• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Akira Kurosawa

Sister Jack

Usuário
Vou fazer um comentário nos 3 filmes de Akira Kurosawa, um deus do cinema, que eu assisti:



--------------------------------------------------------------------------------------
107702.jpg


YOJIMBO - O GUARDA COSTAS

Esse foi o último dos filmes de Kurosawa que assisti. Foi hoje a tarde.

Yojimbo significa guarda-costas, um protetor, um guerreiro pago para fazer serviços.

Sanjurô é um samurai que chega de viagem em uma pequena cidade no século 17. Ele encontra a cidade vazia, silenciosa. As pessoas que moram lá se escondem em suas casas, amedrontadas pelas duas gangues que dominam a cidade. A gangue de Sebei e de Ochitora. Sanjorô, enquanto conversa com um velho dono de um bar da cidade, depois de ouvir as estórias tristes do velho sobre a cidade, decide tentar acabar com a violência lá. Ele começa a fazer planos e armadilhas para que as duas gangues se enfrentem e se matem.

O filme é simplismente perfeito. Sim. Em todos os aspectos. Da trilha dramática à direção que é linda e poética. Quase ninguém faz filmes tão encantadores e bonitos de olhar como Akira. A beleza é uma característica presente em todos os seus filmes. Só que em Yojimbo, Akira usa tons mais sombrios para filmar as cenas, principalmente quando o filme vai chegando perto do final.

O diretor consegue criar uma tensão, suspense e emoção que ultrapassam qualquer filme de hoje em dia. Seu herói, Sanjurô, é interpretado por Toshiro Mifune, um outro deus, só que esse é dá atuação. E essa atuação é tão boa que nos conquista na hora. Nos ultimos 40 minutos desse filme, tudo que eu pude fazer era sentar bem perto da TV e torcer para o samurai.

As lutas são poucas, mas quando acontecem, fazem qualquer um babar. A
maioria das lutas são rápidas, inesperadas, e sem cortes. A adrenalina sobe toda vez que Sanjurô tira a sua espada e desafia os outros.

E a estória é brilhantemente escrita. Tem várias intrigas, surpresas, e momentos heróicos. Eu preciso ver esse filme novamente antes de ter certeza do que estou falando. Sempre assisto de novo. Mas enquanto isso, acredito que esse seja o melhor filme de Akira Kurosawa, e provavelmente, um dos melhores filmes de todos os tempos.

NOTA 10




--------------------------------------------------------------------------------------
sevensam_rt.jpg


OS SETE SAMURAIS

Esse foi o primeiro filme de Akira Kurosawa que assisti. Assisti duas vezes, na verdade. Ele é enorme, um épico de 3 horas e 28 minutos. E acredito que esse seja um pequeno problema para o filme, minha única reclamação. Tem cenas no filme em que ele arrasta um pouco, cenas de pouco interesse, que não tem um grande motivo para estar lá.

O filme tem momentos emocionantes espalhados pelo filme inteiro, e é isso que o faz se manter interessado.

O uso de camera lenta nesse filme é tão bom que eu não consigo expressar com palavras. Você tem que ver pra crer. E dá pra ver uma mudança de clima e atmosfera do filme. Ele começa a ficar mais pesado quanto mais perto do final ele fica.

A estória do filme é ultra heróica. Acho que até mais que Yojimbo. A estória é sobre o chefe de uma vila manda 4 homens para uma cidade próxima para buscar ajuda. Sua vila está sendo atacada por ladrões, que roubam a comida do povo todo mês. Os 4 homens, chegando na cidade, encontram Shimura, um grande mestre samurai que decide ajudá-los mesmo sabendo que não vai receber quase nada. Ele reune mais 6 samurais para ajudá-lo a combater os ladrões da vila.

O filme tem vários personagens e todos tem vida e são desenvolvidos bem, mesmo alguns aparecendo mais que outros. A estória com certeza se concentra em Shimura, e um outro samurai, mais irresponsável e meio bêbado, chamado Kikuchyio. Este é interpretado perfeitamente por Mifune. É o trapalhão que se torna herói. E o filme é cheio de pequenas tramas tocantes, como a paixão do aprendiz de samurai e uma garota da vila.

Novamente, os melhores momentos do filme são os mais dramáticos e heróicos. O começo é chocante, mostrando o povo da vila reunido, chorando sem parar. Eu fico com os olhos molhados nessa parte pq as atuações são tão boas e reais que não tem como não sentir a tristeza do povo da vila. E um outro momento incrível do filme é a batalha final, dos samurais e o povo da vila contra os ladrões, que acontece em uma tempestade. Inesquecível.

O filme também tem uma das melhores trilhas para um filme. É daquelas que você termina de ver o filme e continua com ela na cabeça, cantando sem perceber. O filme tem pequenas falhas, mas ainda sim é excelente.

NOTA 9,0




--------------------------------------------------------------------------------------
105524.jpg


SONHOS

Esse eu vi um dia na HBO. Eu vi na programação um filme chamado Sonhos, e olhei na sinopse e vi que era um filme de Akira Kurosawa. Como tinha adorado Os Sete Samurais, decidi assistir. Uma coisa que me impressionou foi que esse filme é bem mais recente. Enquanto Samurais é de 54 e Yojimbo é de 61, Sonhos é de 90.

Sonhos é bem diferente dos outros filmes de Kurosawa que assisti. Ele é colorido, conta várias pequenas estórias diferentes, não involve nenhum samurai, e é muito mais pessoal.

Começo a falar do filme pela fotografia. É como o uso de camera lenta em Samurais, não faço a menor idéia de como descrever. É linda. Linda, perfeita, bela. De tirar o fôlego. Dá tudo o que um filme de fantasia de Akira Kurosawa precisa. Você nunca vai esquecer as imagens que Akira coloca no filme. Em um dos contos você vê um vulcão entrando em erupção e a fumaça tóxica aproximando dos sobreviventes. Você vê criaturas demôniacas sofrende em poços de lavas. Uma passeata, um costume japonês usando máscaras e fantasias enquanto caminham em uma floresta cheia de luzes coloridas. Um homem assistindo um éxercito de soldados mortos atravessar um túnel. Uma viagem de uma pessoa por vários quadros.

Os contos variam de incrívelmente alegres e belos, à sombrios e chocantes. São sonhos de Akira Kurosawa, e não são feitos para serem entendidos por ninguém além de Kurosawa, mas com certeza podem ser apreciados. E devem.

NOTA 9,0


Comentem sobre suas experiências com filmes de Akira e me recomendem que filme dele eu devo ver na próxima vez.
 
Olha não sou cinéfila como vocês (como conseguem?!?) mas um que assisti e achei legal foi um dos contos de Sonhos.

O que gostei em especial foi do casamento das raposas. Me identifiquei pra caramba com a mãe do menino. O conto foi feito para que as pessoas ficassem indignadas com a atitude da mãe 'desnaturada', mas ao mesmo tempo Akira presta homenagem a esse tipo morimbundo de filosofia nipônica: de responsabilidades e de amor.

Não gosto de dar notas, mas a sequência final é algo lindo de morrer. As cores e o clima são totalmente opostos, mas poéticamente combinam de forma estranha e surreal. Dá aquele tom de "isso não pode estar acontecendo!"
 
orra... Akira! mTo loco!

pena eu só ter visto um deles... os sete samurais.
mas já valeu a pena.
O filme pode ser bem violento, mas q eh bizarro, é.

Esse dreams ae é bom??
 
Entre Yojimbo e Os 7 samurais, eu prefiro os Sete....

NOta 10 pros Sete Samurais
Nota 9.5 pra Yojimbo
 
Meu amigo ... Os Sete Samurais é muito bom!! Um dos melhores filmes que eu já vi. Muito tocante, perfeito. Os personagens são muito bem desenvolvidos, o ritmo do filme, a trilha sonora ... tudo é muito bem feito. Especialmente a interpretação de Mifune. Alias, o conceito dos samurais ajudarem a vila por práticamente nada é emocionante.
Sonhos eu já vi também, e gostei bastante, Yojimbo não ... mas tu me deixou curioso.
Eu também já vi Ran, Derzu Uzala e Kaguemusha ... todos excelentes. Uma pena que eu não conheço outros cineastas japoneses, porque a impressão que eu tive com Kurosawa foi a melhor possivel.
 
To postando aki uma biografia dele e a filmografia que eh mto maior do que eu imaginava...hehehe

Akira Kurosawa (1910-1998)

Akira Kurosawa foi pintor, ilustrador de revistas, publicitário e assistente de direção antes de se tornar cineasta. Mesmo depois de ter feito alguns filmes, continuou escrevendo roteiros e produziu mais de 20 argumentos até 1965.

Cineasta japonês mais conhecido no Ocidente, Kurosawa também ajudou a popularizar o cinema em seu país. O Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1950 para Rashomon chamou a atenção para o diretor. Com Os Sete Samurais (1954), Kurosawa conseguiu também sucesso de público. Nos Estados Unidos, a trama foi adaptada para o western Sete Homens e Um Destino, dirigido por John Sturges, em 1960.

O heroísmo é um tema recorrente em sua obra. Seus protagonistas invariavelmente preferem a honra a qualquer outro valor. O cineasta declarou que deriva daí o seu gosto por Shakespeare, de quem adaptou Rei Lear (Ran) e "Macbeth" (Trono Manchado de Sangue). Outro assunto abordado com freqüência é a bomba atômica. Um episódio de Sonhos e o filme Rapsódia em Agosto expõem a visão pessimista do diretor diante da explosão que destruiu duas cidades japonesas.

Kurosawa chegou a tentar o suicídio no começo dos anos 70. O motivo seria um misto de problemas financeiros e a incompreensão que enfrentava em se próprio país. Recuperado, rodou Dersu Uzala, em co-produção com a então União Soviética.

Apoiado por cineastas norte-americanos como Francis Ford Coppola e George Lucas, obteve recursos para criar novas obras-primas como Kagemusha. Foi laureado com dois Oscar de filme estrangeiro e um prêmio honorário da Academia de Hollywood. Morreu de hemorragia cerebral em 1998.

Filmografia:

Judo Saga/Sugata Sanshiro (1943)
Ichiban Utsukushiku (1944)
Judo Saga II/Zoku Sugata Sanshiro (1945)
Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre (1945)
Asu O Tsukuru Hitobito (1946)
Waga Seishun Ni Kuinashi (1946)
Subarashiki Nichiyobi (1947)
O Anjo Embriagado (1948)
Shizukanaru Naru Ketto (1949)
Cão Danado (1949)
O Escândalo (1950)
Rashomon (1950)
Hakuchi, o Idiota (1951)
Viver (1952)
Os Sete Samurais (1954)
Anatomia do Medo ou Registro da Vida de um Homem (1954)
Ikimono No Kiroku (1955)
Donzoko (1957)
Trono Manchado de Sangue (1957)
A Fortaleza Escondida (1958)
O Homem Mau Dorme Bem (1960)
Yojimbo (1961)
Sanjuro (1962)
Céu e Inferno (1962)
A Barba Ruiva (1965)
Dodeskaden (1970)
Dersu Uzala (1975)
Kagemusha, a Sombra do Samurai (1980)
Ran (1985)
Sonhos (1990)
Rapsódia em Agosto (1991)
Madadayo (1993)
 
Dizem que Rashomon é ótimo, são três personagens que se escondem em um templo durante a chuva e contam estórias.

Olha, do Akira eu sei que o George Lucas plagiou de A Fortaleza Escondida:

- a cena do servo alto e magro discutindo com o baixinho e gordo que caminho tomar no deserto, e eles encontrando-se depois no calabouço da fortaleza (o Lucas pôs os robôs C3PO e R2D2 no lugar). Depois de assistir, vc vê que o plágio é total!! Filme:

- A cena em que os dois samurais lutam no topo da fortaleza, e os relâmpagos refletem nas suas espadas, uma verde, a outra vermelha, e elas parecem sabres de luz...sem comentários

.Já tentei retirar em vídeo tanto o Rashomon quanto A Fortaleza Escondida, e não acho. :(

Do Akira, meus favoritos são Dersu Usala (lindíssimo) e Kagemusha.

Dersu Usala: é o nome do personagem principal, um habitante da taiga humano e sábio. É um filme humanista, lindo.

Kagemusha: tem uma cena de pesadelo, do samurai morto fazendo voar em cacos sua urna funerária, que eu nunca mais esqueci. A história é ótima: arranjam um sósia para o samurai (ele é como um barão) para que seu feudo não se esfacele. Só que o sósia se apega ao neto do falecido, e não consegue sair da situação.

Ran tem uma fotografia linda, é a versão japonesa do Rei Lear. A simbologia é muito bonita; o filho primogênito usa o brasão de um sol, o segundo de um meio sol e o mais novo (o que faz a vez de Cordélia) uma lua crescente - simbolizando a sensibilidade, talvez. É um filme longo, porém.
 
Só assisti Os 7 Samurais e o Rhapisody in August e acabo não podendo falar muito sobre seus filmes e forma de dirigir... sei apenas que Kurosawa é o senhor dos silencios poeticos! Em Rhapsody mesmo a cena em que ancião olha a lua com as crianças em é barbara...
preciso ver mais filmes dele :tsc: [/i]
 
Assisti..............


O melhor filme do Akira Kurosawa................


Um dos filmes que mais facilmente entrou no meu Top 10...................


Está em quinto lugar........................


dersu_uzala_poster.jpg




DERSU UZALA é o melhor filme de Akira Kurosawa que já vi até agora. Ele tem uma atmosfera completamente hipnótica, que transporta você para aquela floresta e mostra o poder de beleza e fúria da natureza.

Os personagens são incríveis e os laços criados entre eles são no mínimo emocionantes. O personagem principal, Dersu, é um sábio que está em completa conexão com a natureza e ele ensina a Arseniev um pouco sobre isso.

O filme é muito deprimente, como as cenas no ato final, quando Dersu se afasta da floresta por algum tempo, se sentindo sem conforto.

Kurosawa, além de colocar uma história emocionante na tela, ele a colocou com uma beleza incrível. A fotografia da floresta e das viagens e o rítimo lento do filme criam visuais e cenas de tirar o fôlego. Como eu falei antes, hipnótico.

O filme é inspirador.......


É poderoso...........


É Kurosawa..........


DERSU UZALA.



NOTA 10



PS: Eu fiz esse poster aí... :)
 
Sou muito fã de Akira Kurosawa tb!
É meio complicado de conseguir os filmes dele por aqui,mas procurando bem a gente encontra!!
"Os 7 samurais" é clássico!!!!
Um ótimo filme!!!

"Yojimbo" tb eu assisti!!
Gostei muito desse filme!!!
Foi o melhor de todos os q já vi de Kurosawa!!
É o filme de samurai definitivo,sem dúvida alguma!!!

E tb vi "Trono manchado de sangue"!!
Q é uma adaptação de "Macbeth",de Shakespeare!!
É a mesma história só q no Japão medieval!!
Filme clássico!!A cena final é fantástica!!
Nota 10!!

Aliás,todos os filmes de Kurozawa q eu assisti são nota 10!!
Por isso ele é um dos meus diretores preferidos...e não vejo a hora de assistir "Depois da chuva",q apesar de ñ ser dirigido por ele,foi filmado por um de seus maiores "discípulos"!
Esse foi o filme q Kurosawa não conseguiu filmar antes de morrer,deixando apenas o roteiro pronto!
E segundo todos q assistiram o filme,ele está como o mestre queria!

Uma pequena sinopse:
DEPOIS DA CHUVA

Quando um rio transborda por causa de uma enchente, um grupo de viajantes é obrigado a ficar numa pequena hospedagem. Misawa, um ronin pobre, e sua mulher Tayo estão entre eles. A chuva continua, aumentando a tensão entre os hóspedes. Assim, Ihei decide organizar uma festa, para elevar o ânimo do grupo. Sem dinheiro para levar seu projeto adiante, ele vai até o castelo vizinho e faz uma aposta com um mestre de esgrima. Embora desastrado nas relações humanas, ele é formidável neste duelo a dinheiro, mesmo que não sendo digno da conduta de um samurai. Shigeaki, o lorde do local, impressionado pelas habilidades de Ihei, o convida para ser o mestre de esgrima em seu feudo. Ihei fica encantado com a oferta, despertando a inveja dos outros lutadores, que acham que este posto deveria ser de um deles.
 
Eu vi uma reportagem desse filme na SET... é do diretor Takashi Koizumi, a partir de um roteiro do Kurosawa... tava escrito na revista que: "o diretor realizou uma homenagem ao mestre japonês ( Akira Kurosawa ), contando uma história que ele não conseguiu filmar antes de sua morte, no ano passado, aos 88 anos"
 
Eu cheguei a assistir os 7 samurais...
mas ja se fazem muitos anos...
e este nao e meu estilo de filme, apesar de ter gostado dele...
 
Eu cheguei a assistir os 7 samurais...
mas ja se fazem muitos anos...
e este nao e meu estilo de filme, apesar de ter gostado dele...


Já tentou assistir Dersu Uzala ou Sonhos? Você pode mudar de idéia...
 
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH!!!!!!!!


Eu vi 2 FILMES EXCELENTES do KUROSAWA essa semana.




RASHOMON

190085.jpg


Espetacular! Brilhante! Perfeito! Melhor filme de crime que eu já vi! Sabe, é aquele tipo de filme de investigação em que testemunhas de um crime contam cada um uma versão diferente do que aconteceu. Pois é, esse filme inventou essa técnica!

A fotografia é MARAVILHOSA como sempre e o filme estrela Toshiro Mifune, o super mega deus da atuação. A estória é do tipo que te prende desde os primeiros minutos e segura a seu nariz esmagado na Tv pelo resto da duração, com uns 5 ou 6 momentos de pura tensão e emoção.

Sem contar que o filme tem a melhor luta de espadas que eu já vi até hoje.

AMEI O FILME! Meu segundo favorito do Kurosawa, perdendo pra Dersu Uzala. Está no meu TOP 10.




TRONO MANCHADO DE SANGUE

102561_thumb.jpg


Acabei de assistir esse. O filme tem uma estória mágica e épica, envolvendo bruxas de florestas prevendo o futuro e samurais tomando o poder de um enorme castelo. A fotografia no filme é hyper sombria e atmosférica, cheia de neblina, especialmente a cena da floresta.

O roteiro do Kurosawa foi inspirado em Macbeth, do Shakespeare!!!!!!! A trama é cheia de assassinatos, reviravoltas, batalhas e disputas entre reinos! Mas no fundo, é a estória de Washizu, um samurai influenciado pela a ambição de sua mulher, que faz tudo para chegar ao topo do poder de sua terra!

O final do filme é um dos melhores que eu já vi! Os últimos 10 minutos eu tava assim: 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O



Bem, depois de tantos filmes do Kurosawa, acabei de decidir que ele é, oficialmente, o MEU DIRETOR FAVORITO!!!!!!!!!!!!

SIM!

Nenhum diretor, nem Kubrick, nem Spielberg, nem Hitchcock, nem Tarkovsky consegue colocar tanta emoção em uma estória, consegue prender tanto o público em uma trama, e criar tantos visuais belíssimos como o Kurosawa! Ele é O MESTRE!!!!!!!!!

Meu TOP do Kurosawa:

1 - DERSU UZALA

2 - RASHOMON

3 - TRONO MANCHADO DE SANGUE

4 - YOJIMBO

5 - OS SETE SAMURAIS

6 - SONHOS

7 - VIVER


E amanhã........... eu vou assistir......... um dos filmes mais aclamados de Kurosawa...........


RAN
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo