1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

~Alguma vez vocês já escutaram alguma gafe sobre a literatura???

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Artanis Léralondë, 13 Jan 2008.

1. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Eu estou abrindo este tópico,porque lendo o tópico do Dom Casmurro me lembrei deste fato...
    Assim..

~Alguma vez vocês já escutaram alguma gafe sobre a literatura???

Eu já...
    foi quando eu estava no 2º ano, cheguei na biblioteca e perguntei se tinha o livro DOM CASMURRO e a moça me respondeu:Qual livro dele tu quer?
    eeerrr...
    puxa, Dom Casmurro não é um livro desconhecido neh...ainda mais para uma bibliotecária O___O'

E aí,vocês já ouviram alguma também???

2. Anica

Anica Usuário

Ahhhh, a melhor foi uma conversa entre dois estudantes de Letras no elevador, comentando sobre os pockets da martin claret.

- Pô, as capas são muito feias!
    - São mesmo. Mas é mais barato. Comprei um do Machado de Assis dia desses.
    [size=large]- E a tradução é boa?[/size]

:wall:

3. lipecosta

lipecosta Usuário

uhauahauahuuha. Eu li um texto do Umberto Eco em que numa pesquisa feita na Itália, a maioria das pessoas achavam que o Sean Connery era o autor do livro O Nome da Rosa.

E uma que eu presenciei foi durante a aula, a professora perguntou:
    - Alguém pode me dar exemplo de literatura policial?
    E foi respondida magistralmente por um colega meu:
    - José de Alencar

4. Artanis Léralondë

barbaridade xD
    :lol::lol::lol::lol::lol:

Mas, essa da Anica foi a pior...imagine tu na hora, de certo deu vontade de pular em um hehehehehe...
    deus...estudante de letra falar nisso xD
    e olha que Machadão é uns dos mais populares, neh...

5. Ronzi

Ronzi Oh, Crap!

Você permitiu que esse ser infeliz vivesse? :lol:

Nunca esciutei nenhuma gafe sobre literatura, o máximo que me aconteceu foi comentar sobre um livro com alguém e perguntar se a pessoa já leu, daí a pessoa diz que sim e eu pergunto qual parte do livro ela mais gostou, só para ver alguns pontos de interrrogação pairarem sobre a cabeça do indivíduo.

6. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

Quando lançaram o filme "A Ilha do Dr Moreau" com o Marlon Brando (filme comemorativo dos 100 anos do livro) eu, depois de sair do cinema, fui direto em uma livraria para comprar o livro. Chegando lá houve o seguinte diálogo meu com a vendedora:

- Posso ajudar?

- Sim, eu quero comprar "A Ilha do Dr Moreau do H.G. Wells.

- Ih! Olha, esse é um filme novo. ainda não fizeram o livro. Tem que esperar uns meses...

7. imported_Cleo

imported_Cleo Usuário

Nossa! Cada uma!

A única gafe que eu me lembro também foi com o Machadão.
    Tínhamos lido um trecho de Dom Casmurro e a professora falou que Machado era mulato, pobre e tudo mais... Aí vem a moça que não estava prestando atenção e fala:
    Ah... também não é isso tudo não! Eu ouvi falar que nesse livro - o Dom Casmurro - o Monteiro Lobato foi muito preconceituoso!

Não preciso dizer que eu tive uma(ligeira) crise de riso e que passei uns dias sendo vista como "a metida literária" XD

8. Artanis Léralondë

:lol::lol::lol:

bah...será que ela não conhece HP???

hehehehe...tb não aguentaria, ainda mais com esta gafe que só por deus hein xD
    É foda este pessoal que pense:Oohhh ela leu Dom Casmurro...tá se achando...
    >.<
    putz..quem ao menos souber um poquito de Literatura vai conhecer o Machadão, ñ precisar de phd em literatura xD

9. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

HUhauha as gafes são hilárias...mas o melhor é quando os alunos tão começando a entender Machado...lançam cada uma...como aquela de: "MAS COMO ELE CONSEGUIU ESCREVER ESSE LIVRO DEPOIS DE MORTO?" huahauha sabe trocam o personagem pelo autor, obra pelo sei lah o que...

10. Jorge Leberg

Jorge Leberg Palavras valem por mil imagens

Tenho duas gafes, "micadas" pela mesma garota com quem eu conversava uma vez:

1. Estávamos discutindo sobre literatura de fantasia, e ela me vem com essa: "Tolkien não é parente de J. K. Rowling?" Nem ri, "apenas" fiquei abismado com a afirmação. Expliquei, claro, que um não tinha nenhuma relação de parentesco com o outro, e que Tolkien tinha morrido há décadas - nem disso ela sabia:lol:.

2. Ela também soltou essa: "Melancia é a obra-prima da ... (me esqueci o nome da dita-cuja)". É um equívoco subjetivo, afinal depende da concepção de obra-prima e de boa literatura para ela, mas mesmo assim...:taco:

11. nanabehle

nanabehle Usuário

Uma amiga minha disse que ia ler A Metamorfose, do Kafka em inglês, pois ler no original é melhor. :dente: Outra queria ler o Dostoievski em inglês...

12. kholdan

kholdan Usuário

Putz...essa gafes são ilárias...uma pena eu não lembrar de nenhuma agora.

uhauahuahuahuahauhauahaua

13. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

:susto: Eu tenho Crime e Castigo em inglês!!! Só pq comprei numa promoção de 6 reaus!!!!! :hihihi:

14. nanabehle

nanabehle Usuário

tá, mas tu sabe que não é a versão original, né xD
    tipo, ela ia ler em inglês porque a versão original é sempre melhor!!!

15. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

hahahah sim sim... o cara é russo, não é?

16. Diego-

Diego- Usuário

Legal o tópico, lembro que já topei com ele procurando por Dostoievski aqui no Meia.

Não que seja uma gafe, e acho que já falei sobre isso aqui no Meia, mas certo dia estava na livraria Nobel aqui da cidade, e ouvi a uma mulher falando com o atendente, ela procurava por um livro que haviam dito que era ótimo, algo haver com trigo, campo, cevada talvez, e o atendente olhando pra ela dizendo que não tinha ouvido nada nem perto desse nome. Me meti na conversa perguntando se era o "O Apanhador no Campo de Centeio" e acertei. Aí o atendente disse que era um livro desconhecido e ia procurar no sistema para ver se tinha. ¬¬

A Nobel é a melhor livraria aqui da cidade, no mínimo podiam contratar uma galera que pelo menos soubesse da existência de algns títulos, não?

Hoje na biblioteca pública, uma moça procurava o "Madame alguma coisa de nome díficil" e "A Morte de Quincas..." do Machado. XD
    Ajudei ela com o Bovary, mas aí bateu um pingo de maldade e deixei ela procurando o A Morte do Quincas Berro d'água na prateleira do Machado. :forgive:

17. kika_FIL

kika_FIL Usuário

A maior gafe que eu passei eu mesma cometi.... eu SEMPRE confundo Nelson Rodrigues com Nelson Gonçalves....(shame on me)

18. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Báh eu tenho uma da época que trabalhava em livraria:

Minha colega atendendo uma moça:

moça: - Tem o livro "A casa das sete mulheres?
    atendente: Tem.
    moça: Tu já leste?
    atendente: Já.
    moça: E tu gostastes?
    atendente: Gostei, é impressionante como a escritora conseguiu escrever igualzinho a mulher que fez a minisérie.
    moça: Olha tu estás enganada, o livro é anterior a minisérie, ele é de 2002 e a minisérie foi exibida em 2003, é a série que é inspirada no livro e não o contrário.

Me matei de tanto rir com a tirada a moça, bem-feito pra guria que quis dar uma de entendida sem entender nada, e ela não leu o livro, me confidenciou isso depois! Cara de pau mode on

19. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

um colega de facul fazendo sua apresentação oral na aula de ética jurídica:

"quem disse isso acho q foi platão, um doutrinador aí, se não me engano alemão..."

20. Marcio Scheibler

Marcio Scheibler Usuário

Não passei por uma situação dessas ainda...

Mas as que foram relatadas aqui são demais...:rofl:

Compartilhar