• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive, 2013)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    7

Ana Lovejoy

Administrador
Assisti ontem e gostei demais - e isso que minhas expectativas estavam lá no alto por causa dos elogios que o filme vinha recebendo. A trilha sonora é perfeita (daquelas que realmente fazem parte do filme), a tilda e o hiddleston estão ótimos, adorei as referências a escritores, cientistas e músicos. Muito bom mesmo.

Diretor:
Jim Jarmusch
Roteiro:
Jim Jarmusch (screenplay)
Elenco:
Tilda Swinton, Tom Hiddleston, Mia Wasikowska, etc.

Sinopse: Este filme mostra a história de amor entre dois vampiros (Tilda Swinton e Tom Hiddleston), cansados da sociedade onde vivem. Durante muitos séculos eles vivem uma relação juntos, até serem interrompidos pela incontrolável irmã caçula da vampira (Mia Wasikowska).
Previsão de estreia no circuito nacional: 7 de agosto de 2014.

Trailer:
 
Última edição:
além da ost curti a fotografia tb, as referências às cidades decadentes ficou perfeita pra ambientar os dentuços. só achei o roteiro meio sem rumo, com algumas partes desnecessárias. me deu a impressão q dava pra passar a msg cortando algumas partes e/ou em menos tempo. exemplos:
1. os rockeiros q perseguiam o vampiro. aparecem 2 ou 3x mas se n aparecessem n alteraria em nada a estória. uma reles menção a perseguição surtiria o mesmo efeito.
2. aquele cara q compra os vinis na boate, dá a maior impressão d tb ser vampiro, ou hunter, mas nada, morreu uma possível boa sub trama ali. coisa q começa, q promete, e n dá em nada é frustrante.
3. a cunhada lokinha teve 1 fim banal e óbvio. tava na cara q ela ia morder alguém, e ela era maltratada pelos 2 só por isso? e o vampirão ainda deixa ela sozinha com o cumpadre? waaat?
 
hum, eu vejo a coisa toda como parte de uma engrenagem para dar um sentido para o fim. assim, interpretação pessoal:


então, eu acho que são momentos que tem uma determinada função no roteiro para entendermos o final ou ainda, o peso da decisão dos dois de atacar o casal. dos eventos que você citou, o mais importante na minha opinião é ava atacando ian, porque é aí que percebemos o desprezo de eve e adam pelo consumo de sangue "pelo meio tradicional". eve diz que é algo "tão século XV", como se eles não fizessem mais isso desde então. ava também acaba matando ian - e aí surge a função dos fãs roqueiros e do cara que comprou o vinil. o cara que comprou o vinil é a testemunha no bar que viu os três vampiros com ian antes de ele desaparecer . os fãs roqueiros (antes só "um saco") passam a ser uma ameaça para adam e eve, já que adam não conta mais com ian para afastá-los dali. e por causa da possibilidade de serem enquadrados pela morte de ian, os dois fogem de detroit, achando que ao chegar em tânger estaria tudo normal e seguro, mas descobrem que marlowe não consegue mais o sangue como conseguia antes.

repare como a questão de não beber sangue como ava é importante: marlowe prefere morrer a ter que atacar uma pessoa (aqui estou supondo que seja por isso que ele tenha morrido, já que ava bebeu o sangue de ian - um "zombie" - e só "passou mal", como quem come comida vencida - de novo a importância da cena de ava para amarrar o fim). finalmente chegamos ao momento do desfecho: adam ouve a mulher libanesa cantando e vê que é um eco de sua música, exatamente o que ele esperava. por causa disso, não deseja mais morrer como antes. só que agora ele não tem sangue (que aparentemente ele tem que beber antes de o sol nascer) e o sol já está nascendo. só que sobreviver não parece mais uma opção: eve inclusive traz para ele um instrumento musical feito com a mesma madeira que a bala de revólver que ele tinha encomendado para ian. se o casal não surgisse ali, eles teriam morrido. mas ao ver o casal, o instinto de sobrevivência fala mais alto - e aqui, calculo, porque de certa forma eles enxergam no casal a mesma paixão que um sente pelo outro, o motivo principal pelo qual valeria a pena inclusive voltar ao jeito "selvagem" de beber sangue. fico com a sensação que sem isso não conseguiríamos ver a decisão deles de atacar o casal como algo importante - seria como se eles não precisem ter vagado pela cidade quase morrendo durante aqueles minutos finais.
 
Pow, achei tão perfeito como o filme foi feito de forma tão absorvente que nem prestei atenção na maioria dos detalhes - quer dizer, prestei, mas o andamento do filme acabava me tirando a atenção deles e não me deixou pensar neles depois (só depois de que vc mencionou isso, Ana, fiz as conexões). Acha até perigoso isso, hehe. Pq penso que poderia ter acontecido qualquer coisa ali, talvez até sem sentido ou sobressalente, que eu nem notaria, pelo filme me ter hipnotizado completamente... acho que acaba sendo mais importante isso - a atmosfera toda, a ambientação, o andamento do filme... (lembrei bastante de Nostalghia, do Tarkovsky, nesse sentido - vc vai vendo o filme, sem conseguir tirar os olhos da tela, de tão bonito que é, mas ao mesmo tempo tantos conceitos importantíssimos são lançados para se entender o filme, que vc tem que ter pé firme e prestar atenção em tudo pra depois poder lembrar e fazer as conexões)...

edit: põe enquete =P
 
spoilers, etc.

é como eu disse, interpretação pessoal. eu fui ler a opinião do pessoal no imdb por curiosidade, e tem tanta gente levando tudo de forma tão literal que eu fiquei até achando que eu estou aloprando demais (para ter ideia, tem uma discussão sobre eve ler ou não ler os livros quando está selecionando a bagagem para detroit, com argumentos como "se ela pode ler um livro em segundos, por que levaria para outra cidade?"). mas gabriel, concordo com você sobre como o filme é absorvente. aliás, eu tenho cá para mim que as duas horas do filme são muito mais um exercício de mostrar como seria a vida de seres imortais com centenas de anos do que uma narrativa típica com conflitos acontecendo de modo a manter o ritmo da história. e talvez até por isso achei o filme genial: porque desse jeito podemos ver como eles perdem a noção de tempo (o estetoscópio que adam carrega quando vai buscar o sangue), como tentam lidar com o tédio (adam criando música, eve propondo para marlowe que fizessem algo para plantar "um pequeno caos"), os anos de conhecimento acumulado (a cara de enfado de adam para a fiação em tânger é impagável), e mesmo a relação deles com os humanos (que é algo mais complexo do que parece de primeira: eles não matam, o que denota um certo respeito, por outro lado falam deles como adultos falam de adolescentes irresponsáveis). enfim, fantástico, até porque fora a parte visual (aquela cena do disco rodando e então adam e eve sendo vistos de cima com a câmera também rodando ficou muito legal), o filme se permite silêncios e sutilezas na medida certa. aquela cena em que eve sai de casa para encontrar marlowe na primeira vez é ótima para ilustrar isso que eu quero dizer. temos apenas eve circulando por ruazinhas e becos, mas a segurança dos passos e do olhar de tilda, mesclados à trilha sonora perfeita - você vê claramente que ela ali é uma predadora, sem que em nenhum momento tenha que vir alguma fala de sua boca dizendo "somos predadores, louis" (oops).
 
mas gabriel, concordo com você sobre como o filme é absorvente. aliás, eu tenho cá para mim que as duas horas do filme são muito mais um exercício de mostrar como seria a vida de seres imortais com centenas de anos do que uma narrativa típica com conflitos acontecendo de modo a manter o ritmo da história.
Exactly!!!

o filme se permite silêncios e sutilezas na medida certa. aquela cena em que eve sai de casa para encontrar marlowe na primeira vez é ótima para ilustrar isso que eu quero dizer. temos apenas eve circulando por ruazinhas e becos, mas a segurança dos passos e do olhar de tilda, mesclados à trilha sonora perfeita - você vê claramente que ela ali é uma predadora, sem que em nenhum momento tenha que vir alguma fala de sua boca dizendo "somos predadores, louis" (oops).
Exactly!!! (2)

:D

A estética é demais mesmo, a abertura e a parte em que Eva primeiro vai à rua (com aquela "exótica" música - porque não sei quais suas raízes - indiana?) são perfeitas!

Edit: e tá linda essa molier, hein! De que fonte de juventude ela bebe?

Essa usa produtos Jequiti :rofl:
 
Última edição:
Dia 04 de agosto é uma 2ª, vai sair direto em DVD/Blu Ray?

Em teoria o certo seria lançar numa 5ª ou 6ª nos cinemas, certo?
 
sai 4 de agosto

Dia 04 de agosto é uma 2ª, vai sair direto em DVD/Blu Ray?

Em teoria o certo seria lançar numa 5ª ou 6ª nos cinemas, certo?

No Filme B consta como 7 de agosto o lançamentos nos cinemas.


@Ana Lovejoy Eu reitero os exactly do @Gabrielzinho. =D Seria tão bom se o filme todo não tivesse trama e fosse só a exploração de como poderia ser a vida de seres quase imortais. Acho que há uma leve queda depois da introdução de Ava e os elementos de uma trama mais convencional começam a aparecer. Ainda assim, concordo com você que essas cenas, embora possam frustrar quem espera uma história mais coesa, estão lá pelo que revelam dos personagens e, sim, para dar suporte à decisão do final. De qualquer modo, achei um filme delicioso de se assistir e uma declaração de amor por tudo o que de mais belo a humanidade já foi capaz de conceber.


EDIT: Too late com a data de estreia. XD
 
De qualquer modo, achei um filme delicioso de se assistir e uma declaração de amor por tudo o que de mais belo a humanidade já foi capaz de conceber.

né? aquela fala do adam sobre os cientistas :grinlove:

adoro a paixão deles pela literatura e a música também. o carinho de eve ao selecionar os livros para a viagem, e mesmo o olhar dela para aquela parede de escritores é simplesmente :grinlove:
 
O Blu Ray francês vai sair dia 25 de junho, é uma informação relevante para quem não quer esperar até a SEMANA DO MEU ANIVERSÁRIO p/ assistir o filme :gotinha:
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo