• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amadeus (idem, 1984)

Sua nota para o filme:

  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%
  • 0

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    11
Folco Gamgee disse:
Não é magnifico, não chegou a entrar em meu TOP 10

Magnífico? Top 10? Pra um filme entrar no meu Top 10 ele tem que fazer "magnífico" parecer um palavrão.

Oooooo...mas vcs. são muito frescos mesmo.Mania de fazer listinhas comparar um filme com o outro, criar um templo pra guardar 10 filmes intocaveis...Então faz um top 11 e bota Amadeus no meio.
 
Ristow disse:
Não é original porque as músicas não foram compostas para o filme. Elas já existiam... O mesmo caso de Moulin Rouge, por exemplo, onde a maioria das músicas já eram famosas, mas foram tocadas no filme assim mesmo.

Eu entendi o que você quis dizer, mas mesmo elas já existindo, elas tem muito mais a ver com o filme do que as músicas do Moulin Rouge, né? Sendo que a maioria das músicas - se não todas - são compostas por Mozart.

Bom, hoje eu revi o filme. Eu já adorava ele, agora tô adorando mais ainda. Volta e meia eu fico fazendo a risada do Mozart. :roll: :lol: Como todos disseram, o Salieri é uma personagem e tanto: ele morre de inveja do Mozart mas mesmo assim o tem como um ídolo. Esse conflito é muito interessante.

Uma das minhas cenas preferidas é o Salieri vendo o Mozart e a noiva dele fazendo coisas e depois descobrindo que aquele safado é o grande gênio e compositor. "Aparência e talento não tem nada a ver" :clap:
 
Eu tb tenho esse filme no dvd e posso dizer q eh o melhor filme q jah assisti do tipo... oscars merecidos...
 
Nossa...muito bom o filme...vale ver, rever, recomendar, etc!!
Esse tópico merece muito mais respeito!!!
Ele tem q ter mais posts!!! :tsc:
 
Esse filme é perfeito, umas das melhores atuações q já vi em toda minha vida (Tom Hulce como Mozart e F. Murray Abraham como Salieri)
 
Ah, nossa. Claro que a trIlha não foi composta exclusivamente para o filme. Grande parte dela (se não toda) era... Mozart, né.
 
Maglor disse:
Ah, nossa. Claro que a trolha não foi composta exclusivamente para o filme. Grande parte dela (se não toda) era... Mozart, né.
:lol: :lol:

Acho que seria até um desperdicio fazer musicas originais num tom mais "erudito" para simbolizar o Mozart , já que ele é responsavel pelas mais lindas sinfonias já feitas :wink:
 
o filme é exelente, sem via de duvida, o unico detalhe é que quando eu fui assistir, no dvd, coloquei primeiro a segunda parte, só depois me toquei que tnha "lado a e b"... bem que achei que o filme tava estranho, sem pé nem cabeça... :o?:
 
Re: O Que Você Viu Ultimamente?

Eu aluguei e vi Amadeus, sobre o Wolfgang Amadeus Mozart, sob recomendações de meu professor de música. Muito interessante, retrata o Mozart como um homem jovem e feliz, mas também brilhante. A história é contada por Salieri, que tem inveja de Mozart no filme.

Nota: 8
 
Re: O Que Você Viu Ultimamente?

Jedi Solo disse:
Eu aluguei e vi Amadeus, sobre o Wolfgang Amadeus Mozart, sob recomendações de meu professor de música. Muito interessante, retrata o Mozart como um homem jovem e feliz, mas também brilhante. A história é contada por Salieri, que tem inveja de Mozart no filme.

Nota: 8

Esse filme seria perfeito se:

1. Fosse fiel à realidade, dentro do possível. No filme Mozart é infantil, meio desequilibrado e até leviano.

2. Tivessem escolhido um ator que não fosse exagerar ainda mais um personagem que já era erradamente exagerado.
 
Re: O Que Você Viu Ultimamente?

Cara, mesmo que esse mozart não corresponda à realidade, é graças à ele (e à interpretação foda e totalmente carismática do Tom Hulce) que o filme decola, e para mim é fator decisivo pra ser um dos meus filmes favoritos.
 
Re: O Que Você Viu Ultimamente?

Knolex disse:
Cara, mesmo que esse mozart não corresponda à realidade, é graças à ele (e à interpretação foda e totalmente carismática do Tom Hulce) que o filme decola, e para mim é fator decisivo pra ser um dos meus filmes favoritos.

Também é um dos meus filmes favoritos. Mas você pode perceber que apesar de ser realmente carismático, o Tom Hulce várias vezes força a barra, principalmente com as risadas, o que acaba abalando a sinceridade dele.
 
Re: O Que Você Viu Ultimamente?

Balbo Bolseiro disse:
Também é um dos meus filmes favoritos. Mas você pode perceber que apesar de ser realmente carismático, o Tom Hulce várias vezes força a barra, principalmente com as risadas, o que acaba abalando a sinceridade dele.

Mas então seus problemas com o filme não tem muito a ver com as coisas que eles inventaram, né? Porque, tipo, eles inventaram praticamente tudo - pelo que me consta o Salieri era um compositor bem-sucedido na época, e o Mozart não morreu na merda. Ou seja, tudo que gera conflitos no filme não aconteceu de verdade. Pelo que me consta, pelo menos. Eu posso estar errado.
 
Re: O Que Você Viu Ultimamente?

V disse:
Mas então seus problemas com o filme não tem muito a ver com as coisas que eles inventaram, né? Porque, tipo, eles inventaram praticamente tudo - pelo que me consta o Salieri era um compositor bem-sucedido na época, e o Mozart não morreu na merda. Ou seja, tudo que gera conflitos no filme não aconteceu de verdade. Pelo que me consta, pelo menos. Eu posso estar errado.

Foi por isso que eu disse dentro do possível. No filme o Salieri também era um compositor bem sucedido, e a morte do Mozart foi bem próxima do que se sabe - repentina, com um motivo misterioso, sem dinheiro, enterrado numa vala comum, sendo um cachorro a única pessoa que acompanhou o corpo pelas ruas até o fim do enterro. A trama é baseada no fato de que o Salieri no fim da vida, já meio maluco, dizia ter matado Mozart.

Aí o Peter Shaffer (assim como vários outros roteiristas já fizeram) pegou isso e reinventou a história, o que foi necessário pra que o filme existisse. O que foi totalmente desnecessário e errado na minha opinião foi ter reinventado o Mozart do jeito que ele fez.
 
Última edição:
Muito bom. Ótimo, excelente. O IMDb é muito bom pra descobrir curiosidades. Lá é dito que a risada do Mozart é assunto aberto. Não se tem nenhuma prova de que ele ria daquele jeito sem noção, mas é bem engraçado. Ele é bem simples, vulgar (no sentido mais amplo, não nobre). A reverência dele pro imperador é tão desajeitada, ele dá aquela risada tosca na cara do imperador.

Sabiam que Mel Gibson e Mick Jagger fizeram testes pro papel de Mozart?

Uma das minhas cenas preferidas é o Salieri vendo o Mozart e a noiva dele fazendo coisas e depois descobrindo que aquele safado é o grande gênio e compositor. "Aparência e talento não tem nada a ver" :clap:
Provavelmente o autor do post nunca vai ver meu comentário, mas, não era a noiva dele. Era a Maria Antonietta, futura rainha da França.
 
Realmente este filme é muito bom, apesar de historicamente ter muitas invencionices, como o caso do "assassinato" de Mozart. No entanto, como entretenimento e, logicamente, pela magnífica música do gênio de Salzburgo, vale muito a pena ver o filme.
 
Provavelmente o autor do post nunca vai ver meu comentário, mas, não era a noiva dele. Era a Maria Antonietta, futura rainha da França.

O que???
Tá viajando, Morfindel?? o_O

Realmente este filme é muito bom, apesar de historicamente ter muitas invencionices, como o caso do "assassinato" de Mozart. No entanto, como entretenimento e, logicamente, pela magnífica música do gênio de Salzburgo, vale muito a pena ver o filme.

Mas eu acho que a intenção não era fazer uma biografia do Mozart historicamente correta.
O filme foi mais em cima da relação de inveja e apreciação do Mozart pelo Salieri.
Salieri era medíocre mas apreciado pela corte, enquanto que Mozart era um chato arrogante e meio que sem noção do próprio talento, ninguém gostava muito dele e muito menos reconhecia seu trabalho.
Salieri não "assassinou" de fato o Mozart, mas acha que sim, uma vez que era o único que sabia apreciar e conhecer as qualidades e o talento fenomenal do Amadeus.

Isso fica explícito em uma das cenas mais lindas do cinema de todos os tempos.
Quando a esposa de Mozart, escondida do marido, vai pedir ajuda a Salieri (compositor da corte) e este, após ver parte da obra de Mozart, em toda sua beleza e magnificência não só se recusa a ajudá-lo como também declara "guerra" a Deus, a quem acusa de favorecer Mozart com o talento.

Só essa cena já vale o filme todo, com a gente "ouvindo" o que se passa na cabeça do Salieri conforme ele passa os olhos pelas partituras.
Adoro esse filme e essa cena. :amor:

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo