• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alterando seu Registro MX no Registro.br para e-mail do Google Apps

Oi gente.

Seguinte, passei o maior sufoco tentando descobrir, há 3 meses porque o maldito e-mail tinha parado de funcionar sem mais nem menos [não recebia, nem enviava!].

Agora que descobri quero compartilhar essa informação, simplesmente porque foi um custo pra descobrir... e caso alguém tenha problema semelhante, por que não facilitar, né?

É o seguinte: tem um site da minha empresa com domínio próprio e que tinha um e-mail do Google Apps [contato @ minhaempresa.com.br]. E ele parou de funcionar sem mais nem menos.
Antes, era um web designer que cuidava dessas coisas para mim... Depois que dispensei os serviços dele quase pirei quando apareceram os problemas, como o e-mail que não funciona.

Depois de muito fuçar no Painel de Controle do Google Apps sem sucesso, resolvi, pela milésima vez, fazer um teste pra ver se tinha voltado ao normal.
Mandei do meu e-mail pessoal uma mensagem para o contato @ minhaempresa.com.br
Como era de esperar, o e-mail voltou na minha caixa de spam do e-mail pessoal.
Dessa vez parei para prestar a atenção no que a mensagem dizia [costumo ignorar :roll:]: não há registro MX ou A para minhaempresa.com.br

Aí fiquei encucada: o que seria registro MX?
Fuça daqui, fuça dali... pesquisa e milhares de sites... descobri que é uma configuração para o recebimento de e-mail que se altera no mesmo painel em que se configura o DNS / CNAME.
Acontece que o meu registro foi feito no Registro.br... e eu não achava em lugar nenhum a maneira correta de se alterar isso no Registro.br. As instruções de outros servidores não serviam, cada uma é peculiar.
O tutorial padrão da ajuda do Google Apps também não resolveu.

Até que depois de algumas horas, achei um blog com instruções específicas para contas no Registro.br e finalmente a coisa funcionou.

Então, aqui vai como fazer para alterar o Registro MX se você tem e-mail no Google Apps e conta no Registro.br:

  • Entre na sua conta do Registro.br
  • Vá onde está escrito "Técnico" e o seu domínio
  • Clique em "editar DNS".
  • Clique em "+ Record" 5x
  • Preencha da seguinte forma:

deixe o campo "nome" em branco
selecione a opção "MX" no menu suspenso
no quadro menor coloque os valores de prioridade e no quadro maior coloque os dados a seguir:

valor de prioridade: 0 Dados: aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 10 Dados: alt1.aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 10 Dados: alt2.aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 20 Dados: aspmx2.googlemail.com
valor de prioridade: 20 Dados: aspmx3.googlemail.com

o e-mail voltou a funcionar imediatamente!

Mais informações em: http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/como-migrar-seu-antigo-dns-para-o.html
 
O texto é bem direcionado a um objetivo específico, mas até agora eu não havia reparado na parte mais importante: o Registro.br agora tem seus próprios servidores DNS.

Fui dar uma investigada e recomendo cuidado a quem quiser usá-los. Só os tipos de registros mais básicos estão disponíveis (A, AAAA, MX e TXT). Problemas em potencial:
  • Não há registro tipo PTR. Problemas para quem roda um servidor Jabber e coisas afins;
  • Não há registro tipo SPF. Dá para usar um TXT para isso, mas esta é só uma estrategia de compatibilidade criada para permitir a implantação do SPF antes que os servidores DNS suportassem o campo próprio. E isso existe há anos;
  • Não dá para criar registros com "_" no nome. Não é um problema para os domínios ("_" não é válido como nome de domínio), mas impede totalmente o uso de DomainKeys para assinatura de emails. Esse padrão exige uma entrada no formato xxxx._domainkey.seu-dominio.org e, sem isso, emails legítimos enviados a partir de um desses domínios podem ser marcados como spam;
  • Não há registros para o DNSSEC (DNSKEY, NSEC, RRSIG, ...). Isso impede que o usuário configure suas próprias chaves mas, em compensação, o servidor cria as chaves assina todos os registros automaticamente (ei, isso é legal para popularizar o protocolo!);
  • Editar os registros pela interface deles é uma chatice! Sério, eu queria poder editar minha zona com um campo de texto comum, como se fosse o arquivo de configuração do BIND. É muito mais prático e flexível, poderia ser opção avançada da opção avançada :)

Fora esses problemas (que espero que resolvam logo, para eu poder usar esses servidores), a parte boa é o suporte amplo a DNSSEC e IPv6.


Nota: Se isso soou como grego para alguém, desculpe-me. Mas como esse post vai em resposta a um sobre configuração de DNS, acho que ninguém vai reclamar :D
 
Olá dermeister

Agradeço os esclarecimentos. Sim, é bem direcionado mesmo, porque quando eu precisei de um texto direcionado sobre isso pra me ajudar não achei... Então quando consegui resolver imaginei que seria interessante publicar, pois pode haver mais gente "meio leiga" como eu com o mesmo problema por aí.

Realmente soou grego pra mim :lol:

Mesmo assim agradeço os esclarecimentos!
No meu caso, creio que não faz diferença porque é um site bem básico e simples... nada sofisticado.
 
Grande dermeister

Encontrei este post pesquisando sobre o novo DNS do registro.br (nem tao novo assim). Este post é de 2011.

Já quebrei tanto a cabeça que o que vc escreveu "em grego" eu até entendi um pouquinho.

Pelo visto seu conhecimento é grande nesta área, veja se você consegue me ajudar. Algum tempo atrás comecei a usar o Google Apps (email no google mas com o meu domínio .com.br. Segui as instruções do google e o e-mail ficou perfeito. Acabaram todos os spans que eu recebia. Ficou muito bom mesmo.

Mas ai veio o problema. O meu site esta hospedado num outro provedor que só me disponibiliza o dns "antigo", algo como ns1.provedor.com.br e com o novo dns ele só me permite entrar com o IP diretamente. Entrei em contato com o provedor e eles me informaram dois IPs para fazer o registro. Criei então duas entradas do tipo A uma para cada ip.

Mas o site continua não respondendo. quando digito o meu dominio num navegador ele diz que a pagina não existe.
Mas quando eu dou um ping www.meudominio.com.br ele encontra e responde com o IP que me foi fornecido pelo provedor. Ou seja, o dns aparentemente esta apontando para o ip correto.

Sabe o que eu posso estar fazendo errado? Se precisar de mais detalhes é só pedir. Muito obrigado.
 
Apesar do dermeister não ter sequer respondido, nem pra dizer que não sabia a resposta, consegui resolver o problema e vou postar aqui a solução, porque certamente poderá ajudar outros.

O que estava acontecendo é que os provedores ainda não sabem direito usar o DNS autoritativo do registro.br.

Meu provedor me informou os dois IPS do dns deles e cadastrei dois registros A, um para cada IP fornecido. Por algum motivo, o registro.br usou o DNS secundário como padrao, e justamente este secundário não estava respondendo direito no meu provedor.

A solução foi remover o registro A com o IP do dns secundário, e deixar apenas o principal. Ai tudo funcionou.

Vou deixar assim por alguns dias, e depois incluo novamente outro registro A com o IP secundário pra ver se continua ok.

Boa sorte a todos.
 
Elriowiel Aranel, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito obrigado pela ajuda! Estou ha dias tentando solucionar o problema do meu e-mail.... Meu domínio estava em um servidor e troquei para outro, porém este outro não tinhas as configurações do MX direcionadas para o Google.... Apenas para esclarecer para quem tiver problemas como este, no Registro.br não dá para fazer as inclusões do MX... tive que pedir para a empresa atual que está com o meu domínio registrado, pois eles sim é que tem acesso... pode ser que isto tenha mudado desde quando vocês postou este tópico.
Muito obrigado.
Elton
 
Muito obrigado!
Resolveu imediatamente.
Admiro demais pessoas como você que dedicam tempo de vida para colaborar em resolver problemas enfrentados por outras pessoas.
Parabéns!
Muito obrigado!
 
Muito obrigado!
Resolveu imediatamente.
Admiro demais pessoas como você que dedicam tempo de vida para colaborar em resolver problemas enfrentados por outras pessoas.
Parabéns!
Muito obrigado!

Que bom que isso te ajudou Adriano.

Faz tanto tempo que não mexo nessas configurações... achava até que já tivessem mudado o sistema. Ainda bem que continua sendo útil ;)
 
Que bom que isso te ajudou Adriano.

Faz tanto tempo que não mexo nessas configurações... achava até que já tivessem mudado o sistema. Ainda bem que continua sendo útil ;)

Tomei a liberdade de colocar no topo do tópico as tags relacionadas, pois com o reforço das mesmas na indexação, favorece ainda mais o tópico ser encontrado e continuar sendo útil.

PS: Não sei se é apenas impressão minha, mas os tópicos que considero mais úteis lidos aqui na Valinor, incluindo esse são do ano de 2011.
 
Depois de 7 horas tentando fazer o email voltar a funcionar, encontrei esse forum e consegui, deu certo!
Meu muito obrigada!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo