• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alma existe?

Hehhehhehe, vc criou msmo... :mrgreen:

Eu acho que ela existe sim, como uma aura invisível em volta da gente.

Exemplo: quem nunca sonhou que estava cando de uma altura mto alta, e acorda de repente com um "solavanco"...isso é um sinal de que ela existe, pois na hora do "solavanco" ela esta retornando ao nosso corpo...
 
Bom..
eu fico pensando se a alma nao seria o cerebro..
Imagine, se vc fizesse um transplante cerebral e de repente vc tivesse no corpo da outra pessoa!
Acho que tudo que somos é o nosso cerebro. :mrgreen:
 
como eu falei no outro topico..... DE ONDE VCS TIRARAM ISSO??? embasamento cientifico eh oq procuramos.... acreditar por acreditar nao ajuda.....

abraços Dwarf

ps.: alma NAO existe (pelo menos ainda nao foi provado q sim )
 
As vezes ... o problema, pelo menos que eu percebi nesse sub fórum, é a tendencia de tratar tudo pelo viés da metafísica. Se tratassemos o conceito de alma, seria interessante. Dizer se alma existe ou não, é uma questão delicada.
 
.: FaRaMiR :. disse:
Hehhehhehe, vc criou msmo... :mrgreen:

Eu acho que ela existe sim, como uma aura invisível em volta da gente.

Exemplo: quem nunca sonhou que estava cando de uma altura mto alta, e acorda de repente com um "solavanco"...isso é um sinal de que ela existe, pois na hora do "solavanco" ela esta retornando ao nosso corpo...
Bom, eu já tenho uma visão diferente desse "solavanco"... p/ mim isso não passa de um susto pelo fato de vc acordar derepente, já que não teve um sonho agraável.
É a mesma coisa que levar um susto acordado. Pelo menos eu nãos acho que o "solavanco" que eu levo ao me assutar seja minha alma pulando e voltando p/ o meu corpo...
 
Logan disse:
ps.: alma NAO existe (pelo menos ainda nao foi provado q sim )
Veja bem Logan, não é pq não foi provada a sua existência q vc pode afirmar a sua INEXISTÊNCIA!!! Talvez ela exista, mas ainda nào foi encontrado um modo cientifico de comprová-la!
Acho q esse tópico é o primeiro passo pra se chegar ao tópico de vida após a morte... Se comprovada a existência da alma, pode-se especular a vida pós-morte... antes disso é inútil, pois se chegarmos a uma conclusão de q não existe alma, logo fica óbvio q nosso corpo morre e se decompõe simplesmente!
 
Sim...mas aí é q está?
Acho essa pergunta de "alma existe?" poderá ser respondida quando clonarem o 1° ser humano!
 
E como saber se um animal como a ovelha q deu origem à Dolly tbm nào tem alma? Cuidado pra não dar um passo maior q a perna...
 
Bem,mas os q acreditam em alma dizem em suas teorias q animais ñ possuem almas!
Eles não acreditam nisso!
 
Mas o q se discute aki é a comprovação científica da existência da alma!
Essas pessoas q vc citou acreditam por acreditar simplesmente! São os não-céticos ou "Crentes", excluído o caráter religioso da palavra!

Eu acredito q mesmo q vc descubra q no clone de um ser humano não há uma alma, isso não comprova nada com relação à presença ou não de alma no original tbm! Portanto o fato é irrelevante cientificamente falando pra nossa discussão!
 
.:Faramir:. disse:
Exemplo: quem nunca sonhou que estava cando de uma altura mto alta, e acorda de repente com um "solavanco"...isso é um sinal de que ela existe, pois na hora do "solavanco" ela esta retornando ao nosso corpo...

Ha-ha, isso foi seu cérebro... Apenas um susto... Se fosse assim minha alma já estaria lá em londres... De tantas vezes que eu já senti isso. Isso deve ter alguma explicacão ciêntica, medica ou sei lá....

Clarice disse:
Acho que tudo que somos é o nosso cerebro.

Não sei se tudo. Mas acho que somos únicos como somos graças a ele... :wink:

Morgoth disse:
Quando clonarem um ser humano eles irão clonar a alma dele tb??
Pelo menos já sabem que o ser humano tem Dna, células e outras coisinhas... E a alma? Alguem já botou ela no Microcópio e a examinou? Como a clonariam se um clone é a "copia das células" (Me chamem atenção se extiver errado pls!)??

Morgoth disse:
poderá ser respondida quando clonarem o 1° ser humano!

De qqr jeito: Pelo que eu entendi, iram pegar o Dna e colocar no lugar do outro dna aí vai bota na barriga da mulher lá e nasce um neném (Ok, me desculpem pelo o pessimo resumo que eu fiz.... :mrgreen: É natal.), vai ser um novo ser humano com o msm Dna da pessoa que pegaram o Dna. As características psicologicas são trabalhadas na infância dessa criança. Agora, o que seria alma???? 8O (Acabei me confundindo...)

Morgoth disse:
Bem,mas os q acreditam em alma dizem em suas teorias q animais ñ possuem almas!

Ah, igual na história do Brasil: "Sim, os índios tem alma. Comprem negros da nossa mão." .... "NÃO, os negros tem alma, paguem salários e impostos." :roll:

Paraíba disse:
Eu acredito q mesmo q vc descubra q no clone de um ser humano não há uma alma, isso não comprova nada com relação à presença ou não de alma no original tbm! Portanto o fato é irrelevante cientificamente falando pra nossa discussão!
Exatamente :D
 
Olha só.

Existem muitas comunidades de cientistas espiritualistas q procuram explicações fisicas para a existencia da alma, a ideia é: Se existe um plano superior q não responde a nenhuma das leis naturais do mundo q conhecemos, a alma seria a "ponte entre esses mundos" certo? Bem, se ela eh a ponte, precisa ter uma parte fisica, q responda às nossas leis naturais senão não nos ligaria a lugar nenhum.

É baseado nisso q esses grupos procuram algo q possa ser encarado com nossa alma, muito bem, existem hj muitas teorias sobre o q as pessoas chamam de "Cerebro Quantico", elas dizem basicamente q é através de fenomenos quanticos q regem a interação entre elétrons de atomos de proteinas dos microtubulos dos seus neuronios q temos o pensamento! Bem, assim eles buscam um tipo de onda q percorre nossos neuronios (e isso já foi encontrado experimentalmente) q possa fazer "interações" entre o q eu penso e o q vc pensa, note, não eh transmissão de pensamento, é como se fosse assim, eu faço um pensamento positivo e isso te ajuda, sabem?

Bem, dentro desse contexto, esses pesquisadores procuram tb onde estaria o elo de ligação com a suposta alma. Eis q encontraram na nossa hipófise (gld pineal) um processo de cristalização de apatita, um mineral, esse processo de calcificação eh natural e espontaneo, e esses cristais estão presentes na hipofise de todo ser humano, eles não são idade-dependentes mas variam de ser humano pra ser humano, há um estudo q correlaciona a qtd desses cristais com a mediunidade da pessoa, mas isso não vem ao caso, bem, o interessante é q esses cristais, ou melhor a apatita repele campos magneticos, devido ao fato de existirem vários cristais na hipófise, o q acontece eh q esse orgão passa a agir como um "sequestrador" de ondas, pode parecer contraditorio mas eu vou tentar explicar, imaginem q ao bater num desses cristais a onda seja repelida e nisso ela é jogada na direção de outro cristal q tb a repele e a joga para outro cristal e assim vai, a onda dificilmente consegue sair da hipofise. Essa descoberta está sendo amplamente estudada, lembrando q a hipófise sempre foi o orgão q os espiritualistas diziam ser a "janela" para a alma.

Não estou afirmando nada, nem sei ao certo o qto acredito ou não nisso, mas vcs vão perceber q em ciencia isso pouco importa, o q importa eh relatar fatos, experimentos e idéias, vamos acompanhar o q eh feito e descoberto pelo mundo, sem tirar conclusões mirabolantes certo?

Pra quem ficou interessado:

http://www.fis.ufba.br/~opessoa/cons-quan.htm (em portugues, seminario)
http://www.nonlocal.com/hbar/qbrain.html (em ingles, site bem completo)
 
A alma, do meu ponto de vista, são vários pontos no cérebro que alterados, formam uma personalidade. Estes pontos, chamarei de pontos sociais.

Ela, apesar de ser considerada algo totalmente espiritual, é um conjunto de raciocínios básicos definidos pelos pontos sociais.

Alma, acredito eu, é um conjunto de idéias, que são acionados pelos pontos cerebrais que são denominados sociais.
 
dizem q a mente nao esta no corpo na verdade , a mente esta distante e apenas controla o corpo , a mente pode ser considerada a ''alma'' mas acho mei sem nexo fickar dizendo se ela existe ou nao .
 
esses pesquisadores procuram tb onde estaria o elo de ligação com a suposta alma.

Assim, isso foi redundante. Já que todo elo liga alguma coisa, é a mesma coisa que dizer "sair pra fora", "subir pra cima", "descer praq baixo", "entrar pra dentro"... etc

Bom, quanto a questao dos sonhos e solavancos:
Se o cerebro é responsavel pelo pensamento e pelos sonhos, que na verdade é um processo onde organizamos as informacoes do novo cerebro e que dura muito pouco tempo. Bem, pq nao seria o cerebro a nossa "alma"?
Quer dizer, se alguem tirar o seu cerebro vc é uma pessoa viva, mas que "vegeta". O que eu quero dizer, é que o "SER" é uma funcao que esta ligada ao nosso cérebro'.
Quanto a clonagem, acho que os clones seriam iguais, mas nao pq a "alma"foi clonada e sim pq o cerebro se desenvolveu da mesma forma.
 
Ainda acho que as pessoas estão gastando tempo em buscas desnecessárias. Eu entendo que o processo cientifico passa pela imaginação, mas a tentativa de explicar a existencia de uma possivel alma, acaba geralmente na construção de "artefatos", teses que na verdade funcionaram e foram provadas apenas sob certas cirscunstancias. Esses artefatos geralmente acontecem quando as pessoas exageram na tentativa de enquadrar os fatos dentro de teorias montadas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo