• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Akira Kurosawa

Nada contra Os sete samurais é excelente filme também. Mas Acho que Os Sete Samurais ficou um filme um pouco cansativo em alguma partes, principalmente ali no meio do filme, antes das batalhas começarem.
Pra mim, A história do Ran é mais interessante. O filme também é mais grandioso, mais arrebatador.
 
Nada contra Os sete samurais é excelente filme também. Mas Acho que Os Sete Samurais ficou um filme um pouco cansativo em alguma partes, principalmente ali no meio do filme, antes das batalhas começarem.


Que partes? Eu sempre achei que o filme inteiro era interessante, principalmente no treinamento do povo da vila e na preparação pra batalha.
 
Sabe...Vocês falam tanto dos épicos, mas acho que se esquecem de consider Madadayo, que traduz muito de Akira...É um filme curto, simples, mas que traz passagens inesquecíveis de um autor que enterrou sua tentativa comercial e que reconheceu na atualidade grandes interesses....Enfim, é a mostra de um genio no ápice de seu amadurecimento....=)(Acho que se idolatria é um pecado , já estou no inferno, a não ser que Kurasawa seja Deus...=) :cheers:
 
Hum, eu não gosto só dos épicos do Kurosawa.

Aliás, os meus dois filmes favoritos dele não são épicos, mas sim dramas existenciais levado por personagens e não pela grandesa: Dersu Uzala e Rashomon.

Eu nunca vi Madadayo, mas eu sou louco pra ver. Dizem que é parecido com Dersu Uzala.
 
É, eu considero o melhor...Madadayo tem toda densidade de um drama, com todas as suas lições, mas é leve, suave, não deprime o espectador...Lhe faz querer sair sorrindo e mudar o mundo...É como a lição de um ancião...Um filme Maduro..=)
 
Eu vi 5 filmes do Kurosawa.

Sonhos
Yojimbo
Sanjuro
Os 7 Samurais
Dersu Uzala


Yojimbo
As imagens do filme são exceletens.
As lutas são excelentes, creio que por não ter cortes.
Toshiro Mifune está ótimo.

Porém tenho minhas reclamações.
Eu achei a história do filme muito simples, não me envolvi muito com ela.
Outra coisa, no começo as lutas entre os dois clans eram engraçadas, é uma sátira, porem o filme vai mudando de tom, fica sério.
Não gostei da mudança, devia ser ou de um jeito ou de outro.

Confesso q esperava mais.

Nota: 8.5

Sanjuro
Aqui todas as minhas expectativas foram superadas.
A história é mais séria do q em Yojimbo, Toshiro Mifune está melhor ainda, é impossivel não gostar do personagem.
As lutas ficaram melhores.

Nota: 9.5

Sonhos
Tem uns contos que eu gosto, outros não.
O filme inteiro é lindo visualmente.
Em particular, eu gosto daquele A Cidade dos Moinhos de Agua, passa uma ótima mensagem.

Nota: 9.0

Os 7 Samurais
Este é meu segundo preferido.
A história emociona, e há uma cena épica, a batalha na chuva.
Novamente temos Toshiro Mifune, neste filme ele ainda não era um astro, mesmo assim me arrisco a dizer q foi a melhor interpretação dele q eu vi.

Nota: 9.5

Dersu Uzala
Esse é O filme do Kurosawa.
Primeira coisa que eu digo, não há como não ficar emocionado.
O caçador mongol é um velho sábio q faz amizade com o lider da expedição. E amizade vai se desenvolvendo.
A fotagrafia é maravilhosa.
E o final mostra a crueldade do ser humano.

Nota: 10


PS: Eu tenho o DVD de Ran, mas ainda não o vi.
 
Yojimbo
As imagens do filme são exceletens.
As lutas são excelentes, creio que por não ter cortes.
Toshiro Mifune está ótimo.

Porém tenho minhas reclamações.
Eu achei a história do filme muito simples, não me envolvi muito com ela.
Outra coisa, no começo as lutas entre os dois clans eram engraçadas, é uma sátira, porem o filme vai mudando de tom, fica sério.
Não gostei da mudança, devia ser ou de um jeito ou de outro.

Confesso q esperava mais.

Mas vc tem que confessar que os últimos 30 minutos são incrívelmente tensos e emocionantes, certo?

Novamente temos Toshiro Mifune, neste filme ele ainda não era um astro, mesmo assim me arrisco a dizer q foi a melhor interpretação q eu vi.

Não está longe da verdade. Toshiro Mifune purifica tudo que ele toca. Ele DETONA!!!

Dersu Uzala
Esse é O filme do Kurosawa.
Primeira coisa que eu digo, não há como não ficar emocionado.
O caçador mongol é um velho sábio q faz amizade com o lider da expedição. E amizade vai se desenvolvendo.
A fotagrafia é maravilhosa.
E o final mostra a crueldade do ser humano.

Nota: 10

Quando eu li esse seu pequeno comentário, eu confesso que fiquei emocionado! :mrgreen:

Concordo com cada pequena letra que vc colocou aí.

Dersu Uzala é perfeito.
 
Ahhhhhhh!!!!
Eu só vi o Ran, Os Sete Samurais e Sonhos. :x O que já é maravilhoso! 8-)
São perfeitos!! :grinlove:
Eu quero ver todos os outros!
Akira Kurosawa é muito F***!!!! :mrgreen:
Obrigado pelas recomendações citadas nos tópicos.
Depois de vê-los eu digo o que achei.
Abraços e beijos!

Membro e aspirante a algum cargo no Conselho Etílico. :beer:
 
Eu vi dersu zala e sonhos..

no sonhos eu dormi :P mas eu durmo em tudo que é filme mesmo, mas da segunda vez assisti, a parte da neve é realmente desesperadora... deus. fiquei muito aflita.

dersu zala é muito bonitinho
 
Finalmente vi RAN e tenho meus comentarios.

Quando a última cena do filme estava passando, meus olhos lacrimejaram.
Não foi pela cena em si, mas pelo filme todo, que é muito emocionante, assim como a maioria dos filmes do Akira.

Mas esse tem algo a mais, assim como Dersu Uzala.

É até perda de tempo falar sobre as imagens dos filmes de Kurosawa, pq são sempre perfeitas. Ran não é diferente.

O Grande Lorde Hidetora era pai de 3 filhos. No ínicio do filme ele os comunica que vai deixar o poder nas mãos deles, mas o filho mais velho teria o poder supremo. Eles acabam discutindo e Hidetora expulsa o filho mais novo de sua casa, deixando com ele o pior dos 3 castelos.

Hidetora, já sem poder vai pedir abrigo pros dois primeiros filhos, e eles negam.
Só resta pedir ajuda ao filho mais novo, mas ele não tem coragem pra isso, encarar o filho q ele proprio expulsou de sua casa quando era o Lord Supremo.

Apartir dai o filme vai se desenrolando.

A primeira batalha tem uma grande carga emocional, a musica nessa hora é absolutamente perfeita, tornando a batalha uma verdadeira obra-prima. Lógico que tem alguns defeitos técnicos, mas a emoção toma conta.

Uma verdadeira obra prima do cinema japones.

Nota 10.
 
Curiosidade

Yojimbo rendeu um remake dirigido por Walter Hill e estrelado por Bruce Willis, Christopher Walken chamado "Last Man Standing (1996)".
O roteiro adptado para os tempos da lei seca nos EUA.
Não é um filme ruim é bem legal mas Yojimbo é Yojimbo, Akira Kurosawa é Akira Kurosawa.


Abraços Gustavo
 
Eu vi Madadayo, o último filme do Kurosawa, hoje cedo. Foi postado no meu site: www.monkeu.kit.net

MADADAYO (Akira Kurosawa, 1993)

Madadayo, que significa "Ainda não", é um título apropriado para esse filme. O último filme que o mestre Kurosawa fez em sua carreira. Ele é, de uma maneira, um filme sobre o próprio Kurosawa. Aborda o tema da velhice, como em Ikiru, mas agora com uma trama mais simples, mais poética. O filme é cheio de sentimentalismo, mas nenhum dos acontecimentos parece ser forçado ou um jeito barato de arrancar lágrimas do espectador. Se você chorar nesse filme, vai ser por genuína tristeza, ou dependendo do caso, felicidade.

O protagonista do filme é chamado de Hyakken, mas quase não ouvimos esse nome ser falado no filme. Ele é um professor aposentado e os seus alunos o chamam de "sensei" (ou mestre/professor). Pela cena inicial, que se passa na última aula que o Professor dá, ele anuncia a sua saída da escola. Os alunos todos adolescentes se levantam das cadeiras e cantam uma música em homenagem a ele. A história continua depois, na casa do Professor, sendo visitado por seus alunos mais velhos e conversando sobre a vida que ele teve. A época que o filme se passa é 1943, a época da segunda guerra e com bombardeios aéreos acontecendo o tempo inteiro. Um deles, infelizmente, atinge a casa do Professor.

A admiração dos seus alunos que o chamam de ouro maciço é tanta que preparam ao seu professor uma festa para comemorar o seu aniversário de 61 anos, chamado o "Dia do Madadayo". A generosidade desses personagens é verdadeira. Não podemos culpar os alunos por gostar tanto do seu professor. O Sr. Hyakken é um velho bondoso, com um grande senso de humor e a sensibilidade de uma criança. Todos gostam da sua companhia. Ele é como o pai deles. Mais tarde no filme, o professor perde o seu gato Nora que um dia havia encontrado no seu jardim. Uma depressão imensa o cobre. Ele parece ser um pequeno garoto que perdeu o gato pela primeira vez. Seus alunos preparam uma busca pelo gato Nora, mas o gato não aparece de jeito nenhum. Em uma cena, o professor chora sentado em sua nova casa(comprada pelos alunos) enquanto uma tempestade sopra a árvore em seu jardim. Ele imagina o seu gato correndo por campos destruídos pelos bombardeios da Guerra. A cena é filmada com tanta perfeição por Kurosawa que não podemos deixar de nos sentir arrepiados.

O filme é filmado na maior parte com tomadas simples e uma direção calma, mas em alguns momentos, Kurosawa(já com mais de 80 anos de idade na época) mostra todo o seu talento em passar imagens belíssimas para a tela. O roteiro foi escrito com um senso de humor tão grande que o filme é até rotulado como uma comédia. Tem sim, os seus momentos de humor, mas o filme é um drama. Ou até uma homenagem. Do mesmo jeito que o Professor se sente lisonjeado por ter alunos(ou melhor ainda, amigos) tão bondosos, Kurosawa também se sente lisonjeado de ter o seu trabalho como cineasta tão aclamado. Quando vi as últimas imagens desse filme e vir a tela se escurecer, não pude conter a emoção de pensar que esse foi o último filme que Kurosawa fez. A sua carreira de 50 anos não podia ter tido um final melhor.

NOTA 8
 
Eu revi, dessa vez com mais atenção, Os Sete Samurais e cheguei a conclusão que Akira Kurosawa se igualou ao Steven Spielberg na minha preferencia.

Antigamente o meu favorito do Akira era Dersu Uzala, mas agora é Os Sete Samurais.

O filme tem quase 3:30 mas esse tempo passa voando, vc nem sente. Desde o começo, na escolha dos samurais, até aquela imagem incrivel do fim, tudo é perfeito.

Vc se envolve com a história, vc sente medo, agonia... Mas não é um filme pesado, existem vários momentos engraçados.

Mas o melhor do filme, disparado é Toshiro Mifune, eu nunca na minha vida vi uma interpretação como a dele nesse filme. É impossivel vc não gostar do personagem. É brilhante mesmo.

E repito, quem jah viu sabe, aquela cena do final, no cemitério, é incrivel, uma das melhores cenas finais q eu já vi.

Assitam.

Eh um dos meus favoritos, junto com Sociedade do Anel, Dersu Uzala e Réquiem p/ um Sonho.
 
Realmente, Wilknot, o Toshiro Mifune deu uma das melhores performances da história. E o tempo realmente passa rápido. É um dos 50 filmes mais fodidos da Terra. Mas Dersu Uzala ainda é melhor. :wink:
 
Folco Gamgee disse:
Realmente, Wilknot, o Toshiro Mifune deu uma das melhores performances da história. E o tempo realmente passa rápido. É um dos 50 filmes mais fodidos da Terra. Mas Dersu Uzala ainda é melhor. :wink:

Toshiro Mifune é incrivel.
Vc sabe outros filmes dele?
Fora Sanjuro e Yojimbo?
 
eu tava vendo na locadora e tem um filme que chama "Antes da chuva", acho que o roteiro é do Kurosawa... alguém viu esse filme?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo