• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aldarion... O que ele sentia pela Erendis?

Melmaegwen

Elven Rurouni
Eu, quando li o conto de Aldarion & Erendis, achava, em alguns trechos, que Aldarion amava Erendis. Mas... quando ele adiava o casamento, dizia que iria voltar em breve ou em tantos anos e nunca cumpria a promessa, quando ele era displicente em relação à Erendis, quando ele parecia "desinteressado" eu me perguntava... Se ele gostava dela... Sim, devo levar em consideração que ele era ocupado, sua paixão eram os mares, e que ele iria dar prioridade a isso. Mas por esse mesmo motivo, eu me pergunto, sem´parar... "ele amava ela ou não?" Desculpem-me se é uma pergunta muito pessoal, é que eu queria saber a opinião de vocês...
 
Bom, a minha opinião a respeito disso é que Aldarion amava ela, porém não queria ficar preso a Númenor, pois tinha a sua grande paixão pelo mar e não queria perder essa liberdade... Já Erendis queria que Aldarion ficasse com ela e que não fosse para o mar pois sabia que ele demoraria para voltar a Númenor...
 
Sim, mas ele não ansiava para voltar pelo simples motivo de vê-la? Porque o que me intriga é que, se ele a amava, porque quando se envolvia com o Mar a esquecia? Ele podia ter a liberdade de ficar no Mar, isso eu concordo, mas ele não voltava, não ansiava por ver Erendis?
 
Falando francamente, eu até acho que ele amava ela, o problema era o jeito dele de amar (muito diferente do que ela esperava:ahn?: ); o amor dela era possessivo, o dele não!!
Quer dizer, eu simplesmente acho que ele devia ser o tipo de pessoa que gosta das coisas ocorrendo espontaneamente, sem ser obrigado a nada, e sem ser preso por laços (quaisquer que forem8-O ). Isso poderia servir a um cidadão qualquer, mas não a um futuro rei.
Se me perguntarem quem teve mais culpa no ocorrido, a minha resposta é ele.:roll:Os dois eram teimosos e orgulhosos, mas a "falta de comunicação" (:lol:) maior foi por culpa dele. :think: Pelo que eu me lembre ela morreu no mar, esperando por ele...as vezes, me parece, que ela tinha mais certeza do que sentia!!
 
Sem falar que, por ser da linhagem de Elros, Aldaroin possuia uma vida maior. Assim, Erendis tinha medo de sua vida ser muito curta. Na verdade, por possuir tempos devida diferentes, cada um vivia de uma maneira.
 
Eu acho ele amava sim ela, mas de um mode diferente e ela nao entendia, e fato de ele gostar do mar irritava ela por q ela tinha medo de peder ela em umas das viagens
 
Creio que Aldarion a amava sim, o problema estava na época em que viviam. Apesar de gozarem do apogeu de Númenor, A Terra-média encontrava-se a mercê de Sauron. Aldarion estava dividido entre as obrigações reais que tinha para com a ilha e sua amada esposa e para com os povos que suplicavam por sua ajuda, principalmente o povo de Círdan e Gil Galad. É uma história triste e irônica, pois quanto mais aumentava o prestígio de Aldarion na T-m, mais aumentava o desprezo de sua esposa e conterrâneos que o pré-julgavam como boçal e sem dignidade para com a tradição de Númenor. Tanto que até sua filha o menosprezava.
 
Sempre gostei de Aldarion pela sua paixão pelo mar :mrgreen:... Quando li o Contos Inacabados esta foi uma das partes que me fizeram amar ainda mais Tolkien :cerva:...

Acho que Aldarion e Erendis eram pessoas muito diferentes em idades e comportamento mas um amava o outro e isso é algo fantástico mesmo sendo tão difícil o relacionamento entre os dois...
 
Talvez o ideal de conquista dele fosse o mar, com honra, desejo de ser alguém de sucesso... Talvez isso fosse importante para o 'ego' dele... Erendis era o seu lado emocional, era o sentimento afetivo em relação a amor... Mas, como já dito, é uma ironia... Apesar de tudo isso, é o meu Conto favorito...
 
O Conto se Aldarion e Erendis, é um daqueles contos sobre um homem dividido entre dois amores. Ele amava mesmo Erendis, tanto que, por alguns momentos, ele esquecia o mar, e vivia com ela. Mas ele era dividido, e ambos muito teimosos, de personalidades muito fortes...

Deu no que deu....


Mas de Fato é um conto muito bom...
 
E foi graças a esta teimosia de Aldarion que a Terra-média não sucumbiu ao domínio de Sauron. E somente após ler a carta de Gil-Galad que Erendis finalmente soube o motivo das ausências de seu esposo. Aí já era tarde, ela havia tornado-se amarga e hostil a todas as pessoas que o cercavam, instilando o ódio a todos os homens que saíam pra navegar, praticamente dividindo a população de Númenor entre os moradores dos portos e os habitantes da ilha.
 
Última edição:
Eu também sou do time que defende o Aldarion. Erendis não soube reconhecer, na maioria das ocasiões, que por mais que ele navegasse também por prazer, o que ele fazia era algo para a coletividade, para todos os povos da Terra-Média, além de Númenor.

Mas... não custava nada ele enviar algum mensageiro para a ilha avisando do atraso, mandando notícias, dizendo que iria se atrasas. Claro que isso iria tirar parte da história, mas Erendis não devia se importar muito com esse detalhe.
 
Maglor disse:
Eu também sou do time que defende o Aldarion. Erendis não soube reconhecer, na maioria das ocasiões, que por mais que ele navegasse também por prazer, o que ele fazia era algo para a coletividade, para todos os povos da Terra-Média, além de Númenor.

Mas... não custava nada ele enviar algum mensageiro para a ilha avisando do atraso, mandando notícias, dizendo que iria se atrasas. Claro que isso iria tirar parte da história, mas Erendis não devia se importar muito com esse detalhe.

Ah, eu não tenho tanta certeza... Imagina, você ama alguém e essa pessoa sai para viajar sem ter uma data para voltar, sendo que podem se passar 1 ano a 10 anos sem ele voltar... Acho que com o tanto tempo que Erendis ficou se amargurando de Aldarion sair para o mar isso a fez 'odia-lo'... Acho que com tanto tempo em Númenor sua mente foi ficando fraca e ela então não conseguia ver mais além daquilo, ela foi meio que afundando em seu próprio mundo :eek:...
 
Statues Argonath disse:
Ah, eu não tenho tanta certeza... Imagina, você ama alguém e essa pessoa sai para viajar sem ter uma data para voltar, sendo que podem se passar 1 ano a 10 anos sem ele voltar... Acho que com o tanto tempo que Erendis ficou se amargurando de Aldarion sair para o mar isso a fez 'odia-lo'... Acho que com tanto tempo em Númenor sua mente foi ficando fraca e ela então não conseguia ver mais além daquilo, ela foi meio que afundando em seu próprio mundo :eek:...

Eu concordo com essa coisa de que foi um erro ele ter saído sem ter hore para voltar, sem ter vontade nem de mandar mensageiro... Mas a Erendis também teve seu erro, pois acho que ela, em vez de ter-se confinado em seu próprio tormento e ter-se consumido pelo ódio e ciúme. Isso só traria mais desgraça e faria dela alguém mais fraco, mais impotente na situação. ela poderia ter pensado em algo mais ativo, ou ao menos não ter parado sua vida, ao menos ter mostrado a ele que ela estava lá. Daí talvez ele sentisse 'falta' dela. Mas é complicado XD
 
Sinceramente, pessoal, talvez eu ofenda a todos aqui, mas para mim nenhum amava o outro.

O que podemos conceituar como amor? Alguém aqui pode conceituar?

Bem, para mim amor é um sentimento tão único e complexo que não dá para explicar. Mas podemos dizer que amor é devoção, dedicação, fidelidade, carinho entre outras coisas e também, renúncia.

Às vezes, para se amar alguém é preciso renunciar certos prazeres para que o verdadeiro amor possa prevalecer.

Para mim, Aldarion amava o mar e suas aventuras, ele amava ser livre, fazer o que bem entendesse, tanto é que contrariou muitas vezes o seu pai.

Para mim, Erendis amava Numenor, amava as terras da ilha e adorava o seu lar. Se ela realmente amasse Aldarion teria abandonado tudo e o seguido como ele pretendeu uma vez e ela negou.

Para mim faltou isso, a renúncia. Se você ama alguém, nada poderá se sobrepor a esse amor. Se isso acontece, o amor vira outra coisa.

O que Aldarion sentia por Erendis e vice versa, talvez fosse alguma paixão, algum sentimento que os faziam felizes quando estavam juntos, mas que preferiam estar separados. E não podemos dizer que eles não tentaram ficar juntos. Tanto ele a chamou para o mar como ela também implorou que ele ficasse em terra.

Essa é a minha opinião, faltou o amor. Tomem um exemplo, se Lúthien amasse Doriath mais que tudo, teria fugido para ficar com Beren?

Elessar Adan
 
é eu axo tambem q eles naum se amavam, quem ama naum deixa o orgulho subir a cabeça e ele realmente deixava a pobre Erendis a ver navios...rs! parecia muito desinteressado...por sua vez ela naum entendia q ele amava o mar e etc, se gostasse dele respeitava e ateh incentivava com o proposito de faze-lo feliz ( fizesse umas viajenzinhas com ele tb...rs)....enfim...precisaria haver uma renuncia e pequenas conseções de ambos os lados...mas eles naum estavam dispostos a fazer.
 
Statues Argonath disse:
Acho que com o tanto tempo que Erendis ficou se amargurando de Aldarion sair para o mar isso a fez 'odia-lo'... Acho que com tanto tempo em Númenor sua mente foi ficando fraca e ela então não conseguia ver mais além daquilo, ela foi meio que afundando em seu próprio mundo :eek:...

É. Eu acho que ela não tinha escolha. O casamento era "obrigatório", e as viagens incertas de Aldarion começaram a fazer mal à ela. E aí ela ficou meio doida, parou mesmo de apreciar as coisas e pessoas.

Quanto a Aldarion... Bem, eu acho que era muito cômodo pra ele viajar pra onde quisesse, quando quisesse e o tempo que quisesse, sabendo que sua esposa estava quietinha em casa o esperando. Até o momento em que ela resolveu se rebelar. :hanhan:
 
Última edição:
Elessar Adan, é aí que tá. Eles se amavam (na minha opinião), e um deles teria que ceder. Mas qual deles? Ambos tinham personalidades fortes e eram orgulhosos, mas seria mais "justo" para qual deles ceder?
E o amor tem diferentes formas, seria justo desistir de um amor por outro?
 
Aldarion a amava sim, mas diferente dela, tinha uma visão mais ampla do mundo e de seus problemas. Quantas vezes ele a convidou para conhecer a Terra-média? Númenor tornou-se pequena demais para ele e seus habitantes preocupavam-se somente com as tradições, burocracia, enriquecer e em como atingir a imortalidade; poucos se importando com o que acontecia longe da ilha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo