• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alguém com 16 anos sabe votar?

Alguém com 16 anos sabe votar?


  • Total de votantes
    12
É relativo, não podemos julgar somente pela idade, quando, na verdade é a maturidade.
Pessoas com 20 ou 25 anos podem não ter a maturidade e seriedade de uma outra com 16 ou 17. Tudo depende.
Mas, em minha opnião sincera por ter 17 anos, e observando às duvidas de meus colegas, penso que não. Apenas observo eles comentando;
-Ah, não sei, acho que vou em BRANCO, sei lá!
(E outro)
-Em branco não, vou no primeiro PAPEL que encontrar no chão.Pelos menos terei votado....8-O
Sabe, ainda não entendem a importância das próprias ações, e que o voto, direito que foi uma grande conquista às pessoas, que demorou a ser conseguida para que todos pudessem execer seus direitos.



Acho que deveria existir uma Lei.

***Somente poder ganhar seu Título de Eleitor, depois de fazer um teste (feito para isso é claro), em que pudesse dizer a seriedade e responsabilidade (com certeza, deve ter algumas perguntas que mostrem isso, não é?!), onde revelá-sem, se realmente, o cidadão leva a séri oa questão, se esta por dentro do assunto e os principais partidos políticos, isso forçaria as pessoas a saberem e então, conhecendo poderiam fazer uma escolha consciente....***


"Ótimo tema Morfindel" :clap:
 
Se tem gente com 30, 40 anos que votou no Tiririca, como questionar a validade de um eleitor de 16?

E sim, estou decepcionado e p. da vida com a democracia. Skywalker para tirano do Brasil JÁ!.
 
tenho absoluta certeza que meu primo de 16 anos entende muito mais de politica e a importancia do que ele ta fazendo e quem ele ta escolhendo pra votar do que pelo menos os 1,3 milhão de pessoas só no estado de são paulo que elegeram o Tiririca
 
Bom ai depende! Não é pela idade e sim pela maturidade que a pessoa apresenta!
A jovens de 16 anos que não estão nem aí pra quem vai governar o país!
Mas há outros que se preocupam e muito com o futuro do nosso país!
 
O que eu ia falar, todo mundo já falou.

Eu acabei nem votando na enquete, porque acho que não dá mesmo pra generalizar.

Conheço gente com 16 que não sabe nem como sair do quarto pra chegar na cozinha. Quem diria votar!
Em contrapartida, conheço gente de 14 que já tem um forte engajamento político!

E conheço pessoas de 40 e 50 que as vezes pensam que já são gagá, porque nem têm idéia do que estão fazendo ao votar!
 
É complicado e relativo.

Jovens com 16 anos são "extremos": ou já começam a se preocupar com o amanhã ou dão uma banana pro que rolar, se preocupando com o próprio umbigo (seja "com piercing" ou não).

Alguns acabam criando maturidade mais tarde, outros acabam como os personagens dos filmes do Todd Phillips, Seth Rogen e afins...nunca amadurescem.

Agora, uma sociedade que elege Maluf, Tiririca, Marta Suplicy, Waldemar Costa Neto, entre muitos outros, não é composta somente de infantes de 16 anos. Isso eu garanto.
 
Tem muita gente bem mais velha que não sabe votar e tem gente de 16 anos que sabe.

Eu acredito que se o voto não fosse obrigatório muitas dessas pessoas não se daraim o trabalho de siar de casa para votar e teríamos menos votos no 1o papel que encontrasse, no Tiririca ou na cola que pegou empretada na fila.
 
Claro que sabem, e os colegas disseram tudo.

Gostaria apenas de ressaltar que nos dias de hoje, com uma gama de acesso a informações (boas ou péssimas) os jovens de hoje, seja com 13, 14, 15 ou mais, sabem muito bem distuiguir o certo do errado para várias áreas da vida (quero dizer que é uma opinião minha, não sou dono da razão e nem jurista).

Dessa forma, se os jovens sabem votar, que é um fato consumado, eles já podem responder pelos seus atos. Claro que temos o Estatuto da Criança e Adolescente, que foi um grande avanço, mas tal lei precisa ser revista e dar um novo formato no que diz respeito aos problemas e desafios de hoje bem como ampliação das sanções aos jovens pelos crimes cometidos bem como reduzação da maioridade, seja para 16 ou 15 anos.

Não concordo em classificar um jovens de 16 como alguém inimputável.

Veja o que diz o dicionário jurídico:

É a pessoa que será isenta de pena em razão de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado que, ao tempo da ação ou omissão, não era capaz de entender o caráter ilícito do fato por ele praticado ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. São causas da inimputabilidade: a) doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado; b) menoridade; c) embriaguez completa, decorrente de caso fortuito ou força maior; e d) dependência de substância entorpecente.

http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/671/Inimputavel
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo