1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Algumas duvidas sobre os Valar

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por NightRaven, 9 Out 2003.

  1. NightRaven

    NightRaven Banned

    To relendo o Silma e fica uma duvida qnd tento imaginar os Valar....

    Como eles eram? qual a altura? na capa do CI tive alguma ideia do Ulmo mas e do resto? os Ainur eram tipo anjos gigantes?

    Melkor era gigante mesmo? com a kra feia e tudo? como os noldor ficaram amigo dum bixo tão amedrontador daquele?
     
  2. Máscara Negra

    Máscara Negra Usuário

    Dá uma lida no Valaquenta que vc terá uma idéia. Lá alguns Valar são descritos.
    Eu acho que os Valar assumem uma determinada forma pela maior parte do tempo, mudando às vezes, como no exemplo acima sobre Yavanna. Imagino eles maiores que Humanos e Elfos como na proporção Ulmo/Tuor vista na capa do Contos (talvez uma diferença um pouco menor). E não imagino Melkor tão monstruoso como na capa do Nightfall, do Blind Guardian. Imagino ele sinistro, mas monstruoso não.
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Não, eles não eram gigantescos. Eles eram a "epítome da perfeição corpórea élfica", pois assumiram formas semelhantes aos Elfos, para viverem entre eles, porém com um ar mais real, mais nobre.

    Eles assumiram formas Élficas, porém mais imponentes. A convivência e colaboração entre Ainur e Elfos seria grandemente prejudicada se as diferenças de proporção fossem tão evidentes, tão grandes. Os Valar deveriam ser uns 10 a 15% mais altos que os Elfos.

    A idéia da mudança de forma no mínimo é muito perigosa. Não sabemos até que ponto ela existia, uma vez que temos poucos exemplos de Ainur que a possuíam, como Sauron (o mais pronunciado de todos, talvez uma característica pessoal). É dito que Morgoth perdeu tal capacidade muito cedo. Talvez a ligação Ainur x Arda implicasse uma identificação grande com a matéria física o que limitaria mudanças de forma a bel prazer.
     
  4. Ramairá

    Ramairá Usuário

    é isso que justificaria os elfos conseguirem lutar com o Morgorth, o mais poderoso dos Valar, senão ele ia dar um coro muito forte...neles...

    valeu...
     
  5. Gildor

    Gildor Usuário

    Oromë montava num cavalo. Não seria razoável imaginar que esse cavalo (Nahar) fosse gigantesco. :mrgreen:
     
  6. NightRaven

    NightRaven Banned

    É isso que eu pensei qnd vi Ulmo nos CI....se ele é daquele tamanho como outro Vala pode montar cavalos? agora ficou melhor....
    Outra duvida básica: Ontem eu tava lendo o Silma e tava na parte do Melkor e Ungoliant qnd eles destroem as árvores e depois vão pra onde o Feanor tava morando e rouba as Silmarils....e de repente eles já estão na Terra-Média?! como?! Um outra ajuda....queria saber onde tem todos os mapas possíveis de Arda...eu to me perdendo qnd fala de Aman, Araman, Valinor, e um monte de coisas.....
     
  7. Gildor

    Gildor Usuário

    Na Primeira Era, Aman e a Terra Média eram unidos por uma estreita faixa de terra, bem ao norte. Melkor e Ungoliant fizeram uma boa corrida. :mrgreen:

    Os mapas que mais ajudam a esclarecer dúvidas assim são esses aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Obviamente, se referem a algumas regiões do mundo que não existem mais, na Terceira Era. Como o Lago Cuiviénen, onde os elfos acordaram.
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

  9. eu imagino os valar altos, mas nunca gigantes. um pouco maior q os elfos.
    E tem outra: se eles fossem tão enormes Morgoth não teria pisado no pescoço do fingolfin e sim achatado sua cabeça.
     
  10. NightRaven

    NightRaven Banned

    boa!!! hehehe...agora tudo está mais claro :lol:

    essa faixa de gelo q o feanor deixou os outros noldor se lascarem né? pensei q o Melkor tinha ido voando com a Ungoliant nos braços(to brincando n) 8O
     
  11. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Eles poderiam assumir diferentes formas. Creio que entre os elfos poderiam assumir uma forma mais "simpática" e amistosa a convivência com eles, porém poderiam parecer terríveis ante a Melkor ou impressionantes, como foi no caso de Ulmo diante de Tuor. Se os valar poderiam assumir a forma de elementos e se passar imperceptíveis, no que tange aos seus fanar, a sua capacidade de parecerem como lhes apetecesse era clara. Melkor perdeu essa capacidade com o tempo, quando encarnou num hröa, mas creio que os valar, assim como os maiar, que não diminuiram, poderiam assim fazê-lo. Sauron perdeu sua capacidade de se aparentar belo quando do afundamento de Numenor, quando teve que abandonar seu corpo para escapar do afundamento da ilha, e isso lhe consumiu muito em poder.

    Resumindo, os outrora ainur tinham, salvo casos especiais, a capacidade de ser pequenos, grandes, belos, imponentes, imperceptíveis, impressionantes... enfim, o que quisessem!
     
  12. Deriel

    Deriel Administrador

    Improvável... afinal, não temos casos de Ainur mudando de forma pra lá e pra cá, aliás, Sauron parece ter sido uma exceção. Pra parecer terrível não precisa mudar de forma, basta ter uma cara ameaçadora e as "vestes" adequadas. Se tamanho tivesse alguma influência, eles assumiriam o tamanho entraria em um loop sem fim de um-querer-ser-maior-que-o-outro que é tão sem sentido quanto um episódio dos Superamigos :obiggraz:

    Aliás, de onde você tirou isso aqui:

     
  13. Gildor

    Gildor Usuário

    Hmm, eu acho que eu lembro de alguma menção a esse lance de que os Valar poderiam abandonar seus corpos e "se mover rapidamente", em alguma determinada ciscunstância. Foi no Silma, se não me engano. Mas não lembro os detalhes. :o?:
     
  14. Deriel

    Deriel Administrador

    Sim, qualquer Ainur poderia viajar sem seus corpos à velocidade que desejasse. O problema é o negrito mesmo, o "assumir a forma de elementos"
     
  15. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não é dito que Ulmo poderia estar em qualquer riacho, lago ou onde houvesse água? E que Manwë poderia ver longe até onde existisse Arda? Eu acho que o Eru queria dizer isso.
    E como espíritos que eram, os Ainur poderiam andar na forma de espíritos. Eles assumiam corpos justamente porque queriam poder se relacionar com os eldar.

    E a descrição de Ulmo aparecendo no Contos é uma coisa bem grandiosa. Talvez o Howe tenha exagerado uma pouco, mas não sei se a idéia que ele teve foi tão absurda. Ulmo surge de dentre de uma grande onda, afinal. Deveria parecer imponente inclusive pelo tamanho.
     
  16. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Eu acredito q Ulmo tenha talvez se colocado sob uma forma Maior para fazer Tuor crer q era ele. Talvez tenha sido um tamanho especial pra ocasião, afinal não é Ulmo q costuma andar por aí sem corpo físico?
     
  17. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    O Maglor esclareceu meu ponto. :obiggraz:
    E o Gildor recordou exatamente as passagens que me serviram de referência para basear meu raciocínio.

    E bom, quanto a mudar de forma, creio eu que poder podiam, só não sentiram por muitas vezes a necessidade disso. Afinal, passavam boa parte do seu tempo entre os eldar em Aman. Mas bolas, o próprio Melkor já não foi belo, e Sauron, também não o foi? Para os ainur, o corpo era uma formalidade, pelo menos foi sempre assim que eu entendi. Eles se apresentavam, se vestiam com um corpo para conviverem com Eä. Se lhes apetecesse, creio que poderiam parecer mais ou menos terríveis.
     
  18. Máscara Negra

    Máscara Negra Usuário

    E outra coisa: na capa so Contos, Ulmo está meio que ajoelhado. Mas a descrição da cena mostra que ele deveria estar de pé, com a água batendo nos joelhos. Por isso eu tb acho que Howe exagerou um pouco.
     
  19. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Vou expecular um pouco. :mrgreen:

    Será que eles não se transformavam por que simplesmente não sentiam a necessicidade disso? Com os poderes que tinham eles poderiam até fazer isso mas... para que?
     
  20. NightRaven

    NightRaven Banned

    um pouco? então ele deve ter menos da metade do tamanho... 8O
     

Compartilhar