1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Ajuda] TCC - Tolkien e suas influências - Idiomas

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Aldo C.S, 9 Jun 2013.

  1. Aldo C.S

    Aldo C.S Newbie

    Parece meio estranho falar em TCC quando alguém vê minha idade, porém, a Professora de Português/Literatura quer treinar alguns dos alunos para a faculdade. A Professora apontou em minha direção e disse que eu iria fazer sozinho e que eu deveria dizer o tema que eu pretendia trabalhar, na mesma hora (segurando o livro: Os Filhos de Húrin) eu disse; Tolkien, idiomas e suas influências. O tema deveria estar relacionado a línguas, exemplo: Influencia do Latim em diversas línguas, ou a forma de escrita na Internet, etc.
    Gostaria de ajuda para entender os idiomas que Tolkien criou, li algumas biografias e vi algumas entrevistas no Youtube e gostaria de entender um pouco mais sobre as línguas. Se alguém tiver alguns documentos que relatem tudo isso, seria de grande utilidade (pode ser em inglês). Estou procurando alguns textos mas gostaria de entender de forma "informal" também, assim, fica mais fácil na hora que eu tiver de apresentar. Em minhas pesquisas sei que existe: Quenya, Sindarin, Adunaico, Westron, Telerin, Doriathrin, várias línguas Mannish, Nandorin, Sindarin Antigo, Ilkorin, Avarin, Khuzdul, Entês, Orkish e a Língua Negra, Valarin e o Élfico Primitivo.

    Agradeço desde já, talvez alguém precise entender (como eu) as criações de forma "informal".
    Observação: Eu vou montar o trabalho, etc, etc ... não estou a procura de algo pronto - é que talvez alguém entenda o tópico de forma errada.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Outro dia eu topei com esse blog interessante e postei o link dele em um tópico sobre o Smaug (uma teoria sobre a origem da palavra Smaug ter vindo do germânico). O nome dele é Midgardsmâl - Languages of Middle Earth. Está em inglês e ele solta reflexões sobre vários dos idiomas da terra média podendo servir como inspiração para a estrutura do trabalho...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O esforço de Tolkien em idiomas é amplo. Se eu fosse fazer um resumo de tudo teria que iniciar com uma introdução sobre as famílias de idiomas reais de nosso mundo (de modo geral) e entraria no tronco indo-europeu fazendo comparações com as palavras encontradas na literatura de fantasia. A partir de então afunilaria para algum dos idiomas em específico para não ficar muito extenso. Mas é claro que tudo depende de tempo e espaço. Boa sorte!
     
    Última edição: 10 Jun 2013
  4. Aldo C.S

    Aldo C.S Newbie

    Obrigador pelas dicas Neoghoster Akira era exatamente o que estava fazendo e já incorpora com o Link que o Grimnir postou (obrigado), tem a história do Idioma e também a história da criação. Fica fácil de compreender assim e também fica mais fácil para explicar.
    Um pergunta: Em relação ao Tangwar, você acham que é melhor me basear no MTP ou Inglês Britânico? Ou primeiro Inglês Britânico e depois o Português?
    Depois vou dar uma olhada no link que você postou (site inglês), para extrair algo que me ajude, desde já obrigado aos dois.
     
  5. Kurt

    Kurt El Doctor

    Uma das pessoas da equipe Valinor se não me engano fez uma dissertação de mestrado sobre o assunto, não tenho tempo agora para procurar.
    Mas, vale a leitura como apoio.
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    O adm tinha postado um tópico de Tengwar para as dúvidas no assunto. Esse aí debaixo deve servir (os craques de Tengwar de lá podem te ajudar):

    Dúvidas em Tengwar
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar