1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ajuda na tradução de medalhão escrito em runas

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Humaita, 16 Jul 2016.

Tags:
  1. Humaita

    Humaita Usuário

    Pessoal, eu ganhei esse medalhão (anexo) de um cara na rua, ele só me deu e foi embora. Eu dei uma pesquisada para saber o significado mas não encontrei.

    A inscrição no meio parece ser alguma forma de élfico que eu não consegui saber qual era, e as das bordas eu consegui fazer uma transcrição usando as runas dos anões, só que parece estar em outra língua :(

    Vocês poderiam me ajudar a traduzir e/ou me dizer o significado dessas runas? Obg :)
     

    Arquivos Anexados:

  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Depois de procurar a tradução de um papiro do Egito aqui em casa vejo que essa peça tende a ter mais de uma mensagem nela (incluindo a intenção de quem deu o objeto).

    Eu dividiria/desmembraria o estudo dela em partes:

    1-Círculo externo aonde estão as runas.
    2-Círculo Intermediário que cruza e entrelaça com o triângulo.
    3-Círculo interno protegido pelo triângulo.
    4-Símbolos nas pontas do triângulo.
    5-Símbolo central complexo.

    Quanto aos chutes e palpites:

    1-Lembra o alfabento Elder Futhark (Nórdico Antigo):
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    2-O entrelaçamento parece com um símbolo celta, mas só parece, o círculo penetra numa ordem diferente no triângulo. (em um o círculo vem por baixo à direita, outro é pela esquerda)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    3-O círculo menor protegido pelo triângulo combina com a descrição de um triângulo salomônico usado em ocultismo e magia:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    4-Vagamente os símbolos das pontas do triângulo lembram o alfabeto Enoquiano:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    5-O símbolo central parece ser um sigilo a ser invocado. Numa busca rápida esses desenhos complexos servem para nomear entidades. Talvez o google imagens ajude, mas não parece ser uma procura rápida, tem livros só para o assunto.

    A hipótese é que para se ter acesso ao real sentido do objeto os símbolos (incluindo as runas) devem ser todos somados. (quer dizer, talvez mais de um alfabeto e dicionário usados)
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 17 Jul 2016
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Humaita

    Humaita Usuário

    Eita que textão, obrigado mesmo por ter gasto esse tempo pra me ajudar Neoghoster :)

    Agora quanto ao símbolo central, agora que você falou, realmente lembra um sigilo, vou procurar ele (vai dar uma demorada) e tentar traduzir os símbolos com o material que você enviou, se descobrir qualquer coisa eu posto aqui.

    Obrigado de novo :)
    --- Mensagem Dupla Unificada, 17 Jul 2016, Data da Mensagem Original: 17 Jul 2016 ---
    Neoghoster, eu segui seu conselho e dividi em partes. E consegui traduzir. :)

    Parte 1 - Círculo externo onde estão as runas:

    Usei as runas que você enviou e consegui transcrever tudo. Ao todo ficou assim: Sitnouamlro • Isueeogud • rwouaktot.
    Mas não consegui achar um significado para essas palavras :(

    Parte 2 - Círculo entrelaçado com o triângulo:

    Como você falou é o mesmo círculo com triângulo do amuleto celta (anexo 1), só q se entrelaça pela esquerda enquanto o celta é o contrário, não achei nenhum significado nessa inversão. Mas o mesmo triângulo é aproveitado como triângulo de Salomão.

    Parte 3 - Círculo interno protegido pelo triângulo:

    Como você falou (de novo), o círculo protegido pelo triângulo realmente é igual ao triângulo de evocação da goetia, incluindo os símbolos nas pontas.

    Parte 4 - Símbolos nas pontas do triângulo:

    Esses eu não consegui traduzir, parecem com enoquiano, mas as inscrições não batem. Mas a forma como estão mostram que são parte do triângulo de evocação mesmo.

    Parte 5 - Símbolo central complexo:

    Realmente era um sigilo, consegui encontrar qual a entidade ligada a ele na Chave menor de Salomão, o sigilo retratado no livro e o no centro do talismã são completamente idênticos (anexo 2). O sigilo é do demônio número 34. Furfur, um demônio que causa amor entre homem e mulher.

    Conclusão: Parece que a finalidade do talismã era fazer eu me apaixonar pelo cara que me entregou :/ Tem cada gente estranha :(

    Enfim, obrigado pela sua ajuda Neoghoster, sem ela eu não teria conseguido traduzir :)
     

    Arquivos Anexados:

  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Não foi nada, são só comentários. :)

    Ontem olhei um pouco sobre os símbolos, sigilos e a tradução mas confesso que foquei no que eu curtia que é design, junto da análise da imagem ao invés da conversão. Mas não deve estar muito longe disso. Pelo que eu li na maioria das vezes a pessoa copia essas inscrições prontas de outro lugar. Que é onde entrava saber a intenção de quem faz/presenteia.

    Há símbolos complexos que funcionem como fórmulas que tem caráter sutil de buscar uma resultante (que é calculada com uma fórmula, como uma frase num texto) e é como um episódio da famosa série de TV Supernatural. No estado encarnado é como se houvesse dois mundos separados e sobrepostos, mas logo que a barreira é destruída (doença, morte, Eqm, Sonhos) a separação deixa de existir, as duas realidades se fundem e um mero símbolo poderia na verdade se transformar numa fonte física de significados (o véu cai segundo o escritor Swedenborg).

    É esta uma parte da lógica por traz de conjurar algo.

    E realmente não deixa de ser curioso que para Tolkien, a utilidade dos estudos voltados para as runas tenda a ser principalmente linguística, mantendo a importância no significado de cada palavra que é uma das fontes da magia.

    Para o Tolkien a magia (poder) está sempre saindo de nosso mundo, viajando de passagem para o mundo definitivo (que é também de onde nós humanos viemos). Então, quando se fala em Sigurd e Gudrun sobre o encadeamento de palavras que reforçam significados esses idiomas do norte são como fontes de memória da magia criativa. Algumas memórias do "mundo original" são muito boas, outras muito ruins. Várias delas são incontroláveis e estranhas.
     
  5. Skull101

    Skull101 Usuário

    Então amigo, sei q o post e antigo mas eu estava procurando exatamente por isto. Estou assistindo Constantine e no primeiro episódio,aos 30:48, ele desenha esses símbolos e usa como prisão para um demônio. Recomendo a vc para ver essa parte do ep para entender melhor
     

Compartilhar