• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eriadan

Well-Known Member
Boa noite, meu povo!

Há alguns anos, existia a tradição (NÉ, SENHOR @Fëanor?) de se fazer um Amigo Secreto da Valinor. Os interessados se inscreviam, o organizador fazia um sorteio e mandava por MP quem cada um tirou, e aí cada participante tinha um prazo para bolar um presente para essa pessoa e mandar para o organizador, que o postava no dia da revelação. Era bem divertido!

Andei pensando que, como o que tem movimentado mais o fórum atualmente é a área de Literatura, podíamos reeditar esse Amigo Secreto, mas específico de livros. A ideia seria fazer exatamente no mesmo formato, com a diferença de que o objeto seria específico e necessariamente real. Mas aí existem algumas opções, e queria a opinião de vocês:

a) Somente livros virtuais?
b) Somente livros virtuais + físicos usados?
c) Livros virtuais + físicos usados + físicos novos, desde que limitados a determinado valor?

EU preferiria que fosse somente ebook kindle, porque é a coisa mais fácil do mundo comprar e enviar direto para outra pessoa, mas não sei se todo mundo tem um, e não queria que nenhum interessado ficasse de fora.

Então, para acelerar o processo de decisão, queria já deixar esta proposta: opção c, porém preferencialmente livros virtuais; e, para quem for presentear com livro novo, R$ 25,00 como valor de referência (seja kindle ou físico), frete à parte. Comentem se concordam, ou se preferem outra alternativa.

Cada participante pode deixar pública a sua lista de desejos, para facilitar a vida do presenteador, mas essa lista não é obrigatória, nem obriga o presenteador a dar necessariamente um livro da lista.

Ah, e apesar de estar lançando a ideia, eu não gostaria de participar como organizador, então queria pedir a algum moderador ou quem puder se dispor para fazer as vezes do Fëanor e tomar as rédeas do sorteio e da revelação. :) Até lá, eu posso ir organizando as regras e inserindo os participantes aqui.

Comentem também qual dia da semana vocês preferem para a revelação. Vamos fazer o mais perto possível da véspera de Natal.

Vai ser legal fechar esse ano tão profícuo da área de Literatura com uma confraternização dessas! =]


Participantes Amigo Secreto Literário da Valinor 2021:

- Eriadan
- Melian
- Béla van Tesma
- Bartleby
- Mavericco
- Clara
- Erendis
- Bruce Torres
- Ana Lovejoy
- Arringa Hrívë
- Jacques Austerlitz
- Meneldur
- Loveless
- Mercúcio

Cronograma:

Início do prazo de envio: 20/11/2021
Fim do prazo de envio: 30/11/2021
Data da revelação: 18/12/2021

Sugestões:
a partir da página 11.
 
Última edição:
Toda essa introdução pra dizer que você quer roubar a ideia do tradicional amigo-secreto de Natal do Meia Palavra? :think:

Eu tinha comentado por alto com a @Melian sobre a possibilidade de fazermos novamente um desses... Mas né. Dá pra escrever dedicatória em ebook? Acho que :nope:

Então meu voto é livro físico.
Nem estou prometendo nada. Bora ver antes o que o pessoal decide.
 
Eu tinha comentado por alto com a @Melian sobre a possibilidade de fazermos novamente um desses... Mas né. Dá pra escrever dedicatória em ebook? Acho que :nope:
Sim! A gente chegou a falar sobre isso, mesmo. Inclusive, acho que até tentamos lembrar, sem sucesso, de quem tinha tirado quem, no Amigo Oculto do Meia Palavra.

E eu também voto por livro físico, porque gosto de dedicatórias.
 
A gente chegou a fazer um desses por aqui um tempo atrás, se não me engano, quem me tirou na época foi a @Clara ou eu tirei ela, não lembro direito. Enfim, achei bem legal e toparia participar, também voto por livro físico.
 
Gente, decidi procurar pelo livro que ganhei no primeiro amigo oculto que fizemos no Meia Palavra. Quem me tirou foi o Gigio. O pessoal do Meia deve se lembrar de que ele era muito gente boa. O livro que me deu foi A gloriosa família, do Pepetela. Acho que não falo com ele há quase uma década, (é que a gente tinha contato pela internet, né? Soube que ele e a esposa, Vanessa Barbara — escritora — tiveram um bebê. :grinlove: ).

Agora, ao reler a dedicatória, foi tão gostoso me lembrar do amigo oculto, das pessoas que participaram dele, do Meia, de modo geral. Impossível ler e não sentir um quentinho no coração, o que é uma maneira de dizer que livro físico é um trem mais fofo.

1633641591458.png

 
Bom, acho que temos uma maioria clara sobre a questão do formato, então por mim fica martelo batido: livros físicos it is. Só novos, confere?

Só uma dúvida: como vai funcionar o frete? Por conta do presenteador, por conta do presenteado? Como funcionou das outras vezes? Tipo, acho que eu moro longe de todo mundo, então se for por conta do presenteador, vou ter dó de quem me tirar, mas se for por conta do presenteado, vou ficar muito tentado a pedir o meu por kindle, e aceitar receber a dedicatória por MP. :rofl:

Outra coisa: que dia vocês acham uma boa, para a revelação? Bora fechar logo essa data, porque a partir daí já fecha as demais.

Acho que só tem isso mesmo pra resolver, além de quem será o organizador do sorteio e da revelação.

Ah, e já posso confirmar todos vocês no evento? @Béla van Tesma @Melian @Erendis @Mercúcio? Os demais, aproucheguem-se! @Meneldur @Ana Lovejoy @Jacques Austerlitz @Níra @Giuseppe @Loveless @Lissa @fcm @Finarfin @Mavericco @Bartleby @Jhulha @Fúria da cidade @Gerbur Forja-Quente @Clara @Bilbo Bolseiro @VictorSafe @Zirak-tarâg @Darkness e todos mais que eu não esqueci, só saí copiando todo mundo que postou recentemente em tópicos aleatórios do Literatura.
 
Última edição:
Por mim, não precisa ser necessariamente novo; pode ser usado, se estiver em muito bom estado e tal. Até pra diminuir o custo, se é uma preocupação geral.

O frete é por conta de quem envia, né. Nem tem como fazer diferente porque criaria um problema enorme. O envio pela modalidade impresso não leva em conta a distância, apenas o peso do pacote. Tem tabela dos Correios para estimar o valor a partir do peso. Quem for muito unha de fome pode escolher um livro seminovo bem levinho. :hxhx:
 
Ahh show, achei que a distância influenciava.

Então: livro físico, novo ou em muito bom estado, frete por conta de quem envia.
 
Ah, valor de referência? Talvez R$ 25,00 seja pouco para livro físico né?

Entendam "referência" nem como limite mínimo nem máximo, mas só mesmo para se ter uma noção: por exemplo, se a referência for R$ 30,00, dar um livro de R$ 10,00 seria baixo demais, e dar um de R$ 50,00 caro demais (se você não se importar de ganhar um bem mais barato, fique à vontade).
 
Excelente ideia. Muito provavelmente devo participar.

Ia comentar exatamente sobre o preço. Sei que não tá fácil para ninguém, mas acho que, com o preço atual dos livros, com 25,00 é complicado conseguir coisa boa. Basicamente se acha aqueles livros da Principis (ergh) e livros de bolso apenas. Talvez uns 30-40 fique mais fácil de encontrar coisas um pouquinho melhores.
 
Haha como assim, o Gigio é casado com a Vanessa Barbara? Que mundo pequeno.
Gente eu li o texto da Valentina e só foquei no Gigio e já tava super feliz por ele - ótimas lembranças do encontro do meia, as conversas sobre Proust e Lispector - que nem liguei a cara ao crachá. Como assim!?
Felicidade ao casal!

———-
Enfim, de volta ao tópico: se tudo bem, pretendo participar sim :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo