• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Americanos alertam que biocombustíveis podem agravar desmatamento no Brasil

RSS

Usuário
Cientistas afirmam que combustíveis alternativos também ameaçam ambiente. Desmatar para plantar só piora aquecimento global, dizem eles.

More...
 
Nossa!!!!!! Importantíssimo isso... eu nem tinha parado muito para pensar... cacilda... o que ainda tem que derrubar, jah tem tanta área desmatada pra plantar... a gente cava eh nossa cova mesmo...

O volume de CO2 encontrado na atmosfera oriundo da derrubada de florestas virgens, savanas, turfeiras ou estepes ultrapassa o volume de CO2 que não é emitido graças à utilização de biocombustíveis.

Os autores deste estudo ressaltam, no entanto, que alguns biocombustíveis não contribuem ao aquecimento global porque deixam intacto o meio ambiente.

Eles citam os biocombustíveis obtidos a partir de dejetos agrícolas e florestais, como pedaços de madeira e como plantas herbáceas que são objeto de inúmeras pesquisas.


"Se nós estamos tentando limitar o aquecimento global, é um absurdo desmatarmos para produzir os biocombustíveis", afirmou Joe Fargione, um pesquisador da Nature Conservancy, uma das mais importantes organizações privadas de proteção do meio ambiente, um dos autores deste estudo.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 23 de janeiro passado, foram desmatados cerca de 7.000 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica brasileira nos últimos cinco meses de 2007. Este número, que representa um aumento vertiginoso no ritmo do desflorestamento, foi atribuído pelas autoridades brasileiras, entre outros motivos, à disparada no cultivo da soja em algumas regiões.
 
Isso é algo que muita gente não sabe, mas é verdade. Está na moda dizer que o álcool ajuda o meio ambiente, etc, e isso tem levado a um aumento no consumo do mesmo, e, conseqüentemente, um aumento no plantio de cana de açúcar. Só que pra se plantar mais cana, precisa-se de espaço. E aonde conseguir espaço? Desmatando. Supimpa, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo