• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ajuda (Sugestão de Livros)

Nienna...

Worrier/Warrior
olá, olá amiguinhos...

Ano que vem tenho que fazer um tcc e decidi que quero fazer um paralelo entre a história das ciências e emancipação feminina.
Acabei de entrar de férias, então decidi começar a ler pra adiantar as coisas pro ano que vem e não acabar toda enrolada e surtando. Então, basicamente, gostaria de saber se vocês poderiam me sugerir livrinhos que me ajudem a construir esse paralelo...
 
Bem, para esboçar a montagem de um trabalho assim, se não me engano as áreas que você falou são tão grandes que tem conteúdos específicos e possuem cursos individuais nas Universidades devido a enorme quantidade de material disponível. Por exemplo, antes seria feita identificação e uma divisão de cada interesse:

-História e Geografia
-Ciências/História da Tecnologia
-Feminismo/Direitos Femininos

Eu começaria lendo o material simples e básico em português de história e geopolítica do ensino médio (Hobsbawn, Alvin Toffler, etc... os movimentos históricos literários e artísticos todos ocorrem ao mesmo tempo). Um cursinho prevestibular poderia ajudar. Procurar sobre crítica da tecnologia atual (o blog do Kevin Kelly, The Technium, já contém o material que ele publicou no livro "What Technology Wants?" - O Que Deseja a Tecnologia?") depois concluir cruzando com a influência nos direitos de trabalhadores ou labour feminino que é onde há impacto econômico(dá uma olhada no final da página nas referências e bibliografia da história do feminismo na wiki - https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_feminism).
A história (o passado) do feminismo cruza com a formação dos partidos socialistas. O futuro parece tender para uma complexificação. Isso devido aos interesses em cada país e da vísão da crítica da tecnologia atual. Por exemplo, no vale do silício desejam que o mundo seja automatizado e servido por robôs, etc...(todavia trabalho não é só para se cansar, etc...).

Engraçado que na época em que procurei bibliografia sobre possessão espiritual quem me ajudou com indicações foi justamente um professor católico de história da tecnologia de uma universidade da Virgínia (aonde mora o Olavo). O mundo é mesmo pequeno.
 
Talvez os livros de Judith Butler possam ser úteis.

Ah... The Question of Gender Joan W. Scott’s Critical Feminism pode ser baixado gratuitamente.
 
De nada, aparentemente, encontrar um professor específico no campo de história da ciência não é comum. Esse professor da Virgínia aí que citei mais em cima, o PhD dele era de bioquímica, mas como a universidade precisava dar o curso e ele já se interessava no assunto facilitou estudar e entregaram para ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo