• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Algumas aparentes "obsessões" de Tolkien

Lindoriel

Saurita Catita
Gente, acho que todo mundo que já leu as obras do professor (mesmo que apenas o Senhor dos Anéis) acaba percebendo que Tolkien meio que "demoniza" o leste e "santifica" o oeste. O "povo" que vem do Oeste é bom (se bem que Númenor acaba tendo problemas depois, mãs... só decai mesmo com a vinda de Sauron), já pro leste Gandalf sequer vai... :mrgreen:

Assim como a cor cinza. Quase tudo tem "cinza" nas obras de Tolkien, desde os olhos de certos personagens (dificilmente vemos olhos azuis ou verdes; castanhos ainda aparecem nos hobbits se não me engano), elementos como os "Portos Cinzentos", o próprio Gandalf (Mithrandir), a prata "Mithril" que seria considerada superior à "prata comum" e etc.

Haveria alguma explicação pra isso acontecer, ou Tolkien nunca explicitou o porquê dessas suas "preferências", as quais aparecem muitas vezes ao decorrer das obras?
 
quando eu li o livro ( que faz pouco tempo ) eu percebi esse "leste, oeste, norte, sul" ,era uma coisa, mas ai depois que eu me acostumei foi de boa.... tem também dos elfos e homens a maioria ser loira ( pelo menos eu senti isso)
 
Celegornera loiro, Morfs. Assim como os Vanyar (dourados)


Rohirrim eram dourados também.

Edit: Hurin também tinha as madeixas loiras.

Viaja não, Morfs :dente:
 
Última edição:
Os motivos das histórias tem vários, mas talvez possa ser alguma referencia IRL do Tolkien apenas, quem sabe....

Talvez seja uma referencia, já foi dito que ele se inspirou na Europa e na Asia se não me engano, talvez seja alguma referencia temporal daquela época não sei, principalmente vindo de uma época conturbada

Isso me lembra muito as brigas de zona de SP hue
 
Muitos tinham, mas acho q principalmente na Terra Média, na Primeira Era, eram os descendentes de Hador Lorindol (cabeça-dourada) e os elfos Vanyar. O próprio Turin diz que herdou os cabelos negros da mãe (Morwen) e da casa de Bëor, enquanto Nienor seria a "figura feminina de Húrin (descendente de Hador)" segundo Mablung.

O resto, acho q a maioria tinha cabelos castanhos ou negros.
 
Eu não acho que cabelos seja um vício desses. Acredito que ele tentou representar de acordo com as regiões de onde as pessoas vem, numa extrapolação/comparação com a Terra)

Também acho que isso não é vício. Há muitos loiros sim, mas há morenos com grau de importância igual ou maior do que os de cabelos claros. Númenóreanos e gondorianos, e até os Dunedain do Norte, por exemplo, que são em sua maioria gente de cabelo escuro. Aragorn tinha cabelos escuros, Boromir e Faramir também (esqueçam aquela figura ruiva que eles tem nos filmes SdA).

Sobre a oposição Oeste-Leste, a extrapolação/comparação, que o Asca citou acima, e o comentário do novato MasterKaiser também servem para tentar explicá-la. Certa vez discutimos isso por aqui. Se achar o tópico, edito o post com o link. Sendo a Terra-média a versão do continente europeu em uma era mítica, fica meio óbvio que o "inimigo" sempre venha do Leste e do Sul, como a história europeia nos mostra. As invasões turcas, mouras, persas, mongóis e etc. são grandes exemplos.

Edit: o tópico que citei - http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=78408
 
Última edição:
.

Os edain, quando não eram louros, tinham o tipo céltico.

Ex:

Clive-Owen-hairstyle.jpg

Jennifer+Connelly+-+reg+thorpe-gato+smucky+%u0025252837%2529.jpg

PS: Tirem 20 anos do Clive Owen e ressuscitem o Kubrick e "Os Filhos de Húrin" poderá ser filmado de forma decente.

.
 
Última edição:
Gente, acho que todo mundo que já leu as obras do professor (mesmo que apenas o Senhor dos Anéis) acaba percebendo que Tolkien meio que "demoniza" o leste e "santifica" o oeste. O "povo" que vem do Oeste é bom (se bem que Númenor acaba tendo problemas depois, mãs... só decai mesmo com a vinda de Sauron), já pro leste Gandalf sequer vai... :mrgreen:

Eu também percebi isso, não só em uma mas em todas as direções. No caso do Oeste, de acordo com o meu grande saitor Ilmarinen, é um reflexo da mitologia celta, sabe, o lugar para onde a luz (sol) vai. A respeito do Leste e do Sul, como o Elendil disse, há paralelos históricos pois, os contos são dentro de uma temática medieval, e durante essa era houve grandes desentendimentos entre os europeus, que eram cristãos, e os sarracenos, que eram muçulmanos. Estes habitavam a Leste (atual Turquia) e a Sul (norte da África) e tentaram ocupar a Europa. Sobre o Norte, penso que há um paralelo bíblico com o trono de Morgoth e Is 14, 13 a respeito da ambição de Lúcifer, além de um outro paralelo histórico já que do Norte vieram as invasões vikings.
 
Última edição:
.

Certa vez, li que um ancestral de Tolkien lutou contra os otomanos durante o primeiro cerco de Viena (http://en.wikipedia.org/wiki/Siege_of_Vienna), tendo inclusive liderado uma carga de cavalaria que inspirou o ataque dos Rohirrim durante a Batalha dos Campos de Pelennor. Parece que o Professor, publicamente, negava ser descendente deste comandante, mas se deliciava com esta história em sua vida privada.

.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo