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D&D 3.5 Ajuda com D&D!! INICIANTE AQUI !! (por obséquio respondam)

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por ferpie, 21 Jun 2012.

  1. ferpie

    ferpie Usuário

    Coisinhas simples pra vocês, pf me respondam.

    O negócio é o seguinte: Estou me introduzindo nessa "área'' dos rpg's de mesa. Já joguei antes, porém muito pouco e à muito tempo, fora que joguei 3d&t.


    Jogarei em 2 dias, e no outro fim de semana serei quem vai mestrar (sim, loucura). Seremos todos iniciantes na mesa, o que pode ser bom pois nos ''soltaremos'' mais, ou ruim, pois podemos nos acostumar com uma regra ou idéia errada sem ninguém experiente para nos corrigir.
    obs: será uma campanha por semana.(faremos primeiro duas pequenas campanhas de dois dias.)

    Estou lendo os livros que nem um louco, mas algumas coisas não ficaram muito claras para mim:
    1- Como exatamente calcularei o dano? Será o meu ataque+ d20 - CA do inimigo + bonus de atributo?
    exemplo: 16 (meu ataque) + d20 - 21 (CA do monstro) + 1 (bônus de mod. em FOR) ????

    2- Me expliquem essa do dano perfurante, cortante e contusão. Como calcularei essa coisa do dano cortante e perfurante? minha força ajuda a resistir um dano cortante e minha DES a resistir um perfurante?

    3- Como adquirir uma classe de prestígio?

    4- Como calcular outras ações, por exemplo, um teste para ouvir, um teste de reflexo, um de escalada... qual dado usar?? E me dêem um exemplo de nível de dificuldade num calculo desses.

    5- As miniaturas. Não as tenho. Nem meus colegas. Sim, estamos ferrados. Agora lhes pergunto, podemos usar aqueles papéis quadriculados para substituir as miniaturas?? (aqueles papéis que usávamos na escola para gráficos, e dependendo de seu emprego, ainda usamos
    :lol:). No caso, cada Player seria representado por uma cor de caneta.


    Não tenho nada para dar em troca, mas para um jogador experiente, responder isso não tomará mais de 2 minutos do seu tempo.
    Fico imensamente agradecido desde já quem puder ajudar :hihihi::hihihi::hihihi:.
     
  2. Jeff Donizetti

    Jeff Donizetti Quid est veritas?

    Aí, mestres de D&D (não são mais tantos assim por aqui, mas ainda existem), ajudem o novato!!! :mrgreen:
     
  3. ferpie

    ferpie Usuário

    É triste ver o (aparentemente) único fórum de D&d em pt decente morto desse jeito :osigh:


    por favorzinho, me deêm uma ajuda :joy:

    Minha dúvida principal, é o combate mesmo.
    Como calcular meus Reflexos, Vontade, e resistência? e quando usá-los?
    Onde minha FOR e/ou DES vão interferir no combate se apenas meu mod. de atributo é aplicado na hora do ataque.
    quais dados rolar e qdo??

    como EXATAMENTE calcular meu atq?

    AH SIM. E a MALDITA diferença de dano cortante e perfurante ????
    Dano de contusão já aprendi o que é. Falta esses 2 /\
     
    Última edição: 26 Jun 2012
  4. Antonio Novaes

    Antonio Novaes Usuário

    Calma aí cara, vamos por partes, as coisas não são tão complicadas quanto parecem.
    Primeiro que é realmente maluquice mestrar sem conhecer nada do sitema, mas é legal que vc está iniciando! E como vc está com amigo, parabéns! Tente aproveitar o jogo.

    Uma informação MUITO importante que faltou é: QUAL A VERSÃO DE D&D QUE VCS VÃO JOGAR!
    Sim, isso faz Muita diferença, principalmente nos sistemas de defesas.
    Se for 3.x eu posso ajudar, se for a 4, então não...infelizmente.

    Qual é a edição?
     
  5. Antonio Novaes

    Antonio Novaes Usuário

    Cara, erro meu, agora que vi que é D&D 3.5, vamos lá então responder ás suas dúvidas:

    1- No combate as suas jogadas são sempre duas, uma para acertar e outra para calcular o dano. Cada classe tem em sua tabela o seu Bônus de Ataque Básico (BAB),que vc usa nas jogadas para acertar o ataque.

    A primeira jogada, para calcular o dano, vai depender se o seu ataque é Corpo-a-corpo (CaC) ou à distância.
    Nos ataques CAC, o cálculo é o seguinte: Bônus de Ataque Básico (BAB) + Bônus de força + d20.
    Nos ataques à distância o cálculo é: BAB + Bônus de destreza + d20.

    Se o número alcançado for igual ou superior à Classe de Armadura (CA) do seu oponente, significa que o ataque foi bem sucedido.

    Se o ataque foi bem sucedido, você passa para a rolagem do dano.
    Nos ataques CaC, com objetos arremessados, e nos arcos compostos, o bônus de Força é adicionado ao dano.
    quando uma arma é segurada com duas mãos o dano é multiplicado em 1.5.

    2 - Em D&D não faz diferença se o dano é por contusão, cortante ou perfurante, são apenas representações visuais, não fazem diferença no combate.

    3 - Cada classe de prestígio tem seus próprios requisitos, vai depender de cada uma delas.

    4 - O cálculos para esclara, nadar, se esconder e etc. são representados pelas habilidades, e cada habilidade tem o seu atributo principal. Para rolar a jogada vc deve calcular d20 + atributo principal + nível de habilidade.
    Por exemplo: Andrezi, um hobbit ladino, que passar silenciosamente por um orc. Ele possui 4 níveis na habilidade furtividade e 16 em destreza (que concede um bônus de +3).
    Portanto, ele deve fazer um teste contra a habilidade de ouvir/observar do orc, que passivamente é 10.
    Ele joga o d20 e tira 14, soma com a sua habilidade (4), mais o bônus do atributo principal (+3).
    O resultado total é 21 (=14+4+3), que é superior ao 10 do orc, logo foi um sucesso!

    Contra objetos, como para escalar, a dificuldade depende das propriedades da objeto, como escalar um muro de 10 metros é diferente de escalar um muro de 20, e escalar uma parede lisa é mais difícil do que um muro de pedras. Isso tudo bem explicado no livro do mestre. Mas, por exemplo, uma tarefa fácil vai de 5 a 10, uma desfiadora vai até 15, uma tarefa difícil vai até 20, e assim por diante. Vc pode estabelecer a dificuldade como bem entender.

    5 - Eu tb joguei sem miniaturas por muito tempo, e ainda faço todas no papel, uma maneira muito prática e barata é usar tokens, que são modelos planos feitos com papel, vc pode baixar modelos muito bons e gratuitos já feitos por alguém. Procure o site do Tio Nitro que tem um material excelente lá!

    Espero ter ajudado!
     
  6. mcfera

    mcfera Usuário

    Dois conceitos diferentes.
    1) Jogada de ataque: Para ver se o seu golpe atinge o adversário e ultrapassa as defesas (Armadura, escudo, etc) do inimigo.
    Basicamente é 1d20 + Base de ataque + atributo (Força - Melee, ou Destreza para Ranged) + bonus de arma mágica se houver ou bonus de arma obra prima se houver.
    Se o resultado desta jogada ultrapassar a CA você acertou!!
    (Classe de Armadura = 10 + Destreza máxima permitida pela armadura + Bonus de armadura + escudo + bonus mágicos de proteção etc)

    2) Se você acertou, aí sim vem a jogada de dano, que depende da Arma utilizada, da força ou bonus mágicos
    Um guerreiro com força 16 (+3), espada longa mágica +1 (1d8+1) e o talento Especialização em Arma (Espada Longa) (+2 de bonus) causaria:
    1d8 +1 da arma, +3 da força, +2 do talento = 1d8+5

    Se ele empunhar esta mesma arma com 2 mãos, ele ganha 50% a mais do dano da força, ou seja seria 1d8+6

    Escrevi bem resumidão pois já deixa um lampeja na sua mente pra entender as explicações do livro!

    Abs

    Marcelo
     
    • LOL LOL x 1
  7. ferpie

    ferpie Usuário

    Opa!! Obrigado Antonio e mcfera! Isso ajudou IMENSAMENTE!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

    Tive duas seções já. Está complicado jogar sem ninguém experiente mas com o tempo estamos nos virando :lol::lol::lol:


    Bem, tenho mais umas dúvidazinhas, mas posto outra hora.

    Obrigado!:joy:


    PS: Ah, e quanto às miniaturas. Comprei 6 folhas de papel quadriculado, daqueles que o tamanho de cada quadrado é 3,5cm e estamos usando as pecinhas do War(império romano). Ficou legal, por ora.
     
    Última edição: 3 Jul 2012
  8. Kvothe

    Kvothe Usuário

    Eu como mestre aconselho a comprar uma losa (quadro negro?), aquelas que sao brancas e se escreve com caneta.
    Eu uso uma grande em cima da mesa e coloco as miniaturas sobre ela. Dai tenho um pedaço de barbante que pinto a cada 1 feat (+- 3cm). e uso o barbante pra medir a distancia de tudo, entao nao tem quaddriculados. E com as canetas eu desenho tudo que os players veem e os cenarios.

    Fica muito dinamico, eu aconselho.

    Sobre suas outras duvidas quais seriam ?

    A campanha esta progredindo ? Ja tem um mestre oficial ?
     
  9. Henrique MP

    Henrique MP Usuário

    Velho, é complicado só com iniciante... Mas não impossível.

    Eu comecei há um ano, instruído pelo meu irmão, a adentrar no mundo de RPG (AD&D, 2ª Edição). Não tinha a intenção de mestrar, mas como só o vejo nas férias e ele nunca quer mestrar só tive duas sessões como jogador. Quando voltei ao Rio, formei um grupo com meus amigos e começamos a jogar. Eu era mestre novato, eles eram jogadores novatos, ninguém sabia nada. Era uma belez! Cada cena de combate levava meia hora para a gente calcular os bônus, THAC0 etc. Mas deu. Hoje ainda jogamos, e percebo que evoluí e eles também. No entanto, quando mestro para o meu irmão fica bem claro a diferença no nível de interpretação. Como foi dito a mim por ele, é sempre bom alguém experiente para "puxar" a galera durante o jogo. Mas mesmo assim eu acho que você está no caminho certo! Eu já dei uma olhada na edição 3.5 pra cima e me parece mais fácil de aprender mesmo. Então... Boa sorte e bom jogo =D
     
  10. viniciusmachadou

    viniciusmachadou Usuário

    algum de vocês sabe quanto de "po" um personagem ganha por matar um monstro?
     

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