiodades permaneceram lah. .em suas andanças,Túrin achou o nauglamir em nargothrond e o levou a thingol. .thingol engastou uma silmaril no nauglamir,e isso(de certa forma)causou a cobiça dos anões em te-lo de volta,e isso causou a primeira cisão entre anões e elfos que foi oq provocou a queda de doriath. .
 
A antiga inimizade dos anões com os elfos talvez seja mais antiga do que aparentemente esse conflito entre os elfos de Thingol com os anões de Nogrod. Os anões adiavam os elfos muito antes do conflito de Menegroth.
Em baixo cita uma frase do livro “ Os filhos de Húrin “
* Se odiavam e temiam os orcs, também odiavam os Eldar e, acima de todos, odiavam os Exilados, pois, diziam, os Noldor haviam-lhes roubado as terras e as casas. Nargothrond foi encontrada, e a sua escavação iniciada muito antes de Finrod Felagund ter chegado vindo do Mar. *
Sendo assim os anões odiavam os elfos, desde que estes se viram-se uns aos outros pela primeira vez, o que já se conheciam muito tempo antes do conflito em Menegroth
 
Realmente, eu vejo a luta para possuir a Silmaril como um fato que acabou por respingar maldição em elfos e anões e a história foi guardada com muita dor por ambas as partes. Todo aquele que a olhava com cobiça atraía a ira dos poderes e dos destinos do mundo. Arrisco dizer que seriam raças bem mais próximas se a Silmaril não tivesse sido roubada po Melkor.
 
Na verdade, a amizade entre elfos e anões foi bem prejudicada por conta de Thingol X anões de Nogrod. A destruição de Doriath pelos anões, e em seguida a morte de quase todos estes anões pelos elfos de Ossiriand fez com que a relação entre os povos ficasse bem difícil.

Na segunda Era, contudo, houve novamente um estreitamento entre os povos, por conta de Eregion e Moria.

Ambos os povos possuíam uma boa relação, mas que acabou repentinamente quando Sauron atacou Eriador, e tomou Eregion de assalto. Moria se salvou, ao fechar os portões a tempo, mas nada pôde fazer para ajudar os elfos. Após a destruição do reino élfico, os anões e elfos se distanciaram novamente, até chegarmos no Hobbit, no qual você já viu como eram "amigos".

Por isso a frase de Gandalf sobre os Portões de Moria. Na época de construção do portão, elfos e anões eram amigos mesmo.


Sem graça...:disgusti:

Humm...

Disse tudo!!! Não deixou nem mais uma pontinha de discussão histórica pra mim... Magoei! :osigh:

:kiss:
 
Gandalf mesmo disse que se formos discutir a inimizade entre anões e elfos e seus motivos, nunca terminaríamos.

E os Elfos não caçaram o povo de Mîm, considerando-os animais? E alguns dos noldor não zombavam de sua aparência? E como foi dito os anões assassinaram o Rei Thingol e atacarm Doriath, e Thingol também os maltratou no início de seu conflito. E os elfos não consideram os anões culpados por despertar o Balrog de Moria?


Essa inimizade é muito antiga, e não há como saber como começou ou apontar culpados e todos eventos. Alguns são mais significativos, outro menores, mas tudo intensificou a inimizade entre esses povos.

E me arrisco a dizer que a amizade entre Eregion e Moria era puramente comercial. Todos se beneficiavam e isso lhes agradava, mas duvido que o ressentimento entre as duas raças tenha desaparecido na época.
 
Gandalf mesmo disse que se formos discutir a inimizade entre anões e elfos e seus motivos, nunca terminaríamos.

E os Elfos não caçaram o povo de Mîm, considerando-os animais? E alguns dos noldor não zombavam de sua aparência? E como foi dito os anões assassinaram o Rei Thingol e atacarm Doriath, e Thingol também os maltratou no início de seu conflito. E os elfos não consideram os anões culpados por despertar o Balrog de Moria?


Essa inimizade é muito antiga, e não há como saber como começou ou apontar culpados e todos eventos. Alguns são mais significativos, outro menores, mas tudo intensificou a inimizade entre esses povos.

E me arrisco a dizer que a amizade entre Eregion e Moria era puramente comercial. Todos se beneficiavam e isso lhes agradava, mas duvido que o ressentimento entre as duas raças tenha desaparecido na época.

Exatamente, "..Amigos, amigos e negócios a parte..", boas relações comerciais nem sempre refletem amizade verdadeira, acho que os conflitos entre as duas raças eram muito antigos, profundos e enraizados ja nesta época. mas isto não impediria um melhor relacionamento, mesmo que dificil de conquistar, entre as duas raças, como acontece entre Gimli e Legolas no SdA. Mas mesmo assim entre os povos, seria muito mais dificil e complicado, pois envolveria situações diplomaticas e complicações maiores. Abraços.
 
Pode ser que a amizade entre Eregion e Khazad-dûm tenha começado como algo puramente comercial, a principal razão de Eregion ter começado a se organizar como cidade foi porque mithril não podia ser encontrado em nenhum lugar além de Moria.

Tudo começou como uma troca, mas os Apêndices do Senhor dos Anéis dizem claramente que Celebrimbor ficou realmente amigo íntimo de Narvi (que com ele fez as Portas de Moria), justamente para aumentar o fluxo de comércio.

Quando os Anéis foram feitos, é dito que o primeiro dos Anéis dos anões foi dado pelos próprios ferreiros elfos, e não por Sauron. Outro exemplo de amizade foi que quando Sauron finalmente estava para arruinar Eregion, Durin III manda uma hoste para socorrer os elfos.

Senhor dos Anéis disse:
"Those were happier days, when there was still close friendship at times between folk of different race, even between Dwarves and Elves"

Isso resolve tudo? Não. Lembrem que no fim da Guerra dos Cinco Exércitos é dito sobre a amizade que nasceu entre o povo de Erebor e o povo de Thranduil. Mesmo assim, nós temos o príncipe Legolas com problemas, a princípio, com Gimli.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Pode ser que a amizade entre Eregion e Khazad-dûm tenha começado como algo puramente comercial, a principal razão de Eregion ter começado a se organizar como cidade foi porque mithril não podia ser encontrado em nenhum lugar além de Moria.

Tudo começou como uma troca, mas os Apêndices do Senhor dos Anéis dizem claramente que Celebrimbor ficou realmente amigo íntimo de Narvi (que com ele fez as Portas de Moria), justamente para aumentar o fluxo de comércio.

Quando os Anéis foram feitos, é dito que o primeiro dos Anéis dos anões foi dado pelos próprios ferreiros elfos, e não por Sauron. Outro exemplo de amizade foi que quando Sauron finalmente estava para arruinar Eregion, Durin III manda uma hoste para socorrer os elfos.



Isso resolve tudo? Não. Lembrem que no fim da Guerra dos Cinco Exércitos é dito sobre a amizade que nasceu entre o povo de Erebor e o povo de Thranduil. Mesmo assim, nós temos o príncipe Legolas com problemas, a princípio, com Gimli.


Como o próprio Tolkien afirma no SdA, amizades como a de Legolas e Gimli eram exceções. Talvez como a de Celebrimbor e Narvi.

A entrega de um presente não necessariamente significa amizade fraternal, pode muito bem ser uma renovação de alianças comerciais, o que explicaria também Durin III mandar uma hoste de anões para Eregion como ajuda.

Como as primeiras palavras entre Legolas e Gimli nos mostram, essa é uma rivalidade que não havia terminado na época da Guerra do Anel
 
Na Quarta Era algo diferente aconteceu? Os anões e elfos continua nessa ou o fato de Legolas e Gimli terem se tornado grandes amigos poderia fazer algo diferente?
Os dois, se não me engano, eram príncipes, não?

Isso me deu uma ideia, vou ao e se....hehehehe
 
Eu não sei se a amizade entre Gimli e Legolas melhorou a rivalidade entre anões e elfos, só sei que foi um modo de Tolkien demonstrar que julgar alguem ou um povo pelo erros de seus antepassados é uma completa idiotice.Por que no começo da viagem da comitiva o Gimli e o Legolas não se davam bem mas quando vão se conhecendo se tornam grandes amigos.
 
Aiya, estava lendo O SDA, quando a Comitiva está em Moria e acabei perdendo um um pouco anoção das coisas. Tem uma parte que Gandalf comenta que Moria foi construída em uma época em que elfos e anões eram amigos, por isso aquela inscrição na porta "Diga amigo e entre!". Mas como eu recentemente li o Hobbit, parece-me que os elfos e anões não se davam muito bem desde muito tempo, já que a aventura de Bilbo veio antes da Guerra do Anel. Então fiquei pensando se a amizade entre elfos e anões foi antes disso e que Moria é anterior a história de Bilbo. Seria isso? A inimizade entre esses dois povos teria começado e relatada no Silmarillion?

Com certeza!
moria foi construida bem antes de Bilbo sair para sua aventura relatada em O Hobbit
 
Dúvidas".

Porque os anões e os elfos não se gostam, Em Lothlórien, conta o livro que Gimlin foi um tanto quanto hostilizado!. Então porque e como foi que aconteceu isso de Elfos e anões serem tão desgostados entre si."

A pergunta pode ser um tanto boba, mas sempre quis saber onde e como isso começou!.



"Chega de desespero minha querida" Rei Theoden
 
Re: Dúvidas".

Bom dia,

Eu me recordo de um incidente envolvendo elfos e anões que pode ter sido a origem desta desavença.

No Silmarillion é narrado que o Rei Thingol (pai de Lúthien), recebeu de presente de Húrin (pai de Túrin e Niënor) o colar Nauglamír (que segundo consta foi a mais impressionante obra de arte dos anões), Húrin o encontrou nas ruínas de Nargothrond após a partida do dragão Glaurung.

Acontece que Thingol teve o desejo de unir Nauglamír com a Silmaril recuperada por Beren, para isso ele recrutou os maiores artesãos anões da cidade de Nogrod.

O resultado foi uma joia de tamanha beleza, que os anões a cobiçaram, exigindo que Thingol a entregasse a eles. Este revoltado com o pedido, ordenou que os anões deixassem seu reino sem receber pagamento algum pelo trabalho. Os anões revoltados com o insulto, assassinaram Thingol causando o rompimento do Cinturão de Proteção de Melian, permitindo aos anões de Nogrod saquear Doriath.

Mas Beren com um exercito, conseguiram emboscar os anões, a maior parte do tesouro do rei se perdeu mas conseguiram recuperar Nauglamír.

Como em todo incidente existem 2 versões, os elfos atribuíram aos anões a responsabilidade do conflito, e os anões atribuíram aos elfos.

Não tenho plena certeza se este é o motivo mas que certamente contribuiu, isso é fato.

P.S. Desculpe, não sabia da existência do tópico citado
 
Última edição:
Na verdade, a amizade entre elfos e anões foi bem prejudicada por conta de Thingol X anões de Nogrod. A destruição de Doriath pelos anões, e em seguida a morte de quase todos estes anões pelos elfos de Ossiriand fez com que a relação entre os povos ficasse bem difícil.

Na segunda Era, contudo, houve novamente um estreitamento entre os povos, por conta de Eregion e Moria.

Ambos os povos possuíam uma boa relação, mas que acabou repentinamente quando Sauron atacou Eriador, e tomou Eregion de assalto. Moria se salvou, ao fechar os portões a tempo, mas nada pôde fazer para ajudar os elfos. Após a destruição do reino élfico, os anões e elfos se distanciaram novamente, até chegarmos no Hobbit, no qual você já viu como eram "amigos".

Por isso a frase de Gandalf sobre os Portões de Moria. Na época de construção do portão, elfos e anões eram amigos mesmo.




Então pode se dizer que a amizade não falo de todos os elfos e anões, mais pelo menos entre Legolas e Gimlin foi por causa, dos Hobbit"s.! Mais um ponto para os pequenos!... :yep:
 
Então pode se dizer que a amizade não falo de todos os elfos e anões, mais pelo menos entre Legolas e Gimlin foi por causa, dos Hobbit"s.! Mais um ponto para os pequenos!... :yep:

Não só dos hobbits, mas, no caso de Gimli, a acolhida especial e compreensiva da Galadriel ajudou muito. Pois, apesar das bobagens que Celeborn falou, ele viu que um dos grandes senhores elficos (se não a maior) poderia ser respeitoso e solidário...
 
Não só dos hobbits, mas, no caso de Gimli, a acolhida especial e compreensiva da Galadriel ajudou muito. Pois, apesar das bobagens que Celeborn falou, ele viu que um dos grandes senhores elficos (se não a maior) poderia ser respeitoso e solidário...



Até pq, Galadriel possuia sangue noldorin, o ramo élfico de maior afinidade com os anões, ao passo que Celeborn era do povo de Doriath (há controvérisas), os principais responsáveis pela disseminação da inimizade élfica para com os anões, graças aos episódios do Nauglamír.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo