• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alto nivel no Brasileirao?

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Vivemos nos meados dos anos 2000 uma das piores fases do nosso campeonato brasileiro. Os bons jogadores nunca sobreviviam o campeonato inteiro e os destaques do 1o semestres sempre saiam no meio do ano para reforcar os times da europa.

Mas agora, com uma economia mais forte e uma arrecadacao maior dos clubes brasileiros tivemos a volta de grandes jogadores, a manutencao de alguns e podemos estar vendo a melhora do campeonato?

Na era dos pontos corridos, tivemos o melhor aproveitamento de 72,46% do Cruzeiro de 2003 e o pior o Flamengo de 2009 com 59%. Entre 2004 e 2008 tivemos aproveitamentos entre 64,29%(Corinthians de 2005) e 68,42% (Sao Paulo de 2006).

Atualmente temos 4 times com aproveitamento de campeoes (64,7% e acima) sendo o Corinthians com aproveitamento igual ao do Cruzeiro (72,5%).

Estamos agora nivelados por cima? Teremos esse ano o melhor e mais disputado campeonato brasileiro dos ultimos anos com nao 1 ou 2 times disputando o titulo mas 4 com campanha para tal?
 
Nos 2 anos anteriores já tivemos 3 ou 4 disputando o titulo até as 2 ultimas rodadas. E até mais times faltando mais rodadas.

Não sei se é o melhor campeonato, mas gradativamente vem melhorando com o passar dos anos em termos de organização dos clubes. Lembro que já tivemos período com 3 dos 4 atacantes que tinham ido pra copa anterior, e depois 1 semestre com todos os 4 quando o Robinho ficou no Santos.
Pra mim, deve atingir um ápice em 2013/2014 quando muitos bons jogadores irão apostar todas as suas fichas em voltar pra cá pra ir pra copa. Quem sabe talvez até o Kaka que está em baixa hoje e volte como o Ronaldinho. Além do próprio Ronaldinho se ele aguentar jogar em bom nivel até lá. O Robinho ainda também deve sonhar em jogar 2014.

O campeonato deste ano eu to achando que tá se definindo muito cedo. Tem 4 times próximos e os demais sem demonstrar força pra alcançar. E desses 4, temos que ver se todos terão folego. Talvez cheguemos próximo do fim com 2 times disputando apenas como em anos anteriores.
 
Eu acho que vai nivelar e haverá uma briga maior, acho que Corinthians e Flamengo vai diminuir seu aproveitamento e outras equipes podem melhorar. Ainda acho que o título saia dai (acho que o Tite não dura muito), mas não vejo como o São Paulo com o Adílson, que afunda todos os times que dirije, pode ser campeão ou até mesmo pegar vaga na libertadores.

Aliás as vagas na libertadores ainda estão em aberto. O Botafogo é bom time mas não é grande coisa e se o Vasco seguir ganhando, abre mais uma vaga. O São Paulo já falei várias vezes, o Adílson não dá. O Palmeiras é muito limitado.

Mas o nível é alto sim. É só ver times como o Bahia, que tem Carlos Alberto, Ricardinho, Jóbson...
 
Comparado ao primeiro ano do do século pode-se dizer que por jogadores de renome é o nivel mais alto dos ultimos 10 anos.

Mas ainda falta termos grandes times como um todo pra voltarmos a ter uma competitividade de nivel bem mais elevado como foi no final dos anos 90 em que tivemos Vasco, Palmeiras e Corinthians com times fortes que marcaram e disputando a grande maioroa das finais nacionais e internacionais mais importantes daquele momento.
 
O nível está bom, mas não diria o ideal ainda. Acredito que em 2013 e 2014 o nível aumente mais, muito por causa da Copa.

O campeonato está equilibrado em elencos também. É difícil encontrar isso em outros campeonatos pelo mundo. Até a Série B está com um nível bom comparado a anos anteriores.
 
Acho que ainda estamos num processo oscilatório, mas sempre tendendo para a melhoria.

Tinhamos no inicio do século um campeonato em que o grande santos do robinho foi vice do Cruzeiro e vice da libertadores. Mas antes tivemos aqueles campeonatos estranhos com final entre atletico PR e são caetano. Passamos por um período em que o São Paulo tinha um time muito bem montado pelo Muriçoca e os adversários eram fracos. Nos ultimos anos deu uma melhorada novamente.


A série B de fato melhorou MUITO. O nivel geral desde que os grandes passaram a cair e a serie B passou a ter mais visibilidade de fato aumentou bastante em comparação com a primeira metade do século.
 
Acho que é o de mais alto nível dos pontos Corridos.

Mas nada comparado aos times da década de 90, 80, 70 ou 60.
 
Eu estou muito empolgado com as edições do Brasileirão desde 2009, especialmente esta primeira, onde na última rodada 4 times disputavam o título, dois disputavam a última vaga na Libertadores e quatro lutavam para fugir de duas vagas para a Série B, com destaque para o épico Botafogo 3 x 2 Palmeiras, em que quem perdesse se fudia (como o Palmeiras se fudeu realmente) e empate os dois se ferrariam!

Acho que este ano tem tudo para ser semelhante a 2009. Acho que a probabilidade do campeão sair do grupo formado por Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco é grande, mas acho precipitado descartar Botafogo, Palmeiras, Internacional e Fluminense. Sem contar que os times do meio da tabela vem fazendo jogos muito bons e roubando pontos dos demais, especialmente Ceará e Coritiba. Por enquanto coloco de fora Santos e Cruzeiro por estarem oscilando demais, mas são dois times muito bons também e tem chance de ser recuperarem, especialmente o Alvinegro de Vila Belmiro por ter dois jogos a cumprir.

Na parte de baixo, Avaí e América estão se tornando cativos do fundo, e não me surpreenderia se a situação de 2009 se repetisse, com 4 times fugindo de 2 vagas. Se é complicado pensar no campeão, rebaixados então...
 
FUSA, em outros anos ja tivemos 3 ou 4 times disputando mas não com um aproveitamento desses. Em 2009 por exemplo foi nivelado, mas por baixo. Tivemos Gremio, Palmeiras, Atlético e São Paulo perdendo o campeonato que caiu no Flamengo, merecido, mas de pior desemplenho da historia de pontos corridos.

Não é só o fato de termos 4 times disputando, mas 4 times com alto desempenho.
 
Mas não é só o aproveitamento que define a qualidade.
O campeonato escoces é disputado com 2 times ficando com aproveitamentos perto de 80% e nem por isso é de alto nivel. O russo também sempre fica entre aqueles mesmos 4 disparados dos demais e não é de alto nivel.
Se você tem muitos bons times, a probabilidade de haver distribuição mais homogenea de pontos aumenta e o de ter um time com 70% de aproveitamento naturalmente cai.

Tem que analisar time a time, elenco a elenco pra definir cada campeonato e ver se tinha mais qualidade ou menos.

Um Botafogo e Palmeiras estariam em posições boas em outros anos.
Esse corinthians é tão bom quanto o que foi campeão em 2005, que tinha Ronaldo em 2009 ou do ano passado?
Eu não saberia dizer.
 
Última edição:
Mais um motivo pra qdo vc tem 4 times com ótimo rendimento ( e não 2 como na escócia q vc citou) de q temos um bom nivel de vários times. Sem contar times em posições intermediarias como Palmeiras, Botafogo, Inter e Fluminense que podem chegar e o Santos que se quiser se acerta.

Eu acho q outra coisa que mostra o nivel é o número de convocáveis jogando no Brasil

Hoje temos Jeferson, Victor, Dedé, Ronaldinho, Ganso, Neymar, Lucas, Ralf, Elano, Fred e Leandro Damião de convocáveis pra seleção jogando no Brasil, mais Oscar q já foi convocado e Casemiro que logo logo será.

Há qtos anos não tinhamos 11 convocáveis jogando no Brasil?
 
Última edição:
Então. Mas a analise tem que ser nos times, não no rendimento. O rendimento pode mascarar muita coisa.

O Atletico MG que foi bem em 2009, hoje está na zona de rebaixamento. Elencos similares ao meu ver. Isso diria que 2009 foi mais facil que 2011.
Em contrapartida o Botafogo e Fluminese que brigaram pra não cair em 2009 hoje estão no topo.
O Flu de 2009, que seria campeão no ano seguinte, é inferior ao desse ano? Mesmo com a perda do Conca?
Isso indicaria que 2011 está abaixo de 2009?
 
Os lideres decairam em aproveitamento.
O Flamengo que tava há mais de 20 jogos sem perder já está ha 3 sem ganhar. :dente:

Mas o curioso que eu não tinha visto é que o pessoal da zona do rebaixamento é os com pior campanha dos pontos corridos desde que passou ater 20 clubes.
Está uma polarização nas 2 pontas.
Só é uma pena que o Atletico GO escapuliu um pouco dessa zona.
 
Os lideres decairam em aproveitamento.
O Flamengo que tava há mais de 20 jogos sem perder já está ha 3 sem ganhar. :dente:

Mas o curioso que eu não tinha visto é que o pessoal da zona do rebaixamento é os com pior campanha dos pontos corridos desde que passou ater 20 clubes.
Está uma polarização nas 2 pontas.
Só é uma pena que o Atletico GO escapuliu um pouco dessa zona.

Com exceção do América né :mrgreen:
 
É, pode ser o que o Radagast comentou. A volta de grandes elencos no Rio ajudaram o campeonato em si. Daí temos mais clubes brigando por título, e uma disputa maior no campeonato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo