1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ajuda!

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_Rafaela, 23 Fev 2011.

1. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Gente, eu estou no 3º semestre de Letras, nesse semestre podemos fazer a Iniciação Científica, daí que preciso de nota e resolvi fazer. Escolhi o Tolkien, queria fazer algo relacionado a literatura fantástica e Tolkien. Eu pensei em falar da influência da literatura fantástica em grupos de fãs, essas coisas, mas a professora disse que fica algo muito aberto, eu teria de ser mais específica. O problema é que só terei o mês de março pra elaborar o projeto e passar pra coordenação.

Alguém me dá uma ideia?

2. Tijolada

Tijolada Banned

Puxa... é que a tua idéia é naturalmente ampla, acho que não tem como afunilar e achar algo mais específico dentro disso... trocar a idéia original está fora de cogitação?

3. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Sim. quero algo a ver com Tolkien e literatura fantástica. :sim:

4. Anica

Anica Usuário

professor é louco por "recortes" quando a pesquisa é de graduação, e eles estão certos sobre isso. eu fui fazer um estudo de ambientação de um conto de poe e rendeu coisa para caramba, imagina se tivesse feito com todos os contos como era meu plano original :dente:

o que vc pode fazer é um estudo inestigativo de escritores brasileiros que fazem literatura fantástica e foram influenciados por tolkien. eu acho que mesmo assim o tema é amplo, mas pelo menos tem um recorte definido (escritores brasileiros que fazem literatura fantástica).

5. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Valeu pela ajuda Anica, é uma boa ideia. Posso até usar o Fantasticon no trab... :think:

6. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

outra opção é uma abordagem dos aspectos racionais dentro da fantasia em tolkien. no começo deste ano eu li o 'sobre contos d fadas', dele, ond ele explica mta coisa, e depois exemplifica, sobre oq ele considera realmente como contos d fadas.

7. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Relações entre o uso do folclore brasileiro em obras fantásticas tomando como base escritos tolkenianos? :think:

8. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Eu li esse livro mês passado, achei muito bom! E ele toca em um tema que eu queria abordar tb: o preconceito para com esse tipo de literatura.

Interessante, mas acho muito complexo. Só se eu analizar a trilogia do André Vianco Bento que tem um monte de seres do nosso folclore1 XD

9. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Se você vai em frente com essa ideia, Rafa, tem esse livro "Ficçao Cientifica, Fantasia e Horror no Brasil 1875 - 1950" de Roberto de Sousa Causo (eu estou doida pra ler) que talvez lhe de uma ajuda.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Tem
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    no Google, dá uma olhada, e a parte de "Referências Bibliográficas" dele também pareceu bem interessante.

Mas a minha ideia pra um trabalho desse tipo seria a visão do Tolkien sobre os elfos; os mitos e a literatura que influenciaram Tolkien na criação dos elfos da Terra Média.
    O que acha?

10. Pescaldo

Pescaldo Penso, logo hesito.

Análise comparativa é sempre interessante, apesar de batida. Ainda mais essa do mito que o inspirou. Se você procurar, deve existir um bocado de artigos e teses sobre Anel dos Nibelungos e Tolkien. Se não achar, parte pra cima que é um projeto certo.

O lance é que um projeto de IC geralmente é mais breve e dá pano pra manga pra uma futura monografia ou até mesmo dissertação de mestrado.

Trabalhar ativamente com o preconceito relacionado a determinado estilo literário não é muito interessante. Preconceito este contra o fantástico que não existe realmente: é mais impressão do grande pública que real preconceito, já que existe uma penca de escritores top de linha que escreveram literatura fantástica (reconhecidamente boa), o problema, geralmente, está na delianação que as teorias fazem da literatura fantástica.

O ideal é apenas trabalhar com o estilo escolhido e, sem mencionar em momento algum o preconceito que você acha que existe, provar a validade da obra por meios de estudos comparativos e afins.

Talvez comparar a narrativa épica de Tolkien com outras narrativas épicas. Ou fazer a comparação de tipos variados de heróis dentro da obra.

Não sei, eu, como orientador, sou um excelente orientando. Só escolho tema amplo. :timido:

11. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Gente, valeu pelas dicas!!! Ajudaram muito!! Nesse fim de semana vou começar a elabortar o projeto, vcs ajudaram muito mesmo!!! :rodinha:

12. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Escolhi o conto Uma Folha por Niggle para trabalhar em minha iniciação científica. Alguém pode me dizer qual livro que fala sobre Tolkien que pode me ajudar nessa pesquisa? Eu estou com: O Dom da Amizade e Tolkien, uma biografia, além do Sobre Histórias de Fadas.

13. Anica

Anica Usuário

tenta o tree and leaf, traduzido pelo reinaldo josé lopes. tem download gratuito na valinor >> http://www.valinor.com.br/6972

14. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Obrigada Anica, dei uma lida por cima e vai me ajudar muito! Como isso é difícil viu! Gostava tanto da época que eu lia só por ler, sem precisar ficar atenta a detalhes tão complicados nas histórias!

Compartilhar