• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ainur e Valar??

Mornenion

Quem dissse que sou um
Olá a todos...
Estava relendo o Silmarillion pois havia muitoo tempo que eu li pela primeira vez, e ainda sou novo no Fórum e percebi a necessidade de reler este livro para poder "entender" quase tudo nesse fórum...
Estou no começo ainda e tenho uma pergunta....
Os Valar eram os Ainur??Eles foram criados pelo Illúvatar para cada um "ir para seu lugar",por ex: Ora foi para agua e assim vai todos os Valar, isso foi feito por Eru para começar a vida em Arda??Eles foram criados pelo pensamento de Eru??
E mais uma coisa...se todos os Ainur viraram Valar(não tenho certeza) Melkor era tipo o senhor da escuridão e do mal??
Já agradeço a todos, e desculpem qualquer ignorância, como eu disse faz muito tempo que li esse livro e não lembro muita coisa....
=]
 
Os Ainur são tanto os Valar quanto os Maiar, Mornenion.

Ainur é a "raça" à qual pertencem tanto os Valar quanto os Maiar. São como anjos, sendo que há uma hierarquia definida por poderes (Valar superiores, Maiar inferiores), mas tanto Valar quanto Maiar são seres "espirituais" que podem encarnar em um hröa (corpo físico).

Os Maiar estão um grau abaixo dos Valar, e estão submetidos a eles..

Sauron e Gandalf, por exemplo, são Maiar. Sauron tinha um mestre Vala, que era Melkor (Morgoth)


Espero ter esclarecido! =)

Qualquer dúvida, use a ferramenta procurar no canto superior direito. Pois provavelmente já existem tópicos sobre o assunto.
 
Última edição:
Os Ainur foram criados pelo pensamento de Eru. Eles tiveram participação na criação do Mundo (Eä).
Depois que o mundo foi criado, muitos dos Ainur foram habitar nele, mas não todos.
Os mais poderosos eram os Valar, e Melkor era um deles, porém se rebelou contra os outros e depois passou a não ser mais considerado com um Vala.
Os outros Ainur que habitaram Eä e que eram de menor poder que os Valar eram os Maiar. Algum desses serviram a Melkor em sua rebelião, e outros se mantiveram fiéis aos Valar.
 
Os Ainur são tanto os Valar quanto os Maiar, Mornenion.

Ainur é a "raça" à qual pertencem tanto os Valar quanto os Maiar. São como anjos, sendo que há uma hierarquia definida por poderes (Valar superiores, Maiar inferiores), mas tanto Valar quanto Maiar são seres "espirituais" que podem encarnar em um hröa (corpo físico).

Os mais poderosos eram os Valar, e Melkor era um deles, porém se rebelou contra os outros e depois passou a não ser mais considerado com um Vala.
Os outros Ainur que habitaram Eä e que eram de menor poder que os Valar eram os Maiar. Algum desses serviram a Melkor em sua rebelião, e outros se mantiveram fiéis aos Valar.

Obrigado gente...esclareceu completamente minhas dúvidas...Ainur então era uma raça criada pelo Eru..
Muito Obrigado...ja posso seguir em frente com o meu livro...
=]
 
Olá a todos...
Estava relendo o Silmarillion pois havia muitoo tempo que eu li pela primeira vez, e ainda sou novo no Fórum e percebi a necessidade de reler este livro para poder "entender" quase tudo nesse fórum...
sempre boa a chegada de novos membros leitores :D
Estou no começo ainda e tenho uma pergunta....
Os Valar eram os Ainur??
Valar eram os Ainur superiores, todos os seus nomes encontram-se no Silmarillion (e no princípio Melkor estava entre eles). Além deles havia os outros Ainur, menos poderosos, os Maiar. De destaque na Terra-média temos, por exemplo, os 5 Istari (Saruman, Gandalf, Radagast, Alatar e Pallando) e Melian, todos Maiar. Melian é especialmente interessante pois casou-se com um Elfo, Thingol e teve Lúthien como filha. A história de beren e Lúthien é uma das passagena mais bonitas de Tolkien. Além disso, Aragorn é um dos descendentes deste casamento (várias gerações mais tarde, 39 gerações depois de Isildur, aquele mesmo que ficou com o Um Anel).
Eles foram criados pelo pensamento de Eru??
Sim, no texto é dito que Eru os criou a partir do seu pensamento, que eles brotaram da mente de Eru.
E mais uma coisa...se todos os Ainur viraram Valar(não tenho certeza) Melkor era tipo o senhor da escuridão e do mal??
Nem todos os Ainur eram Valar, mas Melkor pode ser pensado como o senhor da escuridão, pois foi o único Valar que se corrompeu. Vários Maiar se corromperam depois dele, Sauron e Saruman são dois deles.
Já agradeço a todos, e desculpem qualquer ignorância, como eu disse faz muito tempo que li esse livro e não lembro muita coisa....
=]
Sinta-se sempre a vontade para trazer dúvidas e dar sua opinião nos tópicos, mesmo quando você não tiver certeza :D
Valar quanto Maiar são seres "espirituais" que podem encarnar em um hröa (corpo físico).
Complementando: Uma outra 'veste' física possível aos Ainur é o fána. Em termos práticos o hröa limita os 'poderes' dos Ainur encarnados de maneira mais severa do que o fána. Na trilogia do anel, Gandalf estava 'trajando' um hröa (assim como os outros Istari) até morrer na luta contra o Balrog, depois ele reincarnou em um fána e por isso seus poderes ficaram mais fortes do que antes (menos limitados do que antes para ser correto).
 
Última edição:
Poxa Vilya....muito obrigado pelas explicações, elas foram bem claras, e acabei aprendendo coisas que eu nem tinha perguntado e que poderiam se tranformar em dúvidas futuras...
Só mais algumas coisas...Os maiar então eram praticamente espíritos dentro de corpos(Balrog,Gandalf,Sauron etc...)?Sendo assim Invenssíveis??
Estes eram/são Ainur??
Muito obrigado
=]
 
Última edição:
Ótimas explicações!:joinha:

É sempre bom reler "O Silmarillion", já perdí a conta de quantas vezes já fiz isso, por sequência ou por capítulos separados. E sempre há uma coisa nova nessas releituras. Continue assim, Mornenion!

Há uma observação quanto à servidão de Sauron; inicialmente, Sauron fazia parte do Povo/Servos de Aulë, mas depois Melkor/Morgoth o convenceu a seguí-lo, e este, como é sabido, apesar da diferença de poder em relação a Morgoth, em maldade pode ser comparado como igual.

Melkor não era "O Deus do Mal", mas tornou-se o grande rival de seus Irmão Valar por querer dobrá-los à sua vontade. Talvez por ter um tanto do "conhecimento" a respeito das funções dos outros Valar, se fosse seguido por eles, talvez suas obras não fossem tão diversas e as coisas seriam diferentes...
Enfim, cada Valar tinha uma função, uma "nota" a ser tocada na Música de Erú. No caso de Melkor, ele não quiz ser meramente uma "nota", uma "voz". Quiz "levar" o seu próprio "arranjo" e música!
 
Só mais algumas coisas...Os maiar então eram praticamente espíritos dentro de corpos(Balrog,Gandalf,Sauron etc...)?Sendo assim Invenssíveis??
Estes eram/são Ainur??
Muito obrigado
=]

Na verdade Maiar não são necessariamente espíritos dentro de corpos, pois não precisam ter necessariamente um corpo. :mrgreen:

Esses que você citou são, sim, Maiar dentro de corpos, que podem ser um hröa ou um fána, como já foi explicado.

E nenhum deles era invencível, tanto é que os três citados morreram! Mas Gandalf foi capaz de voltar...

E sendo Maiar, são portanto, Ainur.
 
Muito boas as respostas, ficou bem claro que os Ainur são a "raça" de seres primordiais de Eru, mas me surgiu uma duvida que não sei se alguem sabe responder.
Havia na hierarquia seres considerados inferiores aos Maiar?
 
O que morre é o corpo (hröa ou fána).
A alma (fëa) de um Maia não pode ser morta.
O Maia pode morrer várias vezes e voltar com um corpo novo, ou trocar de corpo sem morrer. Porém, chega uma hora que seu poder é tão reduzido que ele não pode mais trocar de corpo, e quando morrer com este vira uma alma impotente que não tem mais forças para interferir no mundo.


EDIT:
Muito boas as respostas, ficou bem claro que os Ainur são a "raça" de seres primordiais de Eru, mas me surgiu uma duvida que não sei se alguem sabe responder.
Havia na hierarquia seres considerados inferiores aos Maiar?

Entre os Ainur existiam apenas Valar e Maiar em Arda. Mas existiam outros espíritos menores que não eram Ainur.
Dentre os Valar e Maiar existiam diferença de poder, sendo uns claramente mais poderosos que outros.
 
Última edição:
Entre os Ainur existiam apenas Valar e Maiar em Arda. Mas existiam outros espíritos menores que não eram Ainur.
Dentre os Valar e Maiar existiam diferença de poder, sendo uns claramente mais poderosos que outros.
Obrigado, agora ficou claro
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo