1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Alfredo Volpi

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por {Scarlet Rose}, 6 Out 2003.

  1. {Scarlet Rose}

    {Scarlet Rose} Uiiiiiiiiiii!

    Alguém comnhece seu trabalho?! Mais ocnhecido como o pintor das bandeirinhas, mas ele é muito mais do que isso... Sem a preocupação de se engajar em movimentos artísticos, ele só queria pintar quadros com uma simplicidade que acabou chamando a atenção de outros artistas.

    Volpi foi se transformando em cada etapa. Sua maturidade artística levou-o a produzir cada vez mais e a se expressar em composições abstratas e bem equilibradas. Descobriu temas populares que foram capturados em suas novas composições. Através de suas pinceladas, luas, sereias, barcos, janelas, brinquedos, bandeiras, mastros e faixas ganharam novos significados... não eram mais apenas formas desenhadas em planos horizontais, mas signos abstraídos de suas observações, de seu olhar de artista, e transformados em surpresas formais.

    Ele acabou descobrinco a têmpera a ovo!!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Xadrez branco e vermelho [White and red chess] final dos anos 50

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Sem título [Untitled] início dos anos 70
     
  2. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    :eek: Onde é que você leu isso? Se não me engano ovos já eram usados na Idade Média, e o foram até a época em que componentes sintéticos vieram substituir componentes orgânicos como ovos e fezes de bebê (Rubens usava cocô pra suas tintas a óleo ehehe) nas fórmulas das tintas com os pigmentos.

    Eu conheço o Volpi sim, muito bem lembrado, Scarlet.

    Alfredo Volpi (1896-1988) era o grande mestre, respeitado por ambas as tendências (a concreta e a neo-concreta) e respaldado pelas críticas de São Paulo (Mário Schenberg à frente) e do Rio ( Mário Pedrosa). Natural de Lucca, na Itália, Volpi conviveu bastante com os pintores e poetas concretos paulistas, e era definido, por Décio Pignatari, como um “Mondrian trecentista”. Equivocadamente considerado por alguns como pintor “primitivo”, o lacônico Volpi era, segundo Haroldo de Campos, um refinado mestre do olhar e do gesto pictórico, soberano no trato das "estruturas elementares" (por assim dizer) da visualidade e da cor (obtida por um sutilíssimo domínio da têmpera).
     

Compartilhar