• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aldous Huxley vs. Geroge Orwell

imported_Wilson

Please understand...
hq bem interessante, que compara as diferentes visões de mundo oferecidas por Huxley e Orwell.

aldous_huxley_vs_george_orwell.jpg
 
IMHO, a visão de Bradbury é a que mais se aproxima ao paradigma contemporâneo.

Tanto nas distopias de Huxley quanto nas de Orwell o Estado tem um papel fundamental em oprimir a cultura; a diferença entre as duas jaz no como. Na visão do primeiro, seria uma opressão sorrateira, sutil, induzida; na visão do segundo, seria algo forçado, imposto.

Já Bradbury simplesmente descarta o Estado do papel de agente ativo na decadência cultural da sociedade, transferindo tal responsabilidade (culpa?) ao próprio povo. A política do governo simplesmente reflete os anseios do povo e nada mais; ela tem um impulso político, não ideológico.
 
Bá, isso é que é poder de síntese. O traço meio "desleixado" dá mais impacto ainda aos quadrinhos. Adorei, muito bom. Queria saber mais sobre a visão do Bradbury que vocês falaram aí em cima. É do Fahrenheit 451?
 
Lucas_Deschain disse:
Bá, isso é que é poder de síntese. O traço meio "desleixado" dá mais impacto ainda aos quadrinhos. Adorei, muito bom. Queria saber mais sobre a visão do Bradbury que vocês falaram aí em cima. É do Fahrenheit 451?

é sim, Lucas... tem até filme do Truffaut (se bem que me decepcionou o filme...)
 
Valeu kika_FIL, vou fazer um esforço para lê-lo, afinal são poucas páginas, acho. Quem sabe leio ele de ônibus, já que tenho duas horas diárias de ônibus. Pena que na volta é noite e as luzes do ônibus são um convite a cegueira, hehehe.
 
Eu não tinha visto esse tópico antes.
Gostei, mas acho que a imagem poderia ficar dentro de um spoiler.
 
Breno C. disse:
Eu não tinha visto esse tópico antes.
Gostei, mas acho que a imagem poderia ficar dentro de um spoiler.

É, acho que foi esquecido...mas não se preocupe não Breno, mesmo sabendo várias coisas, os livros têm uma riqueza muito maior de detalhes e tudo mais, com certeza vale a pena lê-los. Tem muita coisa que não aparece aqui nessa tirinha, pode ficar tranquilo.
 
Lucas_Deschain disse:
Breno C. disse:
Eu não tinha visto esse tópico antes.
Gostei, mas acho que a imagem poderia ficar dentro de um spoiler.

É, acho que foi esquecido...mas não se preocupe não Breno, mesmo sabendo várias coisas, os livros têm uma riqueza muito maior de detalhes e tudo mais, com certeza vale a pena lê-los. Tem muita coisa que não aparece aqui nessa tirinha, pode ficar tranquilo.

Eu estava dizendo para colocar nos spoilers porque demora para carregar e ocupa muito espaço na página o0
 
Nossa, muito bom isso. Deixa com mais vontade de reler os dois. E creio que deixa quem não leu com muita vontade de ler. Poderia ser um folder de propaganda. rsrs
 
Só conheço o Fahrenheit 451 pelo filme do Truffaut, o qual gostei bastante por sinal. Ainda pego o livro pra ler. Pelo menos no filme, as instituições não são tão criticadas, o filme é muito mais focado nas pessoas. Acho que o Truffaut fez um bom trabalho.
 
Legal...

Honestly, não acho que apenas uma das previsões está certa. Há certos aspectos em em cada uma que se concretizaram e outros que não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo