• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Almas élficas e o Pântano dos Mortos

Em lugar algum está escrito que essa batalha a que Gollum se refere tenha sido de fato a batalha da Última Aliança. Até porque, se fosse, ele teria de ter por volta de 3000 anos na época da Guerra do Anel.

Acho provável que os mortos fossem, sim, avari que moravam na região e que tiveram seu território conquistado por Sauron, que o contaminou e transformou num pântano e, talvez com suas artes, talvez não, ali prendeu as almas dos avari de modo a iludir os transeuntes


Bem, acho que tem que ser levado em consideração que essa batalha foi contada a gollum qdo ele era jovem, antes de o anel chegar, em nenhum momento que ele estava vivo na epoca dela.
Uma batalha dessa deve ter se tornado uma lenda pra povos como o de gollum, contada de pai pra filho....
Esses mortos eram sim, membros dos exercitos humanos, elficos e de orcs que lutaram na ultima aliança...
Acredito que por arte da sauron, imagens deles, apenas sombras do qur foram, ficaram no pantano, como segurança contra qualquer exercito que queira ir por lá....
 
Pois é, justamente por Gollum ter ouvido a respeito da batalha cerca de 2.500 anos depois de ela ocorrer, e da boca de pessoas cujos antepassados sequer participaram dela (afinal, Gollum era um dos Grados, um hobbit), já confere um caráter de pouca credibilidade ao relato.

Não que a batalha não tenha ocorrido, claro, pois foi de fato a batalha realizada em Dagorlad na Guerra da Última Aliança, mas os milênios de relatos sendo passados de boca a boca certamente acrescentaram inúmeras modificações aos próprios fatos, e sem dúvida o terror que a região causava conforme os pântanos foram ficando cada vez maiores ajudou na inclusão de um fator "sobrenatural" que não necessariamente existia ali.

A terra era corrompida por Sauron, claro, mas realmente assombrada? Improvável.
 
Como eu disse Tilion, eram apenas sombras de guerreiros a muito mortos, que devido a artes de sauron ainda estavam lá, não como assombrações, mas sim como sombras, imagens simples que por artes maleficas assustam os vivos, causando medo e fazendo com que se percam nas poças reais do pantano.
 
O alcance da aplicação de mágica a artefatos é algo que os livros infelizmente não mostram. Mas é possível distinguir que alguns artefatos tinham alcance maior que outros. As palantiri, artefatos de monitoramento, tinham alcance global, a espada de Bilbo possuía alcance de detecção de vários metros e o anel de Galadriel cobria uma região equivalente a um município de tamanho grande. Dadas as diferenças de alcance fico pensando que alguns artefatos poderiam mudar condições físicas por possuírem mais de uma propriedade.

Considero a teoria de que era uma faca de dois gumes aplicar magia de proteção para objetos como armas pois elas podiam agir de forma descontrolada. Um encanto de proteção provavelmente permanecia ativo no objeto ou arma depois que o dono morria. É possível que sem controle a magia podia ficar orbitando o local. Esse efeito seria mais pronunciado se houvesse uma ligação muito forte entre o possuidor e o possuído e o objeto ficava viciado (como o Um anel). Os pântanos eram locais viciados pela mágica e pelas pessoas.
 
concordo com muito do que vc disse, muito logico e lucido, porem nao explica o fato de que orcs não tinham magia nenhuma, nem mesmo em suas armas. Será que a magia elfica ou numenoriana passaria do dona da arma, e ainda iria interagir com orcs, seres os quais elas tinha magia pra destruir?
 
Eu fico imaginando que se as terras de Eregion sentiam saudades dos Elfos é possível que as terras dos pântanos odiassem os Orcs (provavelmente todas as terras os odiavam) e talvez essa fosse uma das máculas que eles provocavam nas terras. Os elfos de Lorien disseram que quando os Orcs atravessaram o rio deles eles o estavam corrompendo em sua passagem. No lugar aonde morriam Orcs devia acumular ódio e escuridão (Sauron jogava magias do escuro neles para que seu terror aumentasse). O ódio das espadas élficas + ódio das paisagens + ódio da magia de Sauron sobre os Orcs eram fatores que deixavam as terras bem perturbadas depois dos embates. Isso devia atrair muitos seres malignos independentes que vinham atrás dessas emoções.
 
concordo com muito do que vc disse, muito logico e lucido, porem nao explica o fato de que orcs não tinham magia nenhuma, nem mesmo em suas armas. Será que a magia elfica ou numenoriana passaria do dona da arma, e ainda iria interagir com orcs, seres os quais elas tinha magia pra destruir?


Provavelmente não, a arma precisa da força do portador para ter algum efeito, especialmente as armas que eram levadas por aqueles que eram em essencia bons e puros, não se ouve falar das espadas dos nobres que agiam na mão de que não era nobre. A única do qual se tem notícia e que possuia uma certa magia por si só, sem depender do portador, era a Anglachel, que de uma certa forma agia além do poder de Turin e se manifestava através dele. Tanto que ela matava seus posteriores portadores.
Mas, eu penso que os orcs foram criados por uma magia negra e muito forte, mais forte que Sauron, e isso deve deixar algum residuo no espirito, o que acaba sendo transferido para a arma. Uma alma escura deixaria alguma sequela na arma, mesmo não interagindo com ele...ainda mais se usada por muito tempo.
 
Acho que discordo um pouco dessa interpretação, porque não falamos ainda em polaridades.
Certos elementos interagem entre si, mas os opostos se neutralizam, as armas encantadas não deixam resíduos, elas atacam o corpo (às vezes a alma, quando acrescenta horror) e seu poder aumenta os danos físicos, mas quando os inimigos são protegidos por outras forças mágicas, ocorrem reações mágicas, parecidas com as químicas e esses elementos mágicos se confrontam.

Talvez eu esteja errado, mas a magia das armas e armaduras se dissipa voltando para a natureza. Afinal magia é nada mais do que esses elementos naturais sendo controlados por seres vivos. E não sei porque o temor em chaamr elfos de feiticeiros, era assim que Galadriel era considerada pelos rohirrim, mais por ignorância, claro.

Feitiçaria, magia, bruxaria, é a mesma coisa, os elfos são muito mais proficentes nelas que nós, mas também usamos. Não porque achar que a magia élfica é mais gloriosa ou sagrada que um feitiço usado por homens, e qualquer que use é um bruxo. Pura semântica...
 
Começo a entender porque os elfos eram considerados seres entre os dois mundos. Gimli diz em SdA sobre Galadriel que as lembranças podem ser tão reais para eles como a própria realidade e as memórias deles não se apagavam como nossas emoções. Se eles possuíssem um sentimento de amor ele estaria sempre fresco em seus corações, diferente dos homens cujas lembranças fugiam do coração e da mente. De maneira que Galadriel não sabia do que Sam falava quando ele dizia "magia". Para eles a magia era tão cotidiana que se banalizava e aplicavam-na como qualquer traço de personalidade que os homens aplicam. Ou como beber um copo de água.

A rainha de Lorien mal sabia da diferença entre magia e não magia quando se entrava no assunto. Provavelmente só os Valar e os elfos sabiam usá-la com esse nível e aqui vemos que os homens ganharam uma perspectiva nova ao perderem uma habilidade. O que me faz acreditar muito que existiam dezenas de artefatos mágicos, mas que os elfos os desconsideravam por serem só algo rotineiro. Como eram os elfos que guardavam as histórias do mundo naquela época muitas armas e artefatos mágicos se perderam nas histórias, como o Um Anel se perdeu por um tempo, ou como as armas das colinas dos túmulos ficaram jogadas pelos campos. Nesse caso eu imagino que seria possível influência de armas abandonadas e também tenho dúvidas se elas realmente não deixavam resíduos. Penso que os efeitos de uma magia se dispersavam sob várias formas e nem todas elas estavam mapeadas nos livros.:think:
 
Muito pouco é dito, mas em se tratando bana lização da magia, creio que artefatos mágicos não fossem importantes. Eram apenas objetos tocados pelos Valar e/ou pelos elfos, imbuídos de sua arte, feitiços.
Mas a magia não existe por causa de artefatos, além fde sabermos que a magia nada mais é do que a união com o mundo, com Arda.
E os elfos eram parte de Arda, filhos do mundo, os Primogênitos, de modo que a magia era a própria realização de seu ser, instintivo como respirar...

Além do fato de as fronteiras entre as realidades, tipo material e espiritual, pareciam não existir para os eldar...
 
Falar em artefatos mágicos nas obras de Tolkien é anular uma pouco da essencia daquilo que o velho considerava como sendo mágia. Para ele todos os objetos que eram tidos como mágico, eram assim pois era uma manifestação de quem o criava, de quem o utilizava. As Sillmarills, por exemplo, eram objetos, mas em sua excência elas carregavam parte dos poderes de Fëanor e um fragmento de luz, contido no orvalho, de Telperion e Laurelin e também estavam carregadas de uma maldição. Ou então, a espada de Aragorn, ela não era um obejeto mágico por si só, mas dependia de quem a usava.
E, quando falamos de magia, não falamos da manifestação através desses objetos, e sim daquilo que surgia corriqueiramente através da força e do espirito dos eldar (aqui sem manifestar os Valar e os Maiar). Daí eu penso, não existe magia existe a força dos espiritos daqueles que decidiram aceitar o poder superior, uma especia de estado elevado da alma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo