Elriowiel Aranel
Usuário
Oi gente.
Seguinte, passei o maior sufoco tentando descobrir, há 3 meses porque o maldito e-mail tinha parado de funcionar sem mais nem menos [não recebia, nem enviava!].
Agora que descobri quero compartilhar essa informação, simplesmente porque foi um custo pra descobrir... e caso alguém tenha problema semelhante, por que não facilitar, né?
É o seguinte: tem um site da minha empresa com domínio próprio e que tinha um e-mail do Google Apps [contato @ minhaempresa.com.br]. E ele parou de funcionar sem mais nem menos.
Antes, era um web designer que cuidava dessas coisas para mim... Depois que dispensei os serviços dele quase pirei quando apareceram os problemas, como o e-mail que não funciona.
Depois de muito fuçar no Painel de Controle do Google Apps sem sucesso, resolvi, pela milésima vez, fazer um teste pra ver se tinha voltado ao normal.
Mandei do meu e-mail pessoal uma mensagem para o contato @ minhaempresa.com.br
Como era de esperar, o e-mail voltou na minha caixa de spam do e-mail pessoal.
Dessa vez parei para prestar a atenção no que a mensagem dizia [costumo ignorar ]: não há registro MX ou A para minhaempresa.com.br
Aí fiquei encucada: o que seria registro MX?
Fuça daqui, fuça dali... pesquisa e milhares de sites... descobri que é uma configuração para o recebimento de e-mail que se altera no mesmo painel em que se configura o DNS / CNAME.
Acontece que o meu registro foi feito no Registro.br... e eu não achava em lugar nenhum a maneira correta de se alterar isso no Registro.br. As instruções de outros servidores não serviam, cada uma é peculiar.
O tutorial padrão da ajuda do Google Apps também não resolveu.
Até que depois de algumas horas, achei um blog com instruções específicas para contas no Registro.br e finalmente a coisa funcionou.
Então, aqui vai como fazer para alterar o Registro MX se você tem e-mail no Google Apps e conta no Registro.br:
deixe o campo "nome" em branco
selecione a opção "MX" no menu suspenso
no quadro menor coloque os valores de prioridade e no quadro maior coloque os dados a seguir:
valor de prioridade: 0 Dados: aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 10 Dados: alt1.aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 10 Dados: alt2.aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 20 Dados: aspmx2.googlemail.com
valor de prioridade: 20 Dados: aspmx3.googlemail.com
o e-mail voltou a funcionar imediatamente!
Mais informações em: http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/como-migrar-seu-antigo-dns-para-o.html
Seguinte, passei o maior sufoco tentando descobrir, há 3 meses porque o maldito e-mail tinha parado de funcionar sem mais nem menos [não recebia, nem enviava!].
Agora que descobri quero compartilhar essa informação, simplesmente porque foi um custo pra descobrir... e caso alguém tenha problema semelhante, por que não facilitar, né?
É o seguinte: tem um site da minha empresa com domínio próprio e que tinha um e-mail do Google Apps [contato @ minhaempresa.com.br]. E ele parou de funcionar sem mais nem menos.
Antes, era um web designer que cuidava dessas coisas para mim... Depois que dispensei os serviços dele quase pirei quando apareceram os problemas, como o e-mail que não funciona.
Depois de muito fuçar no Painel de Controle do Google Apps sem sucesso, resolvi, pela milésima vez, fazer um teste pra ver se tinha voltado ao normal.
Mandei do meu e-mail pessoal uma mensagem para o contato @ minhaempresa.com.br
Como era de esperar, o e-mail voltou na minha caixa de spam do e-mail pessoal.
Dessa vez parei para prestar a atenção no que a mensagem dizia [costumo ignorar ]: não há registro MX ou A para minhaempresa.com.br
Aí fiquei encucada: o que seria registro MX?
Fuça daqui, fuça dali... pesquisa e milhares de sites... descobri que é uma configuração para o recebimento de e-mail que se altera no mesmo painel em que se configura o DNS / CNAME.
Acontece que o meu registro foi feito no Registro.br... e eu não achava em lugar nenhum a maneira correta de se alterar isso no Registro.br. As instruções de outros servidores não serviam, cada uma é peculiar.
O tutorial padrão da ajuda do Google Apps também não resolveu.
Até que depois de algumas horas, achei um blog com instruções específicas para contas no Registro.br e finalmente a coisa funcionou.
Então, aqui vai como fazer para alterar o Registro MX se você tem e-mail no Google Apps e conta no Registro.br:
- Entre na sua conta do Registro.br
- Vá onde está escrito "Técnico" e o seu domínio
- Clique em "editar DNS".
- Clique em "+ Record" 5x
- Preencha da seguinte forma:
deixe o campo "nome" em branco
selecione a opção "MX" no menu suspenso
no quadro menor coloque os valores de prioridade e no quadro maior coloque os dados a seguir:
valor de prioridade: 0 Dados: aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 10 Dados: alt1.aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 10 Dados: alt2.aspmx.l.google.com
valor de prioridade: 20 Dados: aspmx2.googlemail.com
valor de prioridade: 20 Dados: aspmx3.googlemail.com
o e-mail voltou a funcionar imediatamente!
Mais informações em: http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/como-migrar-seu-antigo-dns-para-o.html