• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Ajuda] Sul do País

Flor Delacour

Usuário
Oi gente. Bem, eu e minha mãe estamos planejando uma viagem para o Sul do País, só que estamos perdidinhas de qual estado tem mais coisa pra se ver, e onde se vale a pena ir. Alguém que já foi em algum estado do sul ou mora por lá sente-se a vontade para me ajudar?

:kiss:
 
Depois dessa pergunta vai ter vários sulistas fazendo campanha pró seu estado aqui e nada mais justo que eles descreverem com maior riqueza de detalhes :lol:

Sou paulista e apesar de minha mãe ser paranaense nascida na região de Londrina, de forma neutra se eu for opinar entre os 3 estados, apesar do Paraná ter Curitiba que é uma capital maravilhosa pra se visitar e curtir no inverno, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são os estados que pra mim tem o maior número de roteiros interessantes mais próximos uns dos outros que dependendo do número de dias que você tem disponível pra viajar é possível fazer vários deles em poucos dias.

Um exemplo típico: partindo de Curitiba até Floripa que são duas belas capitais, são pouco mais de 300km de carro entre as duas cidades.
Mais ou menos na metade do caminho entre elas é possivel conhecer por exemplo Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode que são as cidades que predominam fortemente a colonização germânica e são bem agradáveis de se visitar no Inverno.

É só um exemplo simples e rápido.
 
Última edição:
Visite a Indily em Londrina, Anica em Curitiba, Vela em Florianópolis e Kainof em Porto Alegre :g:
 
não, não venha me visitar, não =P

florence, acho que depende do que vc gosta, se praia, campo, cidade, etc. por exemplo, aqui no paraná eu diria que compensa muito mais ir pra foz do iguaçu do que para curitiba, mas né, eu moro aqui e então o que turista acha legal, para mim é lugar-comum (logo, não perderia meu tempo visitando a cidade :dente: ). o problema q uma ida para foz "mata" a possibilidade de ir pro litoral catarinense, por exemplo (já que dá bastante tempo de viagem de um lugar pro outro).
 
Como bom sulista, vou dar meus pitacos (e sem puxar a sardinha para ninguém =P )

O interior do Paraná tem vários lugares bacanas. O Cânion do Guartelá (o maior do Brasil), o Parque de Vila Velha (esses dois são bem próximos um do outro), turismo rural (tem bastante na região oeste do estado, onde minha família mora), além de Foz do Iguaçu, obviamente.

Curitiba é uma cidade que eu acho bastante bacanuda pra conhecer, e dá para emendar a Serra do Mar. Descer de trem de Curitiba à Morretes/Paranaguá é deslumbrante. E ainda tem a Ilha do Mel ali pertim, que é linda. Pena que o litoral não seja grandes coisas. Mas essa opção também depende da época do ano que vocês pretendem viajar.

Santa Catarina eu conheço pouco para indicar, mas um lugar que todo mundo recomenda (e que ainda não conheço) é a Serra do Rio do Rastro. A visão é fantástica, e para quem curte um frio é uma opção muito legal no inverno. Falando em inverno também tem São Joaquim. Das praias nem precisa falar nada né?
Se curtem parques temáticos, tem tb o Beto Carrero World, que fica ali junto com as praias.
Ah, ainda tem outra opção bacanuda em outubro: a Oktoberfest de Blumenau!


No Rio Grande do Sul tem várias opções também. Canela e Gramado são lindas. Inclusive em agosto tem o Festival de Cinema de Gramado. O Vale dos Vinhedos também é um percurso bem legal para se visitar e degustar bons vinhos.

E para ajudar mais um pouco, alguns sites governamentais bacanas, com várias informações e links:
Secretaria de Turismo do PR
Santa Catarina Turismo
Secretaria de Turismo do RS
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel
Conheço pouco do Sul. Sou doida para conhecer Gramado/Canela no RS e Foz/Argentina/Paraguai.

O que eu conheço e acho que valeu muito a pena foi durante a Oktoberfest. Fiquei no balneário Camburiú e a viagem incluiu as idas para Blumenau, Joinville e o passeio no Beto Carreiro. Passeio super recomendado e bons tempos de viagem de turma X) :joinha:
 
joinville é uma delicinha mesmo. tem um restaurante na estrada no caminho entre curitiba e joinville que nusssenhora, comida alemã das boas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo