• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ameba que come cérebro mata pelo menos 10 em Karachi, no Paquistão

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Cidade mais populosa do país sofre com a Naegleria fowleri, que é transmitida por água contaminada

A Naegleria fowleri, conhecida como ameba comedora de cérebro, já fez, desde maio, pelo menos 10 pessoas na cidade mais populosa do Paquistão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não é possível saber ainda se todos os casos foram relatados. Como os moradores não estão familiarizados com a doença, os hospitais do Paquistão estão gravemente sobrecarregados.

Transmitida pela água contaminada, a Naegleria fowleri entra no corpo das pessoas através do nariz e viaja até o cérebro. Os sintomas iniciais são leves, como dor de cabeça, febre, dor no pescoço e no estômago. A morte ocorre de cinco a sete dias após a infecção. A ameba não é passada de um indivíduo para outro e, segundo a OMS, a taxa de mortalidade causada pela espécie é de mais de 98%.

Autoridades locais planejam uma campanha para sensibilizar os profissionais de saúde e alertar a população. Porém, a maioria dos centros de saúde foi alertado.

— As pessoas devem garantir que a água seja tratada adequadamente. Evitar mergulhar em águas muito profundas também é outro cuidado necessário. Aqueles que apresentarem os sintomas devem procurar ajuda imediatamente — alertou Dr. Musa Khan, da OMS.

As vítimas geralmente são infectadas quando vão nadar em águas sem tratamento, mas Dr. Khan afirma que a maioria das vítimas não apresentam um histórico de natação.

As autoridades locais estão testando a água de diferentes partes da cidade.

A doença surgiu pela primeira vez em Karachi, uma cidade de 18 milhões de habitantes, em 2006. O surto desse ano foi o primeiro desde então, e as mortes mais recentes ocorreram na semana passada.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo