• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alto-Reinado dos Elfos - De quem seria a Coroa???

Mas isso não era impedimento entre os Sindar de Doriath visto que Dior Eluchíl, um meio-elfo mortal se tornou rei de Doriath. É claro que o argumento de que os costumes dos Noldor poderiam ser diferentes dos dos Sindar, mas de novo, não existe indicação quanto a isso. Então devemos aceitar Elrond como um herdeiro legítimo.
 
Elfos caíram no meu conceito. Elrond era um elfo da Luz? ele já tinha ido pro oeste antes da quarta era? ele era desendente, pois acho que nasceu na TM.
GALADRIEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:
 
Não entendo pq tanta gente vê em Galadriel essa heroína toda. :|

Para mim ela era uma noldo ambiciosa, que foi a TM em busca de um reino só seu que pudesse dominar. Ela merece meu respeito somente a partir de resisitir ao Anel na Terceira Era quando a comitiva passa por suas terras.

Antes disso ela não é melhor do que nenhum dos outros Noldo que levados pela herança do Pulha maior fizeram tantas besteras na TM.
 
Mas é justamente essa audácia que a faz tão especial! Ela era uma mulher de fibra em uma sociedade um tanto machista e patriarcal! Ninguém disse que ela é melhor, só que alguns, inclusive o proprio Tolkien, tinham-na em alta cota em vista dos muitos feitos corajosos perpetrados por ela. Feitos que não eram menores que os de seus parentes.
 
Sim, e glorificaremos Hitler por sua ambição?

Não se trata de mera audácia, se trata de uma ambição comparada a que Sauron tinha pela ânsia de domínio.
 
Lordpas disse:
Sim, e glorificaremos Hitler por sua ambição?

Não se trata de mera audácia, se trata de uma ambição comparada a que Sauron tinha pela ânsia de domínio.

Mas Hitler cometeu infinitas maldades, ela não! É impossível comparar. :)
 
Claro, ela não era má mas já cometeu atos questionáveis como ter participado do fratricídio. Não existem muitas certezas quanto a se ela ativamente matou algum elfo ou ficou somente olhando a matança. De um jeito ou de outro as duas coisas são bem ruins.
 
é de uma forma ou de outra ela participou, pois tb não tomou um partido contra, na melhor das hipóteses ela foi omissa, o que não é nenhum mérito!!!
 
Ave, ave, ave!

Que mania de ficar comparando personagens tolkienianos com figuras históricas; com o Hitler então, eu já perdi a conta.

Nenhuma comparação dessa confere, não tem nada que ver uma coisa com outra.

Não há Alto-rei dos Noldor depois da Segunda Era simplesmente porque não há nenhum reino noldo. Dos Noldor, depois da Última Aliança, sobraram apenas uns gatos pingados aqui e ali. Se houvesse um reinado élfico noldorin, é bem provável, e crível, que fosse governado por Elrond. Ele era o descendente direto de Finwë, do sexo masculino, mais próximo e que habitava a Terra-média.

Os Noldor cometeram erros, mas pelo menos agiram. Segundo um antigo provérbio, "Quem decide pode errar, quem não decide já errou". Antes irem até lá e se arrebentarem inteiros do que fazerem como um Thingol da vida, que se enfiou no buraco dele com o rabo entre as pernas mesmo estando cercado de orcs por todos os lados, pavoneando-se no seu ilusório poder e governo sobre Beleriand, numa tentativa patética de tentar se posar como Rei de mais do que Doriath. Bem ditas as palavras de Maedhros na assembléia noldorin sobre a ilusão do poder de Thingol como Rei de Beleriand.
 
sua colocação está perfeita Fëaruin.
Thingol não era um sindar?
e se os homens que não eram tão sábios como es elfos tiveram rainhas governantes pq os noldor não poderiam ter?
 
Pq,na minha opiniao se uma lei foi feita ela era para ser cumprida mas se vc entao me pergunta pq eles formularam essa lei machista ai so os Noldor ou Tolkien vao te mostrar as razoes circunstanciais disso.
 
Peregrino disse:
é de uma forma ou de outra ela participou, pois tb não tomou um partido contra, na melhor das hipóteses ela foi omissa, o que não é nenhum mérito!!!
Ta certo que a simples presença da Galadriel entre os hostes dos Noldor durante o fratricídio é bastante ruim, mas ela é tão culpada no fratricídio quanto Fingolfin ,Finrod, Turgon, etc, todos os príncipes Noldorin que mais tarde se tornaram Altos Reis dos Noldor, o único problema de Galadriel era simplesmente ser mulher,em caso existisse reinado dos Noldor depois da Ultima Aliança provavelmente Elrond seria o rei,mas como Fearuin disse depois da batalha da Ultima Aliança restaram tão poucos Elfos dos Noldor que se refugiaram em Imladris e tomaram Elrond como Senhor.
 
Que mania de ficar comparando personagens tolkienianos com figuras históricas; com o Hitler então, eu já perdi a conta.

Fea eu não quiz compara-la a Hitler, foi apenas uma força de expressão.

O que queria dizer é que a audácia dela não era tão boa assim, e que sua ambição era tamanha quanto a de alguns nomes que causaram muitas desgraças ali na TM. E não gostaria de santificar nínguem que fosse tão ambicioso (inclusivo movido por isso) quanto Galadriel.


Então, eu sei que não procede a comparação, mas é pq eu não quiz faze-la de modo algum. :|

Quanto a questão os noldo agiram mal, mas "alguma coisa". O simples fto deles terem agido mal já os coloca em um patamar abaixo de qualquer outro reino élfico em meu conceito, não importando a justificativa que segue depois do "mas".
 
"Os fins justiicam os meios"

Não é um provérbio correto em 100% das vezes, mas creio que vale para essa situação. Pelo menos ao meu ver.

Os noldor em Aman, não teriam feito nada além de continuarem suas vidas lá, realizando obras aqui e ali, mas nada que efetivamente fizesse alguma diferença ou importãncia vital.

Os atos dos noldor podm ter acarretado em diversas desgraças, mas eles, como já disse o Fëaruin, ao menos fizeram muito mais do que os outros reinos élficos.
Quem arrisca fazer algo, sempre está sujeito à erros e fracassos, e foi o que aconteceu aos noldor.
Quem fica parado e não contribui em nada, não pode ser qualificado como superior à ninguém, pois não fazendo nada, além de estar cometendo negligência, também não está suscetível à outros erros (que não sejam o da própria negligência).
 
Bom, aí entramos em um conflito de opiniões.

Eu não acho que o "agir por agir" seja válido como uma coisa "boa" mesmo acarretando fatricídios e mortes e etceteras mais.

Eles arriscaram fazer algo movido por um impulso que julgo nocivo, negativo.

Enfim, a questão Noldo vai muito de conceitos pessoais, por isso eu nem me atrevo mais a discuti-la, afinal é meio impossível de chegar ao que é "certo" e ao que é "errado".
 
bom acho que estamos saindo um pouco do assunto do tópico, galadriel errou é claro por participar ou até mesmo de ser omissa no fraticídio de alqualonde mas mesmo assim ela não deixou de ser uma poderosa rainha dos noldor
 
Bom, sem querer ser mal educado, acho que estamos saindo um pouco do assunto do tópico, e concordo que eu mesmo falei sobre Galadriel aqui, mas o mais importante é saber de quem seria a coroa se houvesse um novo Alto-Reinado Noldo na terra média e não o que Galadriel fez ou deixou de fazer... se fui rude me perdoem...
 
Se houvesse um reinado élfico noldorin, é bem provável, e crível, que fosse governado por Elrond.
Mas, vc não acha que talvez ele pudesse não ser aceito por ser um meio-elfo? Afinal os Noldor já tinham um certo "preconceito" contra as mulheres em suas Leis de hereditariedade dinástica, não poderia de certo haver um preconceito contra a linhagem, digamos impura de Elrond.
Compreendo que ele era visto como um sábio, e líder na Terceira era, um verdadeiro senhor élfico, mas não era Rei, no caso de um a reinado Noldorin será que ele seria intitulado alto-rei? Não sei, pois apesar de haverem alguns poucos noldor ainda na TM na Terceira Era não sabemos qual é relação ditreta deles com Elrond, se era de subserviência, ou de igual para igual.
 
Lordpas disse:
Não entendo pq tanta gente vê em Galadriel essa heroína toda. :|

Para mim ela era uma noldo ambiciosa, que foi a TM em busca de um reino só seu que pudesse dominar. Ela merece meu respeito somente a partir de resisitir ao Anel na Terceira Era quando a comitiva passa por suas terras.

Antes disso ela não é melhor do que nenhum dos outros Noldo que levados pela herança do Pulha maior fizeram tantas besteras na TM.

Bom ponto, Lordpas. Esse nosso culto à Galadriel só dá para explicar vendo-se as frases com que os personagens se referem a ela no SdA. Ninguém nunca sabe direito, só lendo o SdA, porque ela merece tantos elogios, e ficamos no fim todos com a impressão de que se ela recebe tantos elogios dos personagens é porque ela deve ser mesmo especial. O Tolkien, de sua parte, tinha tanta adoração pela Galadriel (que ele associava com a Virgem Maria) que no seu último ano de vida, ao invés de trabalhar na conclusão do Silma, ele tentou aliviar a barra dela, escrevendo uma nova história em que a ida dela não teria qualquer relação com a rebelião dos Noldor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo