Phantom Lord
London Calling
Alguém(não lembro quem) tinha criado um tópico para o diretor inglês,mas como foi perdido,ele merece ganhar novo tópico.
Sem dúvidas,foi o diretor que melhor conseguiu conciliar cinema de arte com entretenimento.
Acho que meu Top 3 seria: Um Corpo Que Cai,Janela Indiscreta e Festim Diabólico.
Sem dúvidas,foi o diretor que melhor conseguiu conciliar cinema de arte com entretenimento.
Acho que meu Top 3 seria: Um Corpo Que Cai,Janela Indiscreta e Festim Diabólico.
ALFRED HITCHCOCK (1899-1980)
Alfred Hitchcock é um dos cineastas mais comentados, biografados e reverenciados de todos os tempos. É difícil escrever sobre ele sem a sensação de estar repetindo o que todos sabem, ou pelo menos o que todos deveriam saber há muito tempo. Mais difícil ainda é buscar novos ângulos para a análise de suas obras e de sua vida.
Ele já foi tratado como um simples artesão, como um mero empregado dos estúdios, repetindo a mesma fórmula para garantir bilheterias, mas também já foi alçado à condição de gênio, de grande autor, principalmente depois que os franceses da Nouvelle Vague (Truffaut à frente) promoveram uma releitura respeitosa (e quase sempre precisa) de seus principais filmes. Então, quem é o verdadeiro Hitchcock?
Antes de tudo, era um trabalhador do cinema. No sentido proletário do termo. Ao contrário dos diretores da atualidade, que são empresários, muitas vezes multi-milionários, e que se envolvem diretamente na produção de seus filmes, Hitch manteve sua vida dentro da câmara, preocupando-se, essencialmente, com o que o público assistiria. Decidir o enquadramento sempre foi mais importante que decidir o orçamento. Talvez por isso, ele conseguia imprimir aos seus filmes um caráter, ao mesmo tempo, autoral e popular.
Hitch dominava a linguagem e conhecia como ninguém os recursos técnicos que a indústria poderia lhe proporcionar, mas parecia sempre mais disposto a brincar com o público (inclusive aparecendo rapidamente em seus filmes) do que a agradar aos chefões.
Hitchcock nasceu na Inglaterra, teve uma rígida educação jesuíta e pretendia seu engenheiro, mas acabou, ainda bem jovem, desenhando legendas de filmes mudos numa produtora londrina. Na década de 20, com o cinema ainda numa fase romântica, a diferença entre desenhar legendas e dirigir um filme ainda não era tão grande. Depois de um breve período de aprendizado, como assistente de direção e montador, em 1925 fez seu primeiro filme, nunca concluído, "The pleasure garden", obra ainda medíocre. Em 1926, contudo, já assina "The Lodger", uma história com Jack, o Estripador, demonstrando grande talento. Daí por diante, não parou mais de filmar.
Sua "fase inglesa" vai até 1949, quando David Selznick o leva para os Estados Unidos. Em Hollywood, a personalidade reservada de Hitch, pouco afeita a festas e badalações, contribuiu para criar a sua aura de "senhor do suspense e do mistério". Na verdade, o que ele queria era filmar. E filmava como ninguém. Já começou ganhando um Oscar com "Rebecca", e foi afirmando-se como um cineasta capaz de extrair bons filmes até de argumentos fracos.
Como sua produção era muito extensa, e sempre no ritmo ditado pelos estúdio, teve momentos de maior ou menor qualidade. Mas quem vai negar os acertos de "Psicose", "Vertigo", "Disque M para matar", "Os pássaros", "Intriga internacional" e "O homem que sabia demais"? O estilo de Hitchcock, que combina realismo na ação, uma certo maneirismo na construção dos personagens e extrema inventividade na narrativa visual (resultante, antes de tudo, de uma decupagem brilhante e sofisticada), já foi muito copiado, mas, como acontece com obras e autores de exceção, não pode servir de paradigma para ninguém. Hitchcock foi um dos grandes. E ponto final.
Carlos Gerbase
FILMOGRAFIA
FASE INGLESA
* O Locatário (The Lodger - A Story of the London Fog, 1927)
* Chantagem e Confissão (Blackmail, 1929)
* Assassinato (Murder!, 1930)
* O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1934)
* Os Trinta e Nove Degraus (The Thirty-Nine Steps, 1935)
* O Marido Era o Culpado (Sabotage, 1936)
* O Agente Secreto (Secret Agent, 1936)
* Jovem e Inocente (Young and Innocent, 1937)
* A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938)
* Estalagem Maldita (Jamaica Inn, 1939)
FASE AMERICANA
* Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940)
* Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, 1940)
* Suspeita (Suspicion, 1941)
* Sabotador (Saboteur, 1942)
* A Sombra de Uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943)
* Quando Fala o Coração (Spellbound, 1945)
* Interlúdio (Notorious, 1946)
* Agonia de Amor (The Paradise Case, 1947)
* Festim Diabólico (Rope, 1948)
* Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn, 1949)
* Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950)
* Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951)
* A Tortura do Silêncio (I Confess, 1953)
* Disque M Para Matar (Dial M For Murder, 1954)
* Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)
* Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955)
* O Terceiro Tiro (The Trouble With Harry, 1955)
* O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956) - Refilmagem de homônimo de 1934
* O Homem Errado (The Wrong Man, 1956)
* Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958)
* Intriga Internacional (North By Northwest, 1959)
* Psicose (Psycho, 1960)
* Os Pássaros (The Birds, 1963)
* Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964)
* Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966)
* Topázio (Topaz, 1969)
* Frenesi (Frenzy, 1972)
* Trama Macabra (Family Plot, 1976)