• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alguém no Brasil ou Portugal inda gosta de Música clássica?

bem, já que estou por aqui mesmo...

o próprio termo indica uma coisa atemporal e imortal. É incabível o termo "antiquado" para um "clássico". São completamente antagônicos...:ahn?:

verdade verdadeira.

A propósito, outro dia minha filha perguntou se eu não cansava de escutar as mesmas músicas por anos a fio.

Coisa boa a respeito de música é que, diferente da maioria das outras coisas boas da vida, não faz mal à saúde. Se vc come muito chocolate, tá f*, se fuma, tá f*, se bebe demais, tá f*, se faz muito sexo, pode acabar mal, além de cansado. Com música isso não acontece: vc pode ouvir a que vc mais gosta por horas a fio, sem cessar e isso não vai te cansar -- não precisa tocar nos dias de hoje -- nem te fazer mal. Bem, talvez vc fique um pouco surdo... :lol:

me incomoda um pouco esse excesso de reprodução de coisas já feitas. Hoje mesmo um amigo foi todo contente assistir uma sinfonia de Bethoveen. Pq não fazem nada de novo (e significativo) nesse setor?

talvez porque os velhos mestres já não estejam entre nós? :cool:

A verdade é que o que a gente chama de "Música Clássica" é o que de melhor se produziu na arte musical entre os séculos 18 e 19 e isso compreende estilos, instrumentação e gêneros diversos, diferente do que algumas pessoas que acham que clássico é música orquestral. A coisa em comum dentre eles é que o que sobrou e se tornou clássico o foi por explorar de forma como nunca antes todas as possibilidades harmônicas, estruturais e instrumentais que o sistema tonal permite. Compare isso com a pobreza, digamos, do rock, com seus três acordes, trivial estrutura Exposição-Refrão-Reexposição-Refrão-Fim, instrumentação guitarra-baixo-bateria.

Não estou dizendo que mais é melhor, estou apenas colocando que há uma qualidade intrínseca nos clássicos que é inexistente na música dos dias de hoje, mesmo as orquestrais de Hollywood: desenvolvimento temático e progressão harmônica. Você ouve uma sonata de Beethoven e é como se estivesse assistindo à uma peça de Teatro, só que a história é intangível e atemporal. Mas lá está a sucessão de tramas e dramas que move a histórica adiante e prende o ouvinte até sua conclusão tonal.

Isso não existe em lugar algum na música moderna: os pops dependem de letras (literatura, não música) e de "atitude" e visual (vídeo na MTV) para se vender pq a música em si é apenas pano-de-fundo. O mesmo para trilhas sonoras orquestrais de filme, que são apenas pano-de-fundo para a ação na tela: se vc compra um CD de trilha sonora, mais parece uma colcha de retalhos, sem desenvolvimento real de idéias. A música moderna não tem um discurso próprio, mais parece um ator improvisando um monólogo redundante para uma platéia afoita...

De qualquer forma, embora eu acredite que várias composições de Jazz, Bossa-Nova, Samba (primeira metade do século) e até Rock venham a ser considerados clássicos em anos vindouros, eles não o serão da mesma forma que aqueles da época que vai de Bach a Brahms. Acho que pessoas se lembrarão destes clássicos da mesma forma que se lembram dos trovadores da época medieval ou canções folclóricas. As pessoas sempre estarão ouvindo a música de sua época, por medíocre que seja, e sempre que quiserem algo mais para seu alento, terão inspiração nos clássicos, que como eu disse, são o que de melhor se produziu na arte. Até que surja outro Bach, se tal coisa for possível... :cool:
 
Eu não curtia mto Beethoven não, mas depois q ouvi um Piano concerto dele mto bom, agora to curtindo mais.
 
Caramba. Name-qualquer-coisa, por acaso vc é músico? :D

Gostei desse negócio do clássico futuro... mas não acredito que nenhum dos ritmos atuais chegam nisso (bossa nova? gasp. :blah: ).Como vc mesmo disse, a pobreza de acordes/arranjos nãos se sustenta por muito tempo. E olha que eu AMO o rock tanto quanto os clássicos... e mesmo assim não consigo ver continuidade nele. Na verdade, como dizem, ele já está morto e enterrado... :lol:

Mas, vc comentou que os velhos mestres já não estão entre nós. E é isso que me implica: será que nunca mais vai surgir nenhum grande gênio nesse aspecto? parou naqueles? :think:
 
Caramba. Name-qualquer-coisa, por acaso vc é músico? :D

não, apenas um apreciador do que vale a pena.

Gostei desse negócio do clássico futuro... mas não acredito que nenhum dos ritmos atuais chegam nisso (bossa nova? gasp. :blah: ).

Seja como for, há muito mais chances de muito da produção musical atual, pobre ou não, chegar a ouvidos futuros do que no caso dos velhos clássicos. Isso pq os meios de reprodução de massa que dispomos hoje são muito mais eficientes do que velhos manuscritos em frágeis folhas de papel...

Como vc mesmo disse, a pobreza de acordes/arranjos nãos se sustenta por muito tempo.

Verdade. Mas definitivamente há boas produções musicais na música popular, particularmente no gênero do Jazz (Bossa-Nova incluído), Samba (velha guarda, não essas marchas à base de bateria do carnaval carioca), Tango, muita produção para o violão de excelente qualidade. Pra ser honesto, acho que o violão e a guitarra são o piano/violino de nosso século. Todos esses gêneros tiveram grandes expoentes, músicos realmente muito capazes e que tiraram sonoridades simplesmente inexistentes na música de mercado de massa.

será que nunca mais vai surgir nenhum grande gênio nesse aspecto?

O gênio humano sempre encontra uma forma de se expressar. É meio anacrônico se expressar hoje em uma forma musical como a sinfonia, sonata ou usando instrumentos clássicos. Mas se procurar direito, é possível encontrar compositores extraordinários entre nós, ainda que limitados pelas exigências do mercado e falta de público e verbas... compor pra orquestra sinfônica não sai barato, ainda mais com tantos meios mais baratos à disposição, como sintetizadores ou pequenas bandas...

é claro, tais almas torturadas não fazem parte do bonde do Tigrão ou do movimento Axé, muito menos usam de barulho e distorções para se expressar... pessoas que têm paixão verdadeira pela música geralmente enveredam pela música instrumental, pura, sem palavras e poses...
 
Última edição:
Seja como for, há muito mais chances de muito da produção musical atual, pobre ou não, chegar a ouvidos futuros do que no caso dos velhos clássicos. Isso pq os meios de reprodução de massa que dispomos hoje são muito mais eficientes do que velhos manuscritos em frágeis folhas de papel...

Discordando... temos que levar em consideração que a mídia não despreza totalmente os clássicos. E ainda vai levá-los MUITO longe. E mesmo que a produção atual chegue ao futuro, vai chegar sem grandes repercussões... não diria que se tornariam " clássicos" de uma época, e sim meramente uma " música antiga".

Verdade. Mas definitivamente há boas produções musicais na música popular, particularmente no gênero do Jazz (Bossa-Nova incluído), Samba (velha guarda, não essas marchas à base de bateria do carnaval carioca), Tango, muita produção para o violão de excelente qualidade. Pra ser honesto, acho que o violão e a guitarra são o piano/violino de nosso século. Todos esses gêneros tiveram grandes expoentes, músicos realmente muito capazes e que tiraram sonoridades simplesmente inexistentes na música de mercado de massa.

Sim, tem muita coisa boa por aí ... contudo, não acredito que seja algo tão marcante a ponto de causar rupturas ou classificar uma época, como eu disse anteriormente.

E eu destesto bossa-nova (e não vejo graça nenhuma nos Beatles). :mrgreen:

pobre Las, haja pedra. :lol:


O gênio humano sempre encontra uma forma de se expressar. É meio anacrônico se expressar hoje em uma forma musical como a sinfonia, sonata ou usando instrumentos clássicos. Mas se procurar direito, é possível encontrar compositores extraordinários entre nós, ainda que limitados pelas exigências do mercado e falta de público e verbas... compor pra orquestra sinfônica não sai barato, ainda mais com tantos meios mais baratos à disposição, como sintetizadores ou pequenas bandas...

é claro, tais almas torturadas não fazem parte do bonde do Tigrão ou do movimento Axé, muito menos usam de barulho e distorções para se expressar... pessoas que têm paixão verdadeira pela música geralmente enveredam pela música instrumental, pura, sem palavras e poses...

É, tem isso...seria uma temeridade se lançar no estilo erudito em plena época de decadência cultural... os caras precisam comer, né.:lol:
 
Discordando... temos que levar em consideração que a mídia não despreza totalmente os clássicos. E ainda vai levá-los MUITO longe. E mesmo que a produção atual chegue ao futuro, vai chegar sem grandes repercussões... não diria que se tornariam " clássicos" de uma época, e sim meramente uma " música antiga".

acho que me expressei mal: não quis dizer que vão superar os clássicos na preferência de ouvidos futuros, mas que vão chegar intactos lá. Muito da produção dos velhos mestres foi perdida por causa dos meios de reprodução limitados da época, coisa que não vai ocorrer mesmo com produções medíocres de hoje. Ao passo que a obra de Bach poderia estar esquecida no fundo de um baú não fosse alguns eruditos o redescobrindo, Zezé DiCamargo ou congêneres terão muita facilidade de se perpetuar...

Sim, tem muita coisa boa por aí ... contudo, não acredito que seja algo tão marcante a ponto de causar rupturas ou classificar uma época, como eu disse anteriormente.

Será? Que música vem à sua cabeça quando pensa nos anos 40, ou 50 ou 60 do século passado?
 
Eurek!
Ainda Ha Pessoas Q Gostem D Classicas???!
Meu Deus! Hehehe.. Eu Tb Me Amarrro... Afinal E Musik...e Muitas Bandas "do Momento" Sao Basiadas Nas Musiks Classicas.... Ou Pelo Menos Tentam!! Hehe
 
acho que me expressei mal: não quis dizer que vão superar os clássicos na preferência de ouvidos futuros, mas que vão chegar intactos lá. Muito da produção dos velhos mestres foi perdida por causa dos meios de reprodução limitados da época, coisa que não vai ocorrer mesmo com produções medíocres de hoje. Ao passo que a obra de Bach poderia estar esquecida no fundo de um baú não fosse alguns eruditos o redescobrindo, Zezé DiCamargo ou congêneres terão muita facilidade de se perpetuar...

Animador. :blah:

Se bem que , como eu disse antes, não passa de um reflexo da decadência geral da humanidade... que infelizmente veio atrelada ao avanço tecnológico. Ou seja: a mediocridade encontrou a faca e o queijo prontinhos. :loser:

Mas sinceramente... eu não CONSIGO vislumbrar os breganejos, os axés e os funks da vida tocando nas mídias daqui a 300 anos... :tsc:


Será? Que música vem à sua cabeça quando pensa nos anos 40, ou 50 ou 60 do século passado?

:think: :think: :think:

Cara... sinceramente. Pensei , pensei e não me veio nenhuma. :oops: E olha que EU sou do século passado. :lol:
 
Última edição:
Isso é Biologia pura. Seleção natural. Não que Mamonas Assassinas seja ruim, eu até gostava na época... mas depois que eles partiram dessa pra uma muito melhor, nunca mais ouvi nem por diversão, ao passo que quando eu nasci Brahms já havia morrido mas eu o ouço todos os dias.

:)
 
adoro música erudita, toco piano, participo de um coral de música sacra e sou absolutamente louca pela flauta mágica, de mozart.
;D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo