• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amandil chegou ou não a Valinor?

Felipe Took

Usuário
Ontem eu estava lendo o Akallabêth de novo e me veio uma duvida. Amandil chegou ou não a Valinor? E se não chegou o que aconteceu com ele? Na minha opinião ele conseguiu chegar sim a Valinor , visto que até Ar-Pharazôn conseguiu pisar nas suas praias , mesmo vindo para a guerra. Agora fico tentando imaginar se ele conseguiu ou não alertar os Valar para o perigo que Numeror representava.....
 
Eu concordo com vc, seria coincidencia D+ e além disso não foi igual do Eärendil? Acho q o povo d Valinor tb tava esperand oalguem ir lá para interferir
 
Eu acho que ele chegou sim a Valinor, pedindo que salvasse seu Elendil e seus filhos, e assim se fez.
 
Acho que não. Se ele tivesse chegado em Valinor não seria dito eui Earëndil tinha sido o único homem a pisar em Valinor. E alé do mais, se ele realmente tivesse conseguido chegar em Aman, certamente isso seria mencionado, era um fato importante demais pra ser deixado em branco.

E ninguém precisava ir avisar os Valar que Númenor planejava um ataque. Eles sabiam muito bem. E isso não representava perigo algum pra eles.
 
Charlie Brown disse:
Acho que não. Se ele tivesse chegado em Valinor não seria dito eui Earëndil tinha sido o único homem a pisar em Valinor. E alé do mais, se ele realmente tivesse conseguido chegar em Aman, certamente isso seria mencionado, era um fato importante demais pra ser deixado em branco.

E ninguém precisava ir avisar os Valar que Númenor planejava um ataque. Eles sabiam muito bem. E isso não representava perigo algum pra eles.

Mas no fim do Akallabêth levanta-se a hipotese de Amandil ter chegado a Valinor ( me desculpe , mas não cito o trecho pois meu livro não esta aqui ). E a grande questão de Amandil ter conseguido chegar aos Valar era avisar que apesar da traição de Númeror , havia alguns ainda fieis a eles e pedir misericórdia para esses fieis.
 
Pois é, levanta-se a hipótese. Isso não quer dizer que ele chegou. Acho que o mais provável é que não chegou. Foi como eu disse, se ele tivesse chegado, isso teria sido mencionado.
 
Pois é, levanta-se a hipótese. Isso não quer dizer que ele chegou. Acho que o mais provável é que não chegou. Foi como eu disse, se ele tivesse chegado, isso teria sido mencionado.

Pensanso por esse lado é verdade. Mas como o livro deixa essa brecha , eu ainda penso que ele chegou. Agora o que aconteceu com ele é que me intriga. :o?:
 
Seria um evento único demais pra passar despercebido sim... Só dois homens pisaram em Valinor, um virou estrela e o outro virou alga. :lol:

Afora os dois casos únicos de Eärendil (que era meio-elfo aliás, mas estava exilado) e Pharazôn, todos os edain passaram, no máximo, pelos Salões de Mandos em breve estada.
 
Acho que foiu mais por prêmio que Tuo virou elfo. Afinal,e le foi o mensageiro de Ulmo, eloe não poderia simplesmente morrer em Aman, ou então voltar para a Terra Média e sofrer tudo de novo.
 
Não é certo que Tuor tenha sido transformado em elfo, apenas surge essa possibilidade romantizada. Afinal, partiram para o mar e nunca mais voltaram ou foram vistos, podem ter simplesmente naufragado!
Por outro lado, imagino que Elrond deve ter recebido por Glorfindel notícias de Eärendil e talvez de Tuor (se realmete se tornou um elfo).
Alguém se habilita a ir procurar a corrêspondência do Elrond? :mrgreen:
 
Na verdade é uma sugestão, mas uma sugestão que deve ter acontecido... apenas fica de forma mais "poética", algo do tipo

"e dizem que a partir dali ele compartilhou o destino dos eldar" - eu q inventei essa frase pq não to com o silma aqui, mas fica mais bonito de escrever assim.

Em outros lugares Tolkien sugere novamente que Tuor tenha mesmo compartilhado com o destino dos elfos... ele até diz que Tuor virou elfo para compensar a perda que os eldar tinham tido por causa de Luthien. Assim, a partir dele, um elfo virou mortal e um mortal virou elfo.
 
Eu acho certo que Tuor tenha virado elfo porque justamente o Tolkien fala disso nas Cartas, como o Fingilfin lembrou. Quanto ao Amandil, no Akallabêth diz-se que os Filhos/a TM não podiam ser salvos por um subterfúgio como esse novamente (aqui a primeira vez teria sido com Eärendil, eu imagino). Por isso eu acho que Amandil não chegou mesmo em Valinor. Ele deve ter se perdido ou afundado ou algo assim.
 
E, ainda que não se tenha perdido nem afundado, e que tivesse realmete passado as ilhas encantadas e chegado a por os pés em terras Imortais, no fim foi tudo em vão...
 
Nem tudo. Ele não pretendia alvar Númenor, e sim seu filho e seus netos. E ele conseguiu. Mesmo não tendo chegado em Aman, seu desejo se realizou.
 
Não acho que ele pretendia salvar apenas sua família. Isso seria egoísta. Devia haver Elendili que não eram da família dele. De qualquer modo, não foi só a família dele que se salvou; não até onde se sabe, pelo menos.

Quanto aos obstáculos como as Ilhas Encantadas, o que vocês acham? Eu cheguei a pensar que pudessem ainda ser um obstáculo considerável, mas levando em conta que Pharazôn passou batido por elas, fico em dúvida.
 
Bom, eu não me lembro porque já faz tempo que não leio o Silmarillion, mas é dito no Akallabêth aonde em Valinor a esquadra de Pharazôn aportou? Se não, pode ser que ela não tenha necessariamente passado pelas Ilhas Encantadas, Pharazôn e sua esquadra poderiam ter aportado ao sul (ou ao norte) do semicirculo das ilhas.
 
Swanhild disse:
Quanto aos obstáculos como as Ilhas Encantadas, o que vocês acham? Eu cheguei a pensar que pudessem ainda ser um obstáculo considerável, mas levando em conta que Pharazôn passou batido por elas, fico em dúvida.
Vê no mapa de Aman.
Eles realmente poderiam ter desembarcado em outro lugar, mas as Pelori impediriam-nos de chegar a Valinor. Só poderiam passar pela Calacirca.
 
=Bregalad= disse:
Bom, eu não me lembro porque já faz tempo que não leio o Silmarillion, mas é dito no Akallabêth aonde em Valinor a esquadra de Pharazôn aportou? Se não, pode ser que ela não tenha necessariamente passado pelas Ilhas Encantadas, Pharazôn e sua esquadra poderiam ter aportado ao sul (ou ao norte) do semicirculo das ilhas.

Eles chegaram a acampar nas proximidades de Túna. 8O

Mas sobre oAmandil, se eu ainda puder confiar no meu Silmarillion traduzido:
"No entanto, fosse ou não fosse por Amandil de fato ter chegado a Valinor, e Manwë ter dado ouvidos a suas súplicas, pela graça dos Valar, Elendil e seus filhos, e também seu povo, foram poupados da destruição daquele dia."

Esse trecho me dá a nítida impressão de que ele chegou. É "de fato tenha chegado", olhem só. E eu não acho que os Valar matariam um Homem Fiel a Eru.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo