• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amadeus (idem, 1984)

Sua nota para o filme:

  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%
  • 0

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    11
O que???
Tá viajando, Morfindel?? o_O

O Morfindel está certo. Apenas houve, no filme, uma mudança no ano em que ocorreu o famoso encontro, pois na verdede Mozart tinha quase 6 anos de idade quando conheceu a futura rainha da França, pois foi no ano de 1762 em Viena.

A família Mozart foi convidada para a Corte Real, onde a Imperatriz Maria Teresa testou as habilidades de pequeno Wolfgang, pedindo que ele tocasse com o cravo coberto. Neste dia, Wolfgang encontrou-se com a arquiduquesa Maria Antonia, a futura rainha Maria Antonieta de França. Eric Blom, biógrafo de Mozart, conta então a famosa história (sem revelar a fonte) de como a Maria Antonieta ajudou Wolfgang a se levantar quando ele escorregou no piso polido e recebeu uma proposta de casamento em troca.

Mas eu acho que a intenção não era fazer uma biografia do Mozart historicamente correta.
O filme foi mais em cima da relação de inveja e apreciação do Mozart pelo Salieri.
Salieri era medíocre mas apreciado pela corte, enquanto que Mozart era um chato arrogante e meio que sem noção do próprio talento, ninguém gostava muito dele e muito menos reconhecia seu trabalho.
Salieri não "assassinou" de fato o Mozart, mas acha que sim, uma vez que era o único que sabia apreciar e conhecer as qualidades e o talento fenomenal do Amadeus.

Isso fica explícito em uma das cenas mais lindas do cinema de todos os tempos.
Quando a esposa de Mozart, escondida do marido, vai pedir ajuda a Salieri (compositor da corte) e este, após ver parte da obra de Mozart, em toda sua beleza e magnificência não só se recusa a ajudá-lo como também declara "guerra" a Deus, a quem acusa de favorecer Mozart com o talento.

Só essa cena já vale o filme todo, com a gente "ouvindo" o que se passa na cabeça do Salieri conforme ele passa os olhos pelas partituras.
Adoro esse filme e essa cena. :amor:

@Clara, você tem toda a razão; acontece que tem muitas pessoas que tomam a história ao pé da letra. Aí é difícil convencê-las do contrário.
 
Última edição:
Esse filme é legal e na minha opinião sinceramente cairia muito bem uma refilmagem, mas com uma releitura diferente explorando um outro aspecto da bibliografia do Mozart que imagino seja o que o Spartaco também gostaria de ter visto e assim teríamos dois grandes filmes, mas que não seriam exatamente iguais e sim complementares.
 
O Morfindel está certo. Apenas houve, no filme, uma mudança no ano em que ocorreu o famoso encontro, pois na verdede Mozart tinha quase 6 anos de idade quando conheceu a futura rainha da França, pois foi no ano de 1762 em Viena.

Eric Blom, biógrafo de Mozart, conta então a famosa história (sem revelar a fonte) de como a Maria Antonieta ajudou Wolfgang a se levantar quando ele escorregou no piso polido e recebeu uma proposta de casamento em troca.

Sim (no filme) o imperador conta essa história quando o Mozart, já adulto, se apresenta.


Tô não. Por quê? A cena onde o Mozart aparece pela primeira vez é com ele perseguindo a Maria Antonietta. Foi o que deduzi pelo que andei lendo no IMDb,

Não, ele era criança quando isso aconteceu (vide a cena acima) no filme Salieri descreve a primeira vez que viu Mozart, e ele (Mozart) aparece correndo atrás de sua futura esposa e a persegue até uma sala onde ela se esconde embaixo de uma mesa.

 
Pra que a citação se eu sei que não é ela? =/
Assista o filme de novo , Morfindel , ou ao menos as cenas que postei.
Eu tenho tanta certeza assim porq assisti esse filme umas 4500 vezes , sei lá. =)


[2]

e a clara está certa. no segundo video que a clara postou, aquela cena em que o salieri espiona mozart com uma mulher, a mulher em questão é esposa dele. não aparece muito bem o rosto, mas é a mesma atriz. acho que tem um corte nessa cena que a clara postou, mas nessa imagem aqui dá para ver melhor o rosto dela:

968full-amadeus-screenshot.jpg

(é a elizabeth berridge, btw)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo