1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ainur fora de Arda

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por ancalagon_killer, 3 Nov 2010.

  1. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Bem, esses dias estava lendo o Silmarillion quando uma duvida se abeteu sobre meu coraçao (q poetico): bem, pelo que entendi, houve alguns ainur que vierram para Ea, mas não se juntaram nem a Morgoth nem a manwe.

    Mas, como não tenho certeza se o que eu entendi é verdade, eu queria saber: houveram ainur q preferiram não tomar partido e que ficaram fora de Arda, cuidadando de seus proprios negocios? Se sim, ha algum relato desses ainur em algum texto de Tolkien, tipo sua personalidade e seus poderes??E tambem queria saber se existiram Ainur em Arda que não tomaram partido??Se sim para essa pergunta, seriam Ainur sem partido alguns personagens misteriosos da obra, como as criaturas que assolam o fundo do mundo das quais Gandalf falou???Ou algumas ate + misteriosas, como Ungoliant e Tom Bombadil?

    Então, reflitam:uhum:
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bem, daquilo que li nos 4 livros básicos (CI, Silma, SDA e Hbt), não achei nada.

    Minha teoria é que quaisquer ser poderoso que tenha decidido entrar no mundo mas não se aliar a Manwe e morar com ele teria feito aquilo que Ungoliant fez e ter se colocado em lugar inacessível ao alcance dos Valar, seja por interesse seja destino. A primeira coisa que os Balrogs faziam era ir para um lugar distante de Manwe e os magos azuis foram e não voltaram...

    Além disso em uma passagem do diálogo de Finrod e Andreth, Finrod especula que talvez no início os homens tenham se colocado fora do alcance dos Valar porque eram uma assunto que não lhes competia arbitrar e que não carecia da influência direta dos poderes, os quais procuravam ao máximo evitar guerras e destruir mais a criação. Então se alguém do povo dos Maiar se separou para outras partes do cosmos não dá para dizer. O fato é que as histórias dos maiar estão cheias de lacunas e cada um daria um livro próprio se assim fosse feito.

    No Silma temos conta de que havia a bela morada de Eru, cercada por um vazio. O que sabemos é que os Ainur foram criados ignorantes para aprender com os outros e que houve uma música para ensaiar a harmonia deles.

    Eu penso que das duas uma, ou os que ficaram de fora não entendiam o mundo o suficiente para querer entrar nele ou então entendiam o suficiente para não querer fazê-lo.

    Desse assunto, algo que muito me interessa é o fato de os homens terem aparentemente tido pelo menos um grande líder pois afirmavam que tinham sua própria tradição. E foi uma tradição que foi repentinamente truncada por Morgoth, algo que os sábios não conseguiam mais lembrar. Sabe-se lá se os primeiros homens foram naturalmente sábios ou se alguém desceu até eles para ensinar algo.:lol:
     
  3. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Caro nolyon,

    Muitos dos Ainur continuaram a viver com Eru no mundo celestial para além dos circulos do mundo. Lá eles viviam para louvar e adorar o Deus todo poderoso e lá fazer sua vontade quando assim Eru desejava. Seria uma espécie de paraíso um mundo sem máculas, onde a paz o amor reinavam acima de tudo.

    Outros Ainur desceram ao que hoje conhecemos como Arda e ali fizeram seus trabalhos de acordo com a vontade de Eru também, para os elfos eles eram os valar.

    Com relação a Ungoliant e Bombadil, suas origens são incertas e misteriosas.

    O Meneldur colocou no tópico
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    uma observação retirada dos HoME, vale a pena ler:

    Espero que isso tenha te esclarecido um pouco!
     
  4. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sim, existiam AInur que não entraram em Eä. Tem uma passagem no Silmarillion que Eru até bate um papinho com eles.

    Tolkien chega a mencionar em alguns textos Ainur que entraram em Eä mas não foram pra Arda, e sim para outros sistemas estelares (já que Arda é o nosso Sistema Solar).
     
  5. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Vc tem como postar essa passagem??? Existe alguma citação de alguma caracteristica destes ainur com os quais eru bate um papo??

    Ele chega a descrever algum ainur assim??

    Era uma informação assim q eu queria saber. Alem de Aluin, existiu alguma outra citação de alfum outro ainur?
     
  6. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário

    Tulkas,outrora, foi um desses ainur que haviam ficado fora de Arda ou de Eä com Ilúvatar e só entraram depois que a primeira Batalha com Melkor já tinha iniciado em Arda. Pelo contexto do Quenta Silmarillion não há como saber ao certo a qual das duas categorias Tulkas pertencia.

    A expressão "Far Heaven" presente na descrição da vinda de Tulkas para cá e sua similaridade com o "Deep Heaven" de C.S. Lewis na trilogia do Espaço Exterior, indica, a meu ver, que Tulkas já havia entrado em Eä com os demais Ainur mas era um dos "extraterrestres", dos de fora de Arda e só veio para cá depois.

    Tolkien falou sobre os Ainur de fora de Arda em HoME X quando cogitou sobre a existência de outros planetas habitados fora de Arda dentro de Eä que é o Universo Material.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


     

Compartilhar