• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ainur

Só uma pequena observação: nem todas as correntes teológicas do cristianismo apresentam essa idéia de anjos completamente submissos. Acredita-se também que, assim como os homens, foram submetidos a um período de testes, onde Lúcifer e suas legiões caíram. Anjos teriam um livre-arbítrio sim, mas não cumprem todas as ordens divinas cegamente, mas por prazer em obedecer e ser fiel. Esse é um contraponto à visão paganista de anjos que deve ser destacada sim.

É por essa visão que eu não descarto a semelhança, mesmo que não intencional, entre os anjos cristãos e os ainur. Até mesmo a atuação dos ainur é bastante delimitada, na música cada um se concentrou em "uma parte da mente de Eru" e usaram seu livre-arbítrio e poder subcriativo para aquilo que se dedicaram e viram na música. Como Regentes de Arda, eles não ousaram tomar decisões como o destino de Beren e Lúthien sem consultar Eru e, se não me engano, foi Eru quem delegou aos Valar o poder de decidir o destino dos meio-elfos. Eu me atreveria a dizer que os Ainur sentiam prazer em cumprir o que Eru havia determinado, como preparar Arda para a chegada dos filhos e, posteriormente, regê-la.
 
E como cuirosidade fica o fato de que a imagem que temos da Queda de Lúcifer é muito mais do Paradise Lost de Milton do que da Bíblia =]
 
Mesmo tendo crenças onde os anjos não são totalmente submissos a Deus, os Ainur se assemelham mais a deuses, já que ao contrário dos anjos, eles são cada qual senhores de algo diferente (Ulmo como Senhor das Águas por exemplo).

A propósito, a pergunta que eu fiz sobre o Manwë é porque ele tinha tão grandioso destaque entre os valar para a Terra ser chamada de Reino de Manwë em algumas referências (como Arda). Felizmente já foi respondida por Fairy, agradeço novamente por responder mais uma das minhas tolas dúvidas de hobbit :joy: .
 
_x_fairy_x_ disse:
Todos os Ainur participaram da Grande Música sim, cada um cantava na música a parte do pensamento de Eru da qual proviam; no início da canção, os Ainur cantavam sozinhos, ou apenas alguns agrupados, depois, com o tempo cada um foi entendendo o outro e passaram a cantar em conjunto.

então gandalf ajudou a criar a terra média
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo