• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Algumas distâncias interessantes a partir de Erebor para outras regiões da TM

Lord Khamûl

Usuário
Eu fiz alguns cálculos só para critério de informação a respeito de algumas distâncias de Erebor para outras regiões da Terra Média.

Foi utilizado o 2º mapa do RDR para fazer os cálculos. É importante lembrar que a escala levada em consideração foi a escala gráfica 2,5 cm = a 400 km covertida para escala numérica 1/16.000.000.Todas as fórmulas utilizadas foram a da geocartografia.
Lembrete: a fonte utilizada foi o próprio livro SDA - RDR e os procedimentos geocartograficos para determinação de distâncias gráficas e reais.

Dúvidas !!! Podem me perguntar...

Espero que vocês gostem!!!!!!!!:hihihi:
 

Anexos

  • Algumas distâncias interessantes a partir do Monte Erebor para outras regiões da Terra Média.doc
    31,5 KB · Visualizações: 76
Se vc curte mapas..distancias e tals...
Um dica...

Atlas da Terra Media de Karen Fonstad...
 
Obrigado!!!!

Eu tenho o seguinte atlas:

Atlas of Middle-Earth (Paperback) by Karen Wynn Fonstad (Author), Christopher Tolkien (Author),J.R.R. Tolkien (Author)
 
cara você é um dos primeiros caras que vejo chegando no forum e mandadno vê. parabens continue assim pra sempre.
 
Bom trabalho, algumas pessoas da Terra Média iriam te valorizar bastante se tivessem conhecimento sobre esses cálculos!

Só uma pergunta, você fez as coordenadas em linha reta no mapa?
 
Bom trabalho, algumas pessoas da Terra Média iriam te valorizar bastante se tivessem conhecimento sobre esses cálculos!

Só uma pergunta, você fez as coordenadas em linha reta no mapa?

Obrigado meu camarada!!!!!!!!

Pode-se fazer o cálculo traçando linhas retas, curvas, semi-círculos e etc.

Se você tiver a escala como por exemplo 1/50.000 ou 1/40.000 ou
1/100.000 (com maior número de detalhes possíveis) do mapa mais uma distância gráfica é tranquilo de fazer.
 
Última edição:
O que posso dizer?Ver em números essas distancias dá um ideia bem maior de realidade.Já estava até imaginando em quanto tempo alguém faria essas distancias de carro.Até que eu lembrei que estradas boas já são dificies por aqui,imagine então as de lá...
Cálculos são o forte do Belfalas.E também,a fidelidade.Gosto dos tópicos dele,porque sempre tem algo que faz a história ficar vívida.
 
Mandou bem, Alberto!
Isso ajuda muito as pessoas que ficam com aquela pulga atrás da orelha doido pra saber a distância real, mesmo. Tipo, comparar no nosso mundo. Muito bom! :clap:
 
O que posso dizer?Ver em números essas distancias dá um ideia bem maior de realidade.Já estava até imaginando em quanto tempo alguém faria essas distancias de carro.Até que eu lembrei que estradas boas já são dificies por aqui,imagine então as de lá...
Cálculos são o forte do Belfalas.E também,a fidelidade.Gosto dos tópicos dele,porque sempre tem algo que faz a história ficar vívida.


Isso ajuda muito as pessoas que ficam com aquela pulga atrás da orelha doido pra saber a distância real, mesmo. Tipo, comparar no nosso mundo. Muito bom! :clap:

Sim, dessa forma podemos trazer o mundo da Terra média mais próximo do nosso, fica mais real como vocês mesmo disseram.
Sempre fica aquela pulga atrás da orelha no comparar a ficção com a realidade.

Obrigado!
 
Belo post rapaz! Para variar.

Hehehe. Aí... eu sempre viajei bastante... mas também meço "em uma ida de carro" as distâncias... se bem que Valfenda e Lothlórien mais ainda eram pertinho eim ? Nada que uns 8 dias bem marchados e regados a lembas não resolvessem! De cavalo, uns 3 dias ?

abraços

gr
 
Hail the Lord of Geography of Middle-earth!

Parabéns pelas precisões dos cáculos, algo super legal e interessante. Acho que isso daria para fazer um belo artigo.
 
Ered Luin ocidental (Thorin Escudo de Carvalho - Exílio) 1632 km

Cara, é muito longe. Se eu estivesse na comitiva dos 13 anões me preocuparia mais com a comida, improvisar era essencial (e ainda é no nosso mundo real).
 
Ered Luin ocidental (Thorin Escudo de Carvalho - Exílio) 1632 km

Cara, é muito longe. Se eu estivesse na comitiva dos 13 anões me preocuparia mais com a comida, improvisar era essencial (e ainda é no nosso mundo real).

Realmente é muito longe, quase dois mil quilômetros de distância, é muito chão. Mas numa viagem dessas eu acho que improvisar não seria o sufuciente com relação a comida porque, pela distância, automaticamente eles teriam que contar com a alimentação que encontrasse pelo caminho, frutas, verduras, carnes (através da caça) além dos mantimentos já de praxe dos anões e do Bilbo.

Agora, imagina você ter que viajar de Ered Luin até o Harad Extremo. Deve ser uns três mil quilômetros 8-O

Daria até para fazer um Rally Ered-Harad :mrgreen:
 
Ainda bem que esse mapa não caiu nas mãos de Sauron!

hahahahah

Bom trabalho


AInda bem que ESSE mapa ???? Ainda bem que nosso belfalas não estava vivo à época da guerra do anel senão a história teria sido diferente !!! A logística e a máquina de guera de sauron seria imbatível !
 
PARABÉNS! UM EXCELENTE TRABALHÃO!
PERGUNTA:
Qual a distância percorrida por Frodo e San do Condado até a Montanha da Perdição?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo