• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ajuda!

Gente, eu estou no 3º semestre de Letras, nesse semestre podemos fazer a Iniciação Científica, daí que preciso de nota e resolvi fazer. Escolhi o Tolkien, queria fazer algo relacionado a literatura fantástica e Tolkien. Eu pensei em falar da influência da literatura fantástica em grupos de fãs, essas coisas, mas a professora disse que fica algo muito aberto, eu teria de ser mais específica. O problema é que só terei o mês de março pra elaborar o projeto e passar pra coordenação.

Alguém me dá uma ideia?
 
Puxa... é que a tua idéia é naturalmente ampla, acho que não tem como afunilar e achar algo mais específico dentro disso... trocar a idéia original está fora de cogitação?
 
professor é louco por "recortes" quando a pesquisa é de graduação, e eles estão certos sobre isso. eu fui fazer um estudo de ambientação de um conto de poe e rendeu coisa para caramba, imagina se tivesse feito com todos os contos como era meu plano original :dente:

o que vc pode fazer é um estudo inestigativo de escritores brasileiros que fazem literatura fantástica e foram influenciados por tolkien. eu acho que mesmo assim o tema é amplo, mas pelo menos tem um recorte definido (escritores brasileiros que fazem literatura fantástica).
 
outra opção é uma abordagem dos aspectos racionais dentro da fantasia em tolkien. no começo deste ano eu li o 'sobre contos d fadas', dele, ond ele explica mta coisa, e depois exemplifica, sobre oq ele considera realmente como contos d fadas.
 
Relações entre o uso do folclore brasileiro em obras fantásticas tomando como base escritos tolkenianos? :think:
 
JLM disse:
outra opção é uma abordagem dos aspectos racionais dentro da fantasia em tolkien. no começo deste ano eu li o 'sobre contos d fadas', dele, ond ele explica mta coisa, e depois exemplifica, sobre oq ele considera realmente como contos d fadas.

Eu li esse livro mês passado, achei muito bom! E ele toca em um tema que eu queria abordar tb: o preconceito para com esse tipo de literatura.

Mavericco disse:
Relações entre o uso do folclore brasileiro em obras fantásticas tomando como base escritos tolkenianos? :think:

Interessante, mas acho muito complexo. Só se eu analizar a trilogia do André Vianco Bento que tem um monte de seres do nosso folclore1 XD
 
Rafaela disse:
Valeu pela ajuda Anica, é uma boa ideia. Posso até usar o Fantasticon no trab... :think:

Se você vai em frente com essa ideia, Rafa, tem esse livro "Ficçao Cientifica, Fantasia e Horror no Brasil 1875 - 1950" de Roberto de Sousa Causo (eu estou doida pra ler) que talvez lhe de uma ajuda.

attachment.php


Tem pré-visualização no Google, dá uma olhada, e a parte de "Referências Bibliográficas" dele também pareceu bem interessante.

Mas a minha ideia pra um trabalho desse tipo seria a visão do Tolkien sobre os elfos; os mitos e a literatura que influenciaram Tolkien na criação dos elfos da Terra Média.
O que acha?
 
Análise comparativa é sempre interessante, apesar de batida. Ainda mais essa do mito que o inspirou. Se você procurar, deve existir um bocado de artigos e teses sobre Anel dos Nibelungos e Tolkien. Se não achar, parte pra cima que é um projeto certo.

O lance é que um projeto de IC geralmente é mais breve e dá pano pra manga pra uma futura monografia ou até mesmo dissertação de mestrado.

Trabalhar ativamente com o preconceito relacionado a determinado estilo literário não é muito interessante. Preconceito este contra o fantástico que não existe realmente: é mais impressão do grande pública que real preconceito, já que existe uma penca de escritores top de linha que escreveram literatura fantástica (reconhecidamente boa), o problema, geralmente, está na delianação que as teorias fazem da literatura fantástica.

O ideal é apenas trabalhar com o estilo escolhido e, sem mencionar em momento algum o preconceito que você acha que existe, provar a validade da obra por meios de estudos comparativos e afins.

Talvez comparar a narrativa épica de Tolkien com outras narrativas épicas. Ou fazer a comparação de tipos variados de heróis dentro da obra.

Não sei, eu, como orientador, sou um excelente orientando. Só escolho tema amplo. :timido:
 
Escolhi o conto Uma Folha por Niggle para trabalhar em minha iniciação científica. Alguém pode me dizer qual livro que fala sobre Tolkien que pode me ajudar nessa pesquisa? Eu estou com: O Dom da Amizade e Tolkien, uma biografia, além do Sobre Histórias de Fadas.
 
tenta o tree and leaf, traduzido pelo reinaldo josé lopes. tem download gratuito na valinor >> http://www.valinor.com.br/6972
 
Obrigada Anica, dei uma lida por cima e vai me ajudar muito! Como isso é difícil viu! Gostava tanto da época que eu lia só por ler, sem precisar ficar atenta a detalhes tão complicados nas histórias!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo