• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alfabeto para Westron

Thorondil

Usuário
Olá gente,

Me surgiu uma dúvida. Qual era o alfabeto utilizado pelos hobbits e pelos homens de Bri, por exemplo, para escrever westron?
Quando Frodo pega o anel, ele reconhece que as letras são um tipo de "élfico", ou seja, isso deve indicar que, para ele, tengwar são utilizados apenas em línguas élficas.

Tolkien utilizou os tengwar e também os Cirth para fazer as páginas do livro de Mazarbul. Esse livro, na história, foi escrito em westron, por anões (inclusive no trecho de tengwar, que foi Óin quem escreveu).

Por isso que fiquei na dúvida. Qual seria o alfabeto utilizado pelos hobbits? Frodo e Bilbo conheciam Angerthas Erebor por causa do contato com os anões ou desde sempre? Alguém tem alguma ideia? Tilion, alguma sugestão?

Valeu!
 
Hm, ótima questão! Também fiquei na dúvida e só posso conjecturar.

Talvez Frodo ao reconhecer a escrita do Anel como sendo "élfica" se deva ao seguinte: como a escrita do Anel é na Fala negra, Frodo não entendeu o que estava escrito e assumiu ser algo de origem élfica. Ok, isso é duvidar um pouco da capacidade de discernimento lingüístico de Frodo, mas é uma teoria :P


100+ :cool:
 
Leiam o Apêndice E do SdA, seção II, "Escrita", os primeiros parágrafos.

Lá diz que as letras e formas cursivas usadas na Terceira Era eram todas essencialmente de origem Eldarin. Os Noldor exilados levaram o Tengwar para a TM, os humanos tomaram conhecimento do alfabeto e o levaram para Númenor. O Modo Tengwar de Westron seria uma evolução do modo adunaico. As runas eram usadas para gravações e entalhamentos; para todo o resto, usava-se Tengwar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo