1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Amandil chegou ou não a Valinor?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Felipe Took, 18 Mar 2004.

  1. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Ontem eu estava lendo o Akallabêth de novo e me veio uma duvida. Amandil chegou ou não a Valinor? E se não chegou o que aconteceu com ele? Na minha opinião ele conseguiu chegar sim a Valinor , visto que até Ar-Pharazôn conseguiu pisar nas suas praias , mesmo vindo para a guerra. Agora fico tentando imaginar se ele conseguiu ou não alertar os Valar para o perigo que Numeror representava.....
     
  2. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Eu concordo com vc, seria coincidencia D+ e além disso não foi igual do Eärendil? Acho q o povo d Valinor tb tava esperand oalguem ir lá para interferir
     
  3. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Eu acho que ele chegou sim a Valinor, pedindo que salvasse seu Elendil e seus filhos, e assim se fez.
     
  4. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Acho que não. Se ele tivesse chegado em Valinor não seria dito eui Earëndil tinha sido o único homem a pisar em Valinor. E alé do mais, se ele realmente tivesse conseguido chegar em Aman, certamente isso seria mencionado, era um fato importante demais pra ser deixado em branco.

    E ninguém precisava ir avisar os Valar que Númenor planejava um ataque. Eles sabiam muito bem. E isso não representava perigo algum pra eles.
     
  5. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Mas no fim do Akallabêth levanta-se a hipotese de Amandil ter chegado a Valinor ( me desculpe , mas não cito o trecho pois meu livro não esta aqui ). E a grande questão de Amandil ter conseguido chegar aos Valar era avisar que apesar da traição de Númeror , havia alguns ainda fieis a eles e pedir misericórdia para esses fieis.
     
  6. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Pois é, levanta-se a hipótese. Isso não quer dizer que ele chegou. Acho que o mais provável é que não chegou. Foi como eu disse, se ele tivesse chegado, isso teria sido mencionado.
     
  7. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Pensanso por esse lado é verdade. Mas como o livro deixa essa brecha , eu ainda penso que ele chegou. Agora o que aconteceu com ele é que me intriga. :o?:
     
  8. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Seria um evento único demais pra passar despercebido sim... Só dois homens pisaram em Valinor, um virou estrela e o outro virou alga. :lol:

    Afora os dois casos únicos de Eärendil (que era meio-elfo aliás, mas estava exilado) e Pharazôn, todos os edain passaram, no máximo, pelos Salões de Mandos em breve estada.
     
  9. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Uma pequena escala (ou conexão), eu diria. :lol:
     
  10. Proview

    Proview Go

    Podemos contar Tuor tbm, embora ele tenha sido considerado um elfo...
     
  11. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Acho que foiu mais por prêmio que Tuo virou elfo. Afinal,e le foi o mensageiro de Ulmo, eloe não poderia simplesmente morrer em Aman, ou então voltar para a Terra Média e sofrer tudo de novo.
     
  12. Maegil

    Maegil Algures no Mar Ocidental

    Não é certo que Tuor tenha sido transformado em elfo, apenas surge essa possibilidade romantizada. Afinal, partiram para o mar e nunca mais voltaram ou foram vistos, podem ter simplesmente naufragado!
    Por outro lado, imagino que Elrond deve ter recebido por Glorfindel notícias de Eärendil e talvez de Tuor (se realmete se tornou um elfo).
    Alguém se habilita a ir procurar a corrêspondência do Elrond? :mrgreen:
     
  13. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Na verdade é uma sugestão, mas uma sugestão que deve ter acontecido... apenas fica de forma mais "poética", algo do tipo

    "e dizem que a partir dali ele compartilhou o destino dos eldar" - eu q inventei essa frase pq não to com o silma aqui, mas fica mais bonito de escrever assim.

    Em outros lugares Tolkien sugere novamente que Tuor tenha mesmo compartilhado com o destino dos elfos... ele até diz que Tuor virou elfo para compensar a perda que os eldar tinham tido por causa de Luthien. Assim, a partir dele, um elfo virou mortal e um mortal virou elfo.
     
  14. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Eu acho certo que Tuor tenha virado elfo porque justamente o Tolkien fala disso nas Cartas, como o Fingilfin lembrou. Quanto ao Amandil, no Akallabêth diz-se que os Filhos/a TM não podiam ser salvos por um subterfúgio como esse novamente (aqui a primeira vez teria sido com Eärendil, eu imagino). Por isso eu acho que Amandil não chegou mesmo em Valinor. Ele deve ter se perdido ou afundado ou algo assim.
     
  15. Maegil

    Maegil Algures no Mar Ocidental

    E, ainda que não se tenha perdido nem afundado, e que tivesse realmete passado as ilhas encantadas e chegado a por os pés em terras Imortais, no fim foi tudo em vão...
     
  16. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Nem tudo. Ele não pretendia alvar Númenor, e sim seu filho e seus netos. E ele conseguiu. Mesmo não tendo chegado em Aman, seu desejo se realizou.
     
  17. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Não acho que ele pretendia salvar apenas sua família. Isso seria egoísta. Devia haver Elendili que não eram da família dele. De qualquer modo, não foi só a família dele que se salvou; não até onde se sabe, pelo menos.

    Quanto aos obstáculos como as Ilhas Encantadas, o que vocês acham? Eu cheguei a pensar que pudessem ainda ser um obstáculo considerável, mas levando em conta que Pharazôn passou batido por elas, fico em dúvida.
     
  18. =Bregalad=

    =Bregalad= Usuário

    Bom, eu não me lembro porque já faz tempo que não leio o Silmarillion, mas é dito no Akallabêth aonde em Valinor a esquadra de Pharazôn aportou? Se não, pode ser que ela não tenha necessariamente passado pelas Ilhas Encantadas, Pharazôn e sua esquadra poderiam ter aportado ao sul (ou ao norte) do semicirculo das ilhas.
     
  19. Maegil

    Maegil Algures no Mar Ocidental

    Vê no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Eles realmente poderiam ter desembarcado em outro lugar, mas as Pelori impediriam-nos de chegar a Valinor. Só poderiam passar pela Calacirca.
     
  20. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eles chegaram a acampar nas proximidades de Túna. 8O

    Mas sobre oAmandil, se eu ainda puder confiar no meu Silmarillion traduzido:
    "No entanto, fosse ou não fosse por Amandil de fato ter chegado a Valinor, e Manwë ter dado ouvidos a suas súplicas, pela graça dos Valar, Elendil e seus filhos, e também seu povo, foram poupados da destruição daquele dia."

    Esse trecho me dá a nítida impressão de que ele chegou. É "de fato tenha chegado", olhem só. E eu não acho que os Valar matariam um Homem Fiel a Eru.
     

Compartilhar