1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Rei Thranduil

    Rei Thranduil Usuário

    Pessoal o que são de fato os Altos elfos, quais seus poderes mágicos. Quem foi ou ainda é o maior. No Silmarillion existem tantos fatos surpreendentes de vários desses seres de ordem superior (ex: fingolfin lutando contra próprio Melkor, Feanor lutando contra vários balrogs e chegando a derrotar alguns SOZINHO, Finrod lutando por canções de poder contra sauron. Enfim gostaria de saber um pouco mais sobre eles!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    É possível conferir aqui embaixo o grupo denominado "High Elves" (altos elfos), também chamados Calaquendi (elfos da luz) que vieram para Aman na época das duas árvores, Telperion e Larelin, representantes da força masculina e feminina*. No livro Silmarillion encontramos o seguinte esqueminha,

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    *
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    No Silmarillion, dos filhos de Eru, em habilidade e poder o maior, antes e depois, foi Fëanor (que não reencarnou, num caso parecido ao de sua mãe), embora antes disso, os que detinham maior influência sobre os objetivos dos elfos tenham sido os líderes de cada família.

    Todavia e apesar disso, conta-se no Silma que os resultados finais em disputas de poder não dependiam unicamente de força ou habilidade individual, e estavam atrelados a questões como destino, livre-arbitrio e também a vontade de Eru para o mundo. Em razão disso em Ëa um espírito menos poderoso pode desafiar e vencer um outro maior como fora o caso de Ëonwe (um maia) derrotando Melkor (um Vala). Por exemplo, Melkor era mais poderoso que Ulmo, mas em poder sobre o reino da água Ulmo superava Melkor.

    E aqui entra a palavra "magia" que é ouvida por Galadriel com estranheza porque a visão de Sam era apenas uma aproximação rude para descrever o que ele testemunhara da realidade do dom élfico para governar a natureza.

    Porque de acordo com Ilúvatar, os elfos são os moradores definitivos do mundo e se reserva a eles o destino de superar a todos os outros povos (homens e anões) em habilidades e talentos possuindo maior poder de submeter os elementos do mundo a sua própria vontade.

    Ou seja, a magia em Tolkien é apenas a habilidade de moldar áreas ocultas do mundo natural usando conhecimentos e acessos que estavam além do que era permitido aos homens e anões compreenderem. Isto em razão de serem estes povos residentes temporários, com veículos carnais (corpos) inferiores e mais frágeis, não recomendados para desafios tão grandes ou de longo prazo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Para mais dados existem outros tópicos super-recomendados na AT (área tolkien), se pintar um tempinho vale a pena dar uma busca por eles.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Esgaroth

    Esgaroth Porque fazer 1 filme? FAÇA 3

    Acho que Alto elfos é um outro nome para os Noldor. Galadriel era uma noldor, portanto, alta elfa.
     
  4. Rei Thranduil

    Rei Thranduil Usuário

    Excelente explicação!! Obrigado.
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  5. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    A resposta mais padrão seria que os alto-elfos, calaquendi ou elfos da luz são os elfos que viram a luz das Duas Árvores. Entre eles teríamos os vanyar, os falmari (teleri de aman) e os noldor, grande parte dos quais seriam posteriormente exilados. Inclui também Thingol, que foi embaixador dos teleri na época do convite de Oromë e viu a luz das árvores.

    Mas pelo que lembro há certa polêmica se para ser considerado calaquendi o sujeito tinha que ter efetivamente visto a luz das duas árvores, ou se poderia meramente pertencer a algum povoado que em dado momento tenha visto. Por exemplo, um vanya nascido na Segunda Era seria um calaquendi? Se o critério foi "ter visto a luz das Duas Árvores", não.

    Já o glossário de O Silmarillion diz:

    Eldar - According to Elvish legend the name Eldar 'People of the Stars' was given to all the Elves by the Vala Oromë (49). It came however to be used to refer only to the Elves of the Three Kindreds (Vanyar, Noldor, and Teleri) who set out on the great westward march from Cuiviénen (whether or not they remained in Middle-earth), and to exclude the Avari. The Elves of Aman, and all Elves who ever dwelt in Aman, were called the High Elves (Tareldar) and Elves of the Light (Calaquendi).​

    (só tenho o texto digitado em inglês, mas basta procurar "Eldar" no glossário)

    Esse trecho veio por sua vez de um glossário ligado aos textos do Athrabeth e está no History of Middle-Earth 10, é um texto relativamente tardio. Mas há certa estranheza no texto, já que a definição parece incluir até, por exemplo, um avar que eventualmente chegue em Aman na Quarta-Era, o que implicaria abandonar a definição "elfo que viu a luz das Árvres"... Isso fica mais claro quando ele separa os "Elves of Aman", isso é, os elfos que naturalmente são de Aman, dos "Elves who ever dwelt in Aman", isso é, elfos que estiveram em Aman, ainda que em dado momento se estabelecessem em outro local, o que incluiria aquele avar hipotético.

    Enfim, estranho... Para resolver essa estranheza, alguém poderia apontar que o texto do glossário diz respeito apenas ao cenário dos elfos da Primeira Era - mais especialmente, apenas a um cenário onde só há elfos saindo de Aman, mas não entrando. E assim "elves of Aman" seriam os elfos que chegaram e ficaram em Aman e "elves who ever dwelt in Aman" seriam os noldor exilados. De fato, assim o texto perderia toda a estranheza. Ainda que o texto esteja ligado ao Athrabeth, que gira em torno de lendas da Primeira Era e de um diálogo entre Finrod e Andreth que teria acontecido na Primeira Era, não posso deixar de pensar que interpretar assim desvirtue o texto como ele está escrito, afinal se trata de um texto de Tolkien em um glossário, como autor onisciente, que já tinha escrito O Senhor dos Anéis e já tinha claro na mente a existência de elfos que retornam à Aman entre a Segunda e Quarta Era.

    De qualquer forma, dentro do contexto das lendas da Terra-Média, todos alto-elfos são os elfos noldor exilados, que viram a luz das Duas Árvores, então a definição de que os alto-elfos são os elfos que viram a luz das Duas Árvores é uma definição boa na maioria dos contos de interesse. Mesmo os elfos que participaram da Guerra da Ira também são elfos que viram a luz das Duas Árvores... Exceto (tanto no caso dos elfos exilados quanto dos elfos da Guerra da Ira) se tivermos entre esses elfos alguns elfos jovens que não viram a luz das Duas Árvores. Para eles temos a definição do glossário, e conclui-se que todos vanyar seriam alto-elfos, independente de qualquer coisa, mas os descendentes dos exilados nascidos na Terra-Média não seriam (a menos que cheguem em Aman?!)...

    Esse texto acabou indo e voltando na linha de raciocínio sem ir para uma direção específica, mas enfim, o que eu concluiria é que:
    • Elfos nascidos antes da destruição das Duas Árvores: definição usual, ter ou não ter visto a luz das Duas Árvores.
    • Elfos nascidos após a destruição das Duas Árvores:
    • Nasceram em Aman e descendam de calaquendi: calaquendi.
    • Nasceram e ficaram de vez na Terra-Média: moriquendi.
    • Nasceram na Terra-Média mas chegaram a Aman (Celeborn, Celebrían, etc) e herdeiros desses elfos que eventualmente nasçam em Aman: esse caso é mais confuso, pelo que entendo diria que são moriquendi, embora me arrisque a contradizer a letra do autor no texto do glossário acima mencionado, pois ele diz que "all Elves who ever dwelt in Aman, were called the High Elves". Talvez...:
    • ... tenha sido alguma espécie de descuido na hora de Tolkien escrever a frase, esquecendo de elfos como Celeborn - há um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    por parte de Tolkien em relação a classificações desse mesmo tipo.
    • ...eu esteja sendo literal demais para interpretá-la, Tolkien pretendia pelo contexto dispensar esses elfos da análise (pois não estariam contados na 'Elvish legend'?).
    • .... devemos interpretar literalmente, a classificação é mesmo essa, e todos elfos que são integrados à Aman são contados entre os alto-elfos (e com o tempo a maioria dos elfos seriam alto-elfos?!)​
     
    Última edição: 30 Abr 2015
    • Ótimo Ótimo x 2

Compartilhar