1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aldous Huxley vs. Geroge Orwell

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por imported_Wilson, 18 Ago 2009.

1. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

hq bem interessante, que compara as diferentes visões de mundo oferecidas por Huxley e Orwell.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Farfael

Farfael Usuário

Fenomenal!

3. imported_Faye

imported_Faye Usuário

Nooossa... tenho que me recompor depois dessa...

4. kika_FIL

kika_FIL Usuário

faltou só o Ray Bradbury na equação....

5. Regente

Regente Serenity Painted Death

IMHO, a visão de Bradbury é a que mais se aproxima ao paradigma contemporâneo.

Tanto nas distopias de Huxley quanto nas de Orwell o Estado tem um papel fundamental em oprimir a cultura; a diferença entre as duas jaz no como. Na visão do primeiro, seria uma opressão sorrateira, sutil, induzida; na visão do segundo, seria algo forçado, imposto.

Já Bradbury simplesmente descarta o Estado do papel de agente ativo na decadência cultural da sociedade, transferindo tal responsabilidade (culpa?) ao próprio povo. A política do governo simplesmente reflete os anseios do povo e nada mais; ela tem um impulso político, não ideológico.

6. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

Bá, isso é que é poder de síntese. O traço meio "desleixado" dá mais impacto ainda aos quadrinhos. Adorei, muito bom. Queria saber mais sobre a visão do Bradbury que vocês falaram aí em cima. É do Fahrenheit 451?

7. kika_FIL

kika_FIL Usuário

é sim, Lucas... tem até filme do Truffaut (se bem que me decepcionou o filme...)

8. Lucas_Deschain

Valeu kika_FIL, vou fazer um esforço para lê-lo, afinal são poucas páginas, acho. Quem sabe leio ele de ônibus, já que tenho duas horas diárias de ônibus. Pena que na volta é noite e as luzes do ônibus são um convite a cegueira, hehehe.

9. Breno C.

Breno C. Usuário

Eu não tinha visto esse tópico antes.
    Gostei, mas acho que a imagem poderia ficar dentro de um spoiler.

10. Lucas_Deschain

É, acho que foi esquecido...mas não se preocupe não Breno, mesmo sabendo várias coisas, os livros têm uma riqueza muito maior de detalhes e tudo mais, com certeza vale a pena lê-los. Tem muita coisa que não aparece aqui nessa tirinha, pode ficar tranquilo.

11. Breno C.

Breno C. Usuário

Eu estava dizendo para colocar nos spoilers porque demora para carregar e ocupa muito espaço na página o0

12. Lucas_Deschain

Ooops...hehehehe. Mal aí então Breno, entendi errado o que você quis dizer. :vergonha:

13. Brianstorm

Brianstorm Usuário

Nossa, muito bom isso. Deixa com mais vontade de reler os dois. E creio que deixa quem não leu com muita vontade de ler. Poderia ser um folder de propaganda. rsrs

14. clandestini

clandestini Cylon ou

Muito bacana mesmo!

15. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

Só conheço o Fahrenheit 451 pelo filme do Truffaut, o qual gostei bastante por sinal. Ainda pego o livro pra ler. Pelo menos no filme, as instituições não são tão criticadas, o filme é muito mais focado nas pessoas. Acho que o Truffaut fez um bom trabalho.

16. Lu Eire

Lu Eire Usuário

Legal...

Honestly, não acho que apenas uma das previsões está certa. Há certos aspectos em em cada uma que se concretizaram e outros que não.

17. Rodovalho

Rodovalho Usuário

é por isso que eu prefiro a distopia do huxley.

Compartilhar