• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amazônia Pública: Estrada de Ferro Carajás‏

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Por racismoambiental, 27/11/2012 18:10

O vídeo apresenta a primeira reportagem da série Amazônia Pública. Inaugurada no crepúsculo da ditadura militar, a Estrada de Ferro Carajás, com seus 892 km, liga as minas da Serra dos Carajás (PA) aos portos de Itaqui e Ponta da Madeira, no Maranhão, onde o minério extraído pela Vale S/A é embarcado para exportação. Até 2016, a empresa pretende aumentar a produção de ferro na região de 110 milhões para 230 milhões de toneladas/ano e, para isso, precisa duplicar a ferrovia. Na pressa para concluir o projeto de US$ 19,4 bilhões, esbarra na resistência de movimentos sociais da região, que alertam para os possíveis impactos sociais e ambientais da obra.


Fonte: http://racismoambiental.net.br/2012/11/amazonia-publica-estrada-de-ferro-carajas/
 
Última edição por um moderador:
A Vale está investindo pesado na região. Inclusive cancelou outros projetos para se concentrar lá. E realmente, o impacto é imenso! Minas que o diga o quanto já sofreu com a exploração de mineral. BH por exemplo não tem vista para isso, mas em Nova Lima dá para ver o impacto no principal cartão postal da cidade, a Serra do Curral. Mas em relação ao transporte, preferivel o impacto da ferrovia em comparação a uma rodovia (que eu acho que é o caso mais comum).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo