• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ainulindalë: Uma Comparação entre os Valar e os deuses mitológicos

O que me fascina é que Tolkien imaginou tudo aquilo nos primórdios do século XX.
Hoje em dia, há muita informação. Mas também muita informação errada.

Nesse aspecto, Tolkien tinha as ideias mais "limpas", ou seja, sem informação desnecessária e contraditória. As suas bases eram os livros da antiguidade e muito saber erudito. Possuía uma cultura fora do comum... e não tinha internet.
Mas, creio que tinha essa vantagem de viver num tempo em que não havia informação errónea e muitas vezes contraditória. Hoje, muita da informação é especulativa.


Muito bem colocado Ruims! Concordo plenamente com você!
 
Não é Deus nem Alá. Esses são deuses que regem o universo.

Eru apenas rege Arda.
Eu não sei se concordo com essa tua colocação, ruims. Dessa forma, dá de entender que acima de Eru Ilúvatar existia o Deus cristão/judaico/islâmico. Não creio que seja assim.
Ao meu entender, Eru é o deus supremo, que rege o universo e os Valar os deuses responsáveis por concluírem a música e regerem Arda, a Terra.
Por isso que não acho o Silmarillion tão parecido com o Gênesis como dizem aí. A semelhança é muito mais estilística (na escrita) do que na história em si. Anjos (se formos comparar os Valar a eles) não participaram em nada na criação. Já no Ainulindalë, nada seria possível sem os Valar.
Ora, diante disso creio que a colocação de que a mitologia está mais próxima do Silmarillion é bem mais visível e cabível. Fato que Tolkien se inspirou muito na mitologia nórdica e isso não é alegoria, é inspiração.
Alegoria é as pessoas continuarem dizendo que Eru é o Deus Javé/Jeová e que os Valar são anjos porque não é. Talvez Melkor seja Lúcifer, mas num todo, o Ainulindalë se assemelha muito mais às mitologias que os contos bíblicos.
 
A mitologia Hinduista: Ilúvatar seria Brahma, a representação da força criadora ativa do universo; Ulmo seria Varuna, associado à agua, aos rios e aos oceanos; Aulë seria Prithvî, a mãe Terra; Manwë seria Vayu, deus dos ventos e Melkor seria Ágni, deus do fogo.

O cara que criou o mundo na mitologia Hinduísta acabou virando cerveja!
Tokien gostando ou não, comparações são inevitáveis até com coisas minúsculas, imaginem com um mundo inteiro!
Tópico muito interessante! Nunca tinha visto informação nenhuma sobre mitologia Celta (até porque nunca procurei).

Ometochtli, seja louvado!
 
Eru é Eru.
Não é Deus nem Alá. Esses são deuses que regem o universo.

Eru apenas rege Arda.

Eru é Eru? E quem é Eru? Foi criado do Nada, mesmo sabendo do catolicismo de Tolkien? Deus e Alá não são deuses que regem o universo, são seus criadores, mantenedores e juízes.

Eru rege Arda? Então, segundo você, haviam dois Deuses? Um pra arda, outro pra Júpiter, outro pra Marte etc e um supremo no Universo, como a hierarquia dos Kami Samas e dos Senhores Kaioh em DBZ? Desculpa aí, mas isso não tem nada a ver com SdA.
 
Enfim, é óbvio que a Nórdica foi de longe a mitologia que mais influênciou o mestre. Mas vocês concordam comigo que ele era um grande estudioso! Eu tenho pra mim que ele acabou se inspirando um pouco em cada uma dessas mitologias que de certa forma criaram a historia do mundo para criar a história do "mundo dele".

Acho que somente um ser humano extremamente dedicado e estudioso seria capaz de transformar mistos em algo mais grandioso do que eles mesmo e de certa forma eterno.
 
Morgoth fala...

Hummm interessante esse tópico hein. Não tão recente, de fato, mas como estou de molho esses dias acabo tendo um tempinho pra olhar :)

A propósito, não vejo Eru em nenhuma mitologia que não seja a das religiões moneístas - não que eu saiba - então não vejo muito sentido na comparação dele com os Valar, certo?
 
Sem dúvida que este tópico é excelente.
Além do mais, a troca de ideias dá-nos novas perspectivas e muitas vezes concluímos que até estávamos errados.

O que me fascina é que Tolkien imaginou tudo aquilo nos primórdios do século XX.
Hoje em dia, há muita informação. Mas também muita informação errada.

Nesse aspecto, Tolkien tinha as ideias mais "limpas", ou seja, sem informação desnecessária e contraditória. As suas bases eram os livros da antiguidade e muito saber erudito. Possuía uma cultura fora do comum... e não tinha internet.
Mas, creio que tinha essa vantagem de viver num tempo em que não havia informação errónea e muitas vezes contraditória. Hoje, muita da informação é especulativa.

O que não quer dizer que fosse a correta, antes de Heinrich Schliemann em 18... descobrir a cidade de Tróia, todos achavam que era pura ficção a história narrada na Odisséia e na Ilíada.

Tolkien dizia que odiava alegorias, mas é praticamente impossível criar uma mitologia livre de ligações com outras já existentes, mesmo as existentes tem muitas semelhanças, quando se estuda as mitologias com um olhar Junguiano como se faz na religião comparada, é inevitável perceber semelhanças, são os arquétipos universais.
 
Bom, sempre pensei em Eru como.. Deus (religiões cristãs), não apenas pelos relatos dos capítulos iniciais de Silmarillion, mas também pela postura que Eru toma, deixando que cada um de seus primogênitos faça suas escolhas livremente.

Os Valar inicialmente, seriam como anjos no paraíso, Melkor seria uma alusão a Lúcifer, que caiu e levou 1/3 das hostes consigo, embora não tenha noção de quantos Valar foram banidos com Melkor. Porém com o desenvolver da trama, os Valar acabam assumindo uma característica mais similar a de deses, entre outras entidades mitológicas.

Concordo. Vejo alem de inspiraçoes nordicas ( que todo mundo sabe que Tolkien inspirou-se em mitologia nordica) alguns fragmentos de seitas celtas, tradiçoes judaicas ( Como Eru, similiar a Elohim ou Yahweh), tradiçoes cristas, mitologia grega e egipcia ( como um a encarnaço de um deus antologico, e um julgamento presidido por deuses), alem de representaçoes claramente catolicas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo