• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alunos evangélicos se recusam a ler obras como “Macunaíma” e “Casa Grande Senzala” [...]

Acho q definição de liberdade religiosa tá meio solta nesse contexto. Se os pais desses alunos evangélicos (ou os próprios alunos, tão dedicados q são) estivessem tão interessados assim em proteger suas delicadas crenças, deveriam ter pedido p escola (antes de entrar nela) uma lista de todos os livros q serão lidos e estudados ao longo de toda a vida escolar. Pq, né, se a preocupação c a fé é tão nobre assim, c certeza esse esforço valeria a pena.
 
E desconheço essas leis q protegem o trabalhador p não trabalhar em feriados não-católicos (q não deveriam existir, já q país eh laaaaaaaaaico, como lembrou a anica). Eu conheço um cara q eh judeu e nos feriados dele ele de fato não trabalha mas depois tem q pagar as horas. Ning faz isso nos feriados católicos né?
 
Mais preocupante são os islâmicos, sua população está aumentando muito, dominarão a Europa e depois a América, sem falar que eles são fanáticos ao ponto de matar as pessoas, é uma cultura do ódio, está escrito no Alcorão que devemos odiar católicos e judeus... Sem falar que em um jogo de futebol quando faziam 1 minuto de silêncio em respeito as vítimas do atentado na França, os turcos vaiaram ...

É claro que não são todos os islâmicos que são terroristas, mas eles são omissos quanto a essa atitude, e também são culpados, e se são islâmicos é porq concordam com o corão e concordam então em odiar católicos e judeus...
 
Mais preocupante são os islâmicos, sua população está aumentando muito, dominarão a Europa e depois a América, sem falar que eles são fanáticos ao ponto de matar as pessoas, é uma cultura do ódio, está escrito no Alcorão que devemos odiar católicos e judeus... Sem falar que em um jogo de futebol quando faziam 1 minuto de silêncio em respeito as vítimas do atentado na França, os turcos vaiaram ...

É claro que não são todos os islâmicos que são terroristas, mas eles são omissos quanto a essa atitude, e também são culpados, e se são islâmicos é porq concordam com o corão e concordam então em odiar católicos e judeus...

Cara, eu só confiaria nesse argumento de que o Corão propaga o ódio contra católico e judeus se ouvisse de alguém que realmente estudou e manja de islamismo. É o seu caso? Se não for, eu diria que sei comentário foi tão preconceituoso quanto o da Belle Vox sobre os crentes.

Me custa muito acreditar que existe uma religião que tem entre seus fundamentos o ódio contra outras religiões. Ainda mais uma religião tão antiga.
 
Cara, eu só confiaria nesse argumento de que o Corão propaga o ódio contra católico e judeus se ouvisse de alguém que realmente estudou e manja de islamismo. É o seu caso? Se não for, eu diria que sei comentário foi tão preconceituoso quanto o da Belle Vox sobre os crentes.

Me custa muito acreditar que existe uma religião que tem entre seus fundamentos o ódio contra outras religiões. Ainda mais uma religião tão antiga.

1- ter um diploma ou não , não faz a pessoa estar certa.
2- o islã não é uma religião antiga, o catolicismo é mais antigo, o hinduismo, o judaísmo etc... E ser antigo não quer dizer estar correto.
3-pelo seu argumento parece que vc é uma pessoa que acredita apenas naquilo que quer acreditar, então acho q não adianta argumentar. (só acho)

http://globoesporte.globo.com/blogs...o-em-homenagem-franca-em-jogo-na-turquia.htmlhttp://globoesporte.globo.com/blogs...o-em-homenagem-franca-em-jogo-na-turquia.html

https://www.youtube.com/watch?v=9s32POvuh5Y

4- Apenas leia o Alcorão, depois vc me fala....
 
Não torna a pessoa certa, mas certamente a torna mais qualificada para opinar do que alguém que não leu. Eu nunca li, mas já que você opina com tanta certeza, espero que tenha lido o Corão mais de uma vez.

Pelo meu argumento você deveria ter percebido que sou uma pessoa que acredita em bons argumentos, não em opiniões. Se a sua opinião tem base, apresente-a. Se não quiser apresentar suas bases, tranquilo, mas não venha me acusar de ser inflexível.
 
Cara, eu só confiaria nesse argumento de que o Corão propaga o ódio contra católico e judeus se ouvisse de alguém que realmente estudou e manja de islamismo. É o seu caso? Se não for, eu diria que sei comentário foi tão preconceituoso quanto o da Belle Vox sobre os crentes.

Me custa muito acreditar que existe uma religião que tem entre seus fundamentos o ódio contra outras religiões. Ainda mais uma religião tão antiga.

O Corão trata de cristãos e judeus como Povos do Livro, para quem a revelação de Alá/Javé/Deus já havia se expressado anteriormente. Uma das declarações do livro é que essas pessoas devem ser respeitadas justamente pelo culto delas derivar das ditas mesmas origens do Islã. Claro, assim como no Velho Testamento, encontram-se também justificativas no Corão para a perseguição e condenação de cultos diferentes - isso é algo que ninguém pode negar, embora eu sinta que sempre se ignora a relação religião-política do contexto histórico das obras. Tenho pra mim que essa crise fundamentalista do Islã com cristãos e judeus tá mais pro legado bélico originário da Idade Média e que parece que ninguém consegue superar que apenas pro embasamento dos livros - vide como é fácil "pescar" versículos/sunas pra justificar qualquer abuso e absurdo.
 
Última edição:
Não sou atéia e perto da sua vitimização humilde de viver sua vidinha sossegada, meu ego se tornou uma palida sombra, diante do brilho de santidade que voce exala. Poderia até concordar com algumas coisas que voce disse, mas seu xilique me impede. Volta ao mundo dos mortais e enxerga que voce tambem é responsável pelos monstros que sua religião cria. Eu não me eximo de nenhuma responsabilidade.
Eu não disse que você é atéia, disse que cansei de ser ofendida por "ateus com egos gigantes", ao contrário de você, não generalizei, deixei bem claro qual é o tipo de ateu que me faz sentir ofendida. Tenho amigos ateus e convivo muito bem com todos eles, pois eles tem uma coisa chamada respeito e tolerância religiosa.
Eu não sou responsável por nada que outros fazem. Volte você ao mundo real e culpe os reais responsáveis em vez de distribuir ódio a qualquer um. Não quis exalar nenhuma santidade, muito pelo contrário, eu erro todos os dias, erro muito e tenho consciência disso. Mas quando você faz tamanho discurso de ódio contra um grupo no qual eu me encaixo, é óbvio que vou me vitimizar, afinal se alguém deseja que eu seja exterminada da sociedade, acho, apenas acho, que eu me torno sim, vítima. Não dei nenhum xilique, só fiz mostrar o quão intolerante foi o seu discurso, se igualando a quem em nome de deus clama pela morte de homossexuais e outras minorias, e deixando isso muito claro nas suas respostas em sequência. Não nego nada do que já foi feito e ainda é, em nome do cristianismo, afinal não fui eu que fiz, que culpa eu tenho se alguns usam a religião para destilar seu ódio? Vamos matar todos os islâmicos por causa dos terroristas que deturpam a religião pra matar?
Sua opinião. Eu considero a Bancada Evangélica um perigo eminente. E eles me parecem muito bem organizados.
Eu e todos os crentes, como você parece gostar de chamar, com quem já falei durante a minha vida concordamos com você. E a bancada evangélica, não é evangélica, ela é homofóbica, racista, machista e extremista. Não é o povo cristão que os elege, pode ter certeza, são pessoas como você, que querem exterminar uma parcela da sociedade e fazem isso colocando esse tipo de gente no poder.

Odeio desviar tópicos, mas não vou ficar calada diante de tanta merda dita. Fiquem na paz, irmãozinhos.

--------------------------
On topic: Não sei onde que fazer um trabalho sobre algo e ler um livro afete tanto a fé de alguém. Alunos idiotas que perderam a oportunidade de tirar uma boa nota e provavelmente vão perder muitas outras oportunidades na vida, porque são frágeis demais.
 
On topic: Não sei onde que fazer um trabalho sobre algo e ler um livro afete tanto a fé de alguém. Alunos idiotas que perderam a oportunidade de tirar uma boa nota e provavelmente vão perder muitas outras oportunidades na vida, porque são frágeis demais.

Tramoia do Inimigo. :lol: Algumas denominações chegam a dizer que os fieis não devem ter TV ou mesmo contato com pessoas de outra denominação - sem contar a prática da desassociação. Fica fácil manipular, e isso é triste pois forma prosélitos em vez de religiosos conscientes.
 
Olha, eu cresci dentro da igreja e não foi fácil. Existe sim, um pensamento conservador que é passado e por muitas vezes me senti manipulada lá, mas aí generalizar e chamar de "câncer a ser extirpado" é um pouco demais. Tudo tem dois lados. Existem coisas e pessoas boas em todas as igrejas e os caras que estão aí na política não representam os ensinamentos de Jesus Cristo.
 
Bem... Eu acho que ninguém devia ser forçado a ler nada. Leitura forçada é a pior coisa que você pode fazer com a literatura. Mas aceitar que alguns alunos não leiam uma obra porque "vai contra a fé dela", e não permitir que outros não leiam outra obra simplesmente porque é "chato pra caralho", é uma grande incoerência.

Esses evangélicos estão tão fanáticos que estão até parecendo os seguidores do culto do Doom, no filme do Conan.
 
E, alem do mais, gostei da atitude deles, de simplesmente não se negarem a fazer o trabalho, mas terem apresentado um trabalho diferente, com o ponto de vista deles da situação. Só depois de negado, é que o protesto teve início. Isso não foi intolerância do professor de História?
Sei lá, acho que faltou diálogo nessa história.
Faltou bom senso, porque ler obras, opiniões e pontos de vista que diferem dos seus pensamentos, crenças ou seja o que for, não é ameaça ou ofensa, é apenas informação. Então em vez de se informarem e tentarem propor uma discussão do assunto dentro do trabalho, fizeram algo completamente diferente. O professor teve todo o direito de rejeitar um trabalho que não foi pedido, ou que não seguiu seus critérios.
O argumento de que uma leitura (ou qualquer outra forma de conteúdo) que seja contrária a sua crença religiosa precisa ser evitada é um tremendo ato ignorante. Nenhuma religião prega a ignorância, isso é uma escolha daqueles que possuem uma fé frágil, e esse tipo de religioso ignorante é que tende ao fanatismo.

Seria cômico se não fosse preocupante, ver quanta gente ignorante prega o ódio e fala merda enquanto age exatamente da mesma forma que o alvo de suas críticas. Pessoas como a Vox, o Feliciano, Malafaia, extremistas estúpidos de forma geral, são todos iguais, só possuem preconceitos opostos. E esses alunos não me parecem estar muito longe disso também.

Podem ficar com o tópico, mijem nas paredes para marcar território. Tô nem ai. Bye.:joinha:
E já se foi o pombo voador! ...digo, o disco enxadrista! ...digo
 
O Corão trata de cristãos e judeus como Povos do Livro, para quem a revelação de Alá/Javé/Deus já havia se expressado anteriormente. Uma das declarações do livro é que essas pessoas devem ser respeitadas justamente pelo culto delas derivar das ditas mesmas origens do Islã. Claro, assim como no Velho Testamento, encontram-se também justificativas no Corão para a perseguição e condenação de cultos diferentes - isso é algo que ninguém pode negar, embora eu sinta que sempre se ignora a relação religião-política do contexto histórico das obras. Tenho pra mim que essa crise fundamentalista do Islã com cristãos e judeus tá mais pro legado bélico originário da Idade Média e que parece que ninguém consegue superar que apenas pro embasamento dos livros - vide como é fácil "pescar" versículos/sunas pra justificar qualquer abuso e absurdo.
Falando em legado bélico medieval, foi justamente na Idade Média que os judeus, com leis absurdas contra eles em territórios cristãos, imigraram em massa para os territórios muçulmanos, já que a relação dos muçulmanos com os judeus eram MUITO mais tranquilas. A Cabala, inclusive, cresceu muito em território muçulmano.
Na Península Ibérica, muçulmanos comandaram cristãos e judeus por oito séculos. E só no fim da "Reconquista" os cristãos expulsaram completamente judeus e muçulmanos de Portugal e Espanha. Século XV, virada para o XVI. Com problemas inegáveis, as três religiões conviveram em razoável harmonia desde o século VIII até o final do XV. As Cruzadas no Oriente Médio não expressam toda a relação entre as religiões. E mesmo nas Cruzadas as relações eram bem mais complexas do que simplesmente guerra por ocupação territorial: os rivais muitas vezes chegam até a quase se admirarem.
Hoje em dia, no Irã ditatorial, os judeus têm 5% de cadeiras no parlamento: é o correspondente à população judaica no país. Sunitas também têm representação. Zoroatristas não são perseguidos. Aliás, as mulheres têm cargos mais importantes do que tinham no regime apoiado pelos EUA. Não sou eu que digo, é um professor meu que teve como tema de dissertação de mestrado a constituição iraniana atual.
----
Quanto à escola amazonense: estou com a Lovejoy. Se o professor pede alho, não é pra responder bugalho. E quanto à obrigatoriedade de se fazer um trabalho sobre algo que não crê, por que os ateus, candomblecistas e espíritas teriam que fazer um trabalho sobre cristianismo? Porque está no currículo, e está no currículo porque não se pode entender a História do Brasil, e a mundial, sem entender um pouco o cristianismo. E religiões afro brasileiras estão sim no currículo de História, tendo como ideia justamente entender nosso país e fomentar a tolerância religiosa.

---

Quanto a qualquer intolerância religiosa: façam-me o favor. Se desejam tanto assim o fim da intolerância, não sejam intolerantes. Sou professora de História, e tenho alguns alunos evangélicos que são os primeiros a exigir dos seus colegas que estudem antes de falar que religiões afro são do demônio. Alguns dos meus alunos evangélicos, inclusive, têm muito mais sanha de conhecimento sobre o Islamismo do que vi manifestado aqui. Não tenho religião, por dois simples motivos: amo todas, como escolher? E o outro: tenho vontade de me comprometer assim não. Compromissos: o mínimo possível, please.
 
Olha, eu cresci dentro da igreja e não foi fácil. Existe sim, um pensamento conservador que é passado e por muitas vezes me senti manipulada lá, mas aí generalizar e chamar de "câncer a ser extirpado" é um pouco demais. Tudo tem dois lados. Existem coisas e pessoas boas em todas as igrejas e os caras que estão aí na política não representam os ensinamentos de Jesus Cristo.

Realmente, existem pessoas boas em todas as igrejas e lugares
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo