• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alma existe?

Se almas existem elas têm massa?
Em que fase da matéria estão? Plama?

Se não têm massa elas são um tipo de energia?

Uma vez ouvi diz\er que , se as almas têm massa, o céiu ou o inferno ficarão superlotadod, a não ser que sejam expansivos como o universo, o que ficaria a dúvida se são Endotérmicos ou Exotérmicos.
 
Clarice Starling disse:
Quanto a clonagem, acho que os clones seriam iguais, mas nao pq a "alma"foi clonada e sim pq o cerebro se desenvolveu da mesma forma.
Podemos dizer que o cérebro se desenvolveu da mesma forma, mas só fisicamente, pois tem a mesma estrutura do "original".
O desenvovimento real vai se dar pela criação, influências e conceitos aplicados ao mesmo... portanto seriam indivíduos diferentes, mas com mesma estrutura física.
Acho que o caso "cérebro X alma" não se aplicaria nessas circunstâncias, pois tudo iria depender de fatores externos, o que faria que indivíduos biologicamente iguais fosse tão diferentes um do outro...
 
Valanice disse:
Se almas existem elas têm massa?
Em que fase da matéria estão? Plama?

Se não têm massa elas são um tipo de energia?

Uma vez ouvi diz\er que , se as almas têm massa, o céiu ou o inferno ficarão superlotadod, a não ser que sejam expansivos como o universo, o que ficaria a dúvida se são Endotérmicos ou Exotérmicos.

Mas também existe a teoria(ou religiao, conviccao, doutrina, etc) de que todos os seres foram criados de uma só vez, e que após isso nenhum outro foi criado ou destruido. Assim, a vida na terra seria uma 'escola', onde o aluno só sai quando aprendeu toda a licao. Dessa forma, uma mesma alma habita varias vezes a terra(reencarnacao).
 
Existe a necessidade de uma lma pra explicar algo? A princípio não, não temos quaisquer fenômenos, acontecimentos, fatos, teorias (etc etc etc) que necessitem utilizar algo como o conceito de "alma" para serem explicador.

Lembram do éter? A substância invisível que permeava todo o universo, que mostrou-se não existente? Vamos acabar indo pelo mesmo caminho quanto à alma, cedo ou tarde.
 
Podemos dizer que o cérebro se desenvolveu da mesma forma, mas só fisicamente, pois tem a mesma estrutura do "original".
O desenvovimento real vai se dar pela criação, influências e conceitos aplicados ao mesmo... portanto seriam indivíduos diferentes, mas com mesma estrutura física.
Acho que o caso "cérebro X alma" não se aplicaria nessas circunstâncias, pois tudo iria depender de fatores externos, o que faria que indivíduos biologicamente iguais fosse tão diferentes um do outro...

É, eu ja tinha pensado nisso um tempo depois de sair do forum. Agora a unica forma de comprovar seria se clonassem um bebe e dessem os dois bebes para a mae como se fossem gemeos, e pedissem a ela que tratasse SEMPRE os dois da mesma maneira. Ou algo assim.. depois de um tempo, com uns 18 anos, separariam os clones e verificariam o que cada um fazia, os habitos e tal.
Ah, e outra coisa, se clonassem um adulto, nao seria possivel que o cerebro e sua memoria fossem clonados tambem? (acho que nao)
E se trocassem os cerebros de duas pessoas, sera que elas "trocariam de corpos"?
Caso qualquer uma dessas coisas acontecesse, estaria provado que alma nao existe.
 
Uma vez ouve um diálogo engraçado entre eu e minha irmã. Eu por um tempo tive um pé no espiritísmo, mas depois a fase passou, mas ela ainda o é.

Uma vez estávamos conversando sobre o perispírito (ou algo assim, não sei direito como escreve), que seria o que cobre nosso corpo e possui um cordão umbelical com o "além". Perguntei se esse cordão umbelical, que ninguém viu, fosse cortado com minha espada mágica que ninguém viu tb, a pessoa que viajou para o outro lado lá ficaria presa...

As possibilidades desse cordão e de minha espada mágica existirem eram as mesmas e ela não pode negar. Tudo que ela fez foi rir (no caso dela, é uma questão de fé e ela entende o meu ponto de vista).
 
Realmente Deriel... Conseguiu me lembrar de um trecho de O Mundo de Sofia...
Locke, dizia que a mente humana antes das vivências eram como uma lousa vazia, antes do professor chegar na aula.
Minha explicação científica para alma, os pontos sociais, nunca falham... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo