1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Os Ainur são filhos de Ilúvatar?
     
  2. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Eles não entram diretamente na categoria "Filhos de Ilúvatar" com maiúscula -- esses são apenas Homens (incluindo hobbits), Elfos e, por adoção, Anões.

    Mas os Ainur certamente são criações de Ilúvatar, "frutos de seu pensamento", como diz o Silma, e informalmente até poderiam ser considerados filhos dele. É mais ou menos a diferença entre anjos e seres humanos na teologia judaico-cristã: os seres humanos são considerados mais próximos "emocionalmente" e "existencialmente" de Deus.

    Abraços,
     
  3. camila*

    camila* Usuário

    Exatamente, Imrahil.
    Os Ainur são frutos do pensamento de Eru. Não são filhos, mas criações dele também.
     
  4. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Obrigado, Camila e Imrahil:grinlove:

    Se eu estiver querendo descobrir naquele jogo "adivinhe quem eu sou", ou em qualquer outro lugar, e perguntar: É filho de Ilúvatar?" será que eu posso considerar Ainur, Elfos, Homens e Anões?
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não. Naquele jogo, ao se perguntar se é Filho de Ilúvatar (ou "Eruhin"), refere-se a Elfos e Humanos (e Hobbits). Nem mesmo os anões entram como Eruhini.

    Ainur são Ainur. Eruhini são Eruhini. E anões são anões. E hobbits são humanos!
     
  6. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Lembra muito aquele discurso também do que é filho de Deus e do que é criatura de Deus. Nesse aspecto da teologia judaico-cristã, há um discurso sobre quem aceita Cristo como Salvador torna-se filho de Deus e aquele considerado um ímpio é tido como uma criatura.

    ...mas voltando ao assunto principal indiretamente eram filhos de Ilúvatar, até porque toda criação em si é fruto da criação de Ilúvatar pela dimensão do pensamento e autorização para o fluir da vida seja ela qual for.
     
  7. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Nessa discussão "religiosa" que há na mitologia Tolkien o Imrahil é quase imbatível :lol:

    Eru considera seus flhos (Eruhíni) os Primogênitos Elfos e os Homens (Assim como os hobbits que são uma raça de homens).

    Os anões são adotados, mas não são Eruhíni. Sequer foram criados, imaginados por ele.
    Foram feitos por Aulë.

    E os Ainur são criações de Eru.
    Que os fez com o propósito de que criassem um lugar para seus filhos.
     
  8. yoko

    yoko Usuário

  9. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Como já foi dito, vou repassar:

    Ainur são criações de Ilúvatar. Criados através de pensamentos com a finalidade de criar a Terra de seus futuros filhos (homens e elfos) e cuidar dessas terras.
     
  10. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Oi Yoko:

    Problema de tradução: a palavra usada em inglês para designar os Ainur é "offspring", não "children". "Offspring" envolve procriação quase biológica, mas não tem o sentido emocional/afetivo de "children". Dá pra vc usar "offspring" pra plantas até. A tradução mais correta, eu acho, seria "frutos" ou "prole".

    Abraços,
     
  11. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Concordo com você com a idéia de que oa Ainur eram criações de Ilúvatar. Mas não acho que tenham sido criados para criarem uma terra para os verdadeiros Filhos de Ilúvatar, embora a criação dos Filhos de Ilúvatar já estivesse a muito em seus pensamentos, a idéia de criar uma terra para eles surgiu somente no 3º tema, que creio que não estava planejado por Ilúvatar, só surgiu por causa de Melkor criar sua própria melodia!
    Creio que a princípio os Ainur foram criados para poderem ensinar os Filhos de Ilúvatar em sua própria morada. Posso estar errado, é a minha opnião.:D
     
  12. Gabriel Souza

    Gabriel Souza Usuário


    Mandou muito bem! Começei a ler a versao original do Silma esses dias e tinha notado isso, só que nao tava achando qual seria o melhor termo pra traduzir "offspring". Valeu!!!!!!!!!
     
  13. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Eu posso discordar um pouquinho??? rs
    Acho que Ilúvatar já tinha tudo planejado, inclusive a dissonancia de Melkor, e o 3º tema.
    Ilúvatar diz, no Silmarilion, que nada acontece sem que ele permita.
    Fugiu um pouco do tema, mas tá valendo.
     
  14. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não foi por causa de Melkor que surgiu Eä. A Canção dos Ainur estava, independente de Melkor e sem que os próprios Ainur soubesse, criando o Mundo Físico (o Mundo que É). A Canção derivava dos Tema de Eru e não da vontade de Melkor.

    De qualquer forma, acho que os Ainur não foram criados desde já com a intenção de criar o Mundos dos Eruhini. Não estou com o livro aqui pra comprovar, mas acho que é dito que Eru os criou para que lhe fizessem companhia em seu Palácio no Vazio.

    Esse é um pensamento perigoso, Peonia.
    Isso que você disse remete àquela idéia de que Eru tinha um lado mau e, consequentemente, era a origem do mal de Melkor.

    Como você mesma disse, tudo acontecia com a "permissão" dele, mas não com a "intenção". Ao criar os Ainur, Ilúvatar lhes deu livre arbítrio para fazerem o que bem entendessem e foi assim que Melkor dissonou durante a música. Eru permitiu que Melkor fizesse isso, mas não o criou já com o intento de que isso acontecesse.

    Essas questões são muito complicadas.
     
  15. CirdanDoOeste

    CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

    filhos assim filho mesmo não, são só criação de Eru. Mas tipo eles tem aquelarelação meio de parente, se é que me entendo, mas o que todos consideram que são filhos mesmo, são Homens, Elfos, que nesse caso são chamados de primogenitos), os outros povos, asimm, e os anoes por piedade de Eru, ja que foram criado sem seu concentimento.
     
  16. zannah

    zannah The Red

    Criados a partir do pensamento de Eru, o Ainur não eram propriamente filhos, mas não deixam de ser importantes, não é verdade? Afinal, sem eles, não haveria a grande canção, nem a própria Arda...
     
  17. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Se tudo surgiu a partir da mente de Ilúvatar, nada mais natural que o mal também tenha surgido. Se todos ainur fossem inicialmente bons, da onde surgiria o mal? O mal surgiria por si próprio, o que pra mim não faz sentido. Assim, Melkor tinha uma tendência maligna sim.

    E tem aquele famoso trecho em que Ilúvatar revela que todos são instrumentos Dele, assim o surgimento do mal tinha que acontecer para ser usado como instrumento.
     
  18. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Também concordo com o Haram, mesmo que iluviatar tenha dado aos ainur livre arbitrio, não haveria como o mau surgir do nada, melkor, teve inveja e sabia que era o mais poderosos, então como esse sentimento surgio em sua mente?, Pela geração espontânea, acho que não, eu não sei não mais iluviatar não é de um todo bom, sei que vão me crucificar por isso mas é o que penso. Ou então foi uma falha do professor, convenhamos que Tlkien não era perfeito e sua obra é de um complexidade tamanha que ele não esclarecer algom como ocorre bastante, tala qual o tom bombadil, e por aí vai pode ser sim uma falhinha.
     
  19. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    O Haran já disse o que eu ia dizer. Por isso não acredito que o meu pensamento seja perigoso, afinal se tudo fosse bom não teríamos motivações.

    :think:Esse já foi tema de outro tópico...
     

Compartilhar