1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ainulindalë: Uma Comparação entre os Valar e os deuses mitológicos

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Silmenel, 11 Jun 2009.

  1. Silmenel

    Silmenel O Brilho dos Céus!

    Quando Ilúvatar diz "Eä! que essas coisas existam!" (Ainulindalë, pág 9) e cria Eä, ou mais tarde a chamada Arda, vemos que alguns dos Ainur decidem entrar em Eä e terminar a criação de Ilúvatar. Ilúvatar então cria a condição de que estes não poderiam deixar Eä até que esta se completasse. E assim surgem os Valar.

    Observando os três valar que citados no Ainulindalë e mais Melkor (que após a revolta perde a atribuição) que já se encontrava lá e o prórpio Ilúvatar, vamos perceber que é possível fazer comparações com as figuras mitológicas de várias culturas de nossos antigos ancestrais.

    Na mitologia Tolkeniana Ilúvatar atribui aos Valar a formação das características de Ëa ou em sua linguagem, à eles foi dada a missão de concretizar a Grande Música e esta deixar de ser somente expansão de seu pensamento.

    Nesta comparação só aparecerá os Valar citados no Ainulindalë, por isso, os demais Valar, as Valier e os Maiar sitados no Valaquenta não apareceram.

    Assim Manwë é atribuido dos Ventos, Aulë da Terra, Ulmo das águas e Melkor pelas descrições do que está no Ainulindalë podemos dizer que ele tem a atribuição do fogo e da destruição.

    Tolkien sempre foi genial e se buscarmos na mitologias Grega, Romana, Nórdica, Celta, Egípicia e Hindu, vamos encontrar os Valar ou os chamados deuses mitoloógicos que tanto impresioram nossos ancestrais e influenciaram nossa cultura.

    Na mitologia Grega: Ilúvatar é Zeuz, o deus de todos os deus;Ulmo é Poseidon, o deus dos mares; Aulë é Hefesto, o deus do fogo, dos metais e metalurgia; Manwë é Éolo, o deus dos ventos e Melkor seria Ares, o deus da guerra sangrenta.

    A mitologia Romana: Ilúvatar é Júpiter, o deus dos deuses; Ulmo é netuno, deus dos mares; Aulë é Vulcano, deus do fogo; Manwë é Hélios, deus dos ventos e Melkor é Marte, o deus da Guerra.

    A mitologia Nórdica: Ilúvatar seria Odin, um dos deuses da criação; Ulmo seria Adgir, senhor do mar; Aulë seria Jörd, deusa da Terra; Manwë seria Njord, deus do vento e Melkor seria Loki, deus do engano, do engodo, da mentira, da discórdia e do fogo.

    A mitologia Celta: Ilúvatar se igularia à Great father, ou o aspecto masculino da criação; Ulmo seria Dylan, o deus do oceano; Aulë seria Anu, a mãe Terra; Manwë seria Manannan Mac - Lir, deus das tempestades e Melkor seria Arawn, deus do terror e da guerra.

    A mitologia Egípicia: Ilúvatar é Amon, rei dos deuses; Ulmo é Hapi, personificação das águas do rio Nilo; Aulë em Geb, deus da terra; Manwë é Chu, deus do ar e Melkor é Seth, deus da violência, da desordem etc.

    A mitologia Hinduista: Ilúvatar seria Brahma, a representação da força criadora ativa do universo;Ulmo seria Varuna, associado à agua, aos rios e aos oceanos; Aulë seria Prithvî, a mãe Terra; Manwë seria Vayu, deus dos ventos e Melkor seria Ágni, deus do fogo.

    Assim os 4 elementos da vida mais a força criadora (Ilúvatar) estão presentes em todas as mitologias e no Ainulindalë muito bem detalhados por Tolkien.

    Então valinorianos o que acharam? Qual o opinião de vocês? Com relação os deuses mitólogicos em quem vocês acham que Tolkien pode ter se inspirado?
     
    Última edição: 14 Jun 2009
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Sim, eu já fiz muito dessas comparações entre os Valar - que não eram deuses no sentido literal da palavra, mas mais ou menos como anjos - e outros deuses mitológicos.

    Dá até pra fazer algumas outras associações. Yavana a provedora de frutos, com Ceres deusa da Agricultura, Vána com Flora, a deusa grega das flores e vegetais, Nessa que corre livre com os cervos na floresta com a Diana dos Romanos ou a Artemis dos helenos, que eram acompanhadas por uma corça. Tulkas, tão parecido com Héracles, o semideus que ri diante do perigo e na hora da batalha. Vairë, a tecelã, com Cloto, uma das Moiras, que tecia o fio da vida dos mortais. Namo com Hades, o senhor dos mortos. Irmo com Hypnos senhor do sono ou seu filho Morpheu, senhor dos sonhos. E por aí vai, dependendo de onde a gente deixar a imaginação nos levar.

    Mas esses deuses se comparam aos Valar só em algumas características, pois o mestre, em sua genialidade, conseguiu criar seres próprios.
     
    Última edição: 15 Jun 2009
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Melian_ a maia

    Melian_ a maia Eu não sou um

    Acho que qualquer pessoa que tenha conhecimento de mitologia fez essa compração.
    Na verdade é inevitável. Eu tbm fiz todas essas comparações, só não fui tão longe, fiquei aki na grega, romana e nórdica mesmo ^^.
    Tem vários elementos que se enquadram, a mitologia em sí é uma coisa bonita, e em vários lugares são os mesmos elementos (agua, ar terra, fogo), mas mudam as caracteristicas e o nome dos regentes (os deuses), em Tolkien aconteceu o mesmo. E eu adorei!
     
  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    As vezes eu também fico pensando no que poderia ter acontecido se Morgoth não tivesse se perdido e ao invés dele tivesse sido um outro Valar como Mandos ou Varda. Que tipo de reviravolta isso traria para os destinos... Os elementos básicos seriam os mesmos, entretanto o equilíbrio de polaridade seria diferente. o_O
     
  5. ruims

    ruims "Mais uma cerveja!" diz o

    os Valar são uma parte deuses. Mas não na totalidade.

    Afirmo isto porque os deuses das diversas mitologias tinham a maioria deles particularidades "humanas". Estavam no dia a dia dos povos.

    Mas se falarmos dos deuses dos primórdios (não Odin mas sim Buro; não Zeus mas sim Urano e Gaia; etc.) esses sim, podem comparar-se aos Valar, pois estiveram na génese das mitologias.
     
  6. arthurreis

    arthurreis Disse "Aiya" para o

    É incrível como todas se parecem... mas acho que a nordica foi a que mais influenciou...
     
  7. Melian_ a maia

    Melian_ a maia Eu não sou um

    Eu lí em algum lugar ou foi minha professora de psicologia que me disse, não lembro ao certo.
    dizem que os que se revoltam ou querem poder geralmente são os regentes de fogo pq é um elemento que não se pode controlar e seu poder é devastador, é por natureza ancioso esabe que é poderoso.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro


    Muito interessente seu tópico Silmenel, mas não concordo em todos os pontos!
    Eu não compararia Odin a Ilúvatar, porque apesar de Odin ser o principal Deus, ele não criou a Terra nem os outros deuses. Ele não é o criador supremo. Também não compararia Njord a Manwë como deus dos ventos, porque Njord está mais atribuído com o mar. Se distanciando das alturas da águias de Manwë. Comparar Melkor a Loki penso que é um exagero também, pois Loki tem um caráter dúbio na mitologia, tendo usado sua esperteza não só pra maldades, mas também pra safar os deuses de apuros. E também Loki não tinha a mesma natureza dos outros deuses, ele tinha sangue de gigante.

    Comparar Anu com Aulë também, ao meu ver é equivocado, pois Anu ou Danu é a Deusa suprema (se eu estiver errado que alguém me corrija) da mitologia celta. Representando a natureza.


    Eu entendi o ponto do seu tópico Silmenel, e achei bem interessante porque justamente há [n]alguns[/n] pontos em comum entre as mitologias, mas não dá pra por todo mundo de igual pra igual aí.

    Por favor, corrijam-me se estiver errado, sou nenhum expert em mitologias!
     
  9. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro


    Muito legal seu comentário Melian!
    Acho que realmente tem haver.
     
  10. Passo'Gigante

    Passo'Gigante Aran adan

    Sem duvida a Nórdica...
    Mas isso já se sabe pois Tolkien não só se baseou nas personagens e nos seus atributos como também no estilo de escrita, ou seja, a influência nórdica favoreceu e muito para a construção, por assim dizer do Mundo de Arda.

    Adiciono mais que na Mitologia Romana Tulkas poderia ser Marte, Deus da Guerra, Oromë seria Diana (estranho ser mulher e isso implica à exclusão da Mitologia Romana), Deus da caça, Varda seria Juno, Deusa dos Deuses, entre muitas mais comparações.
     
  11. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Deuses da mitologia Asteca:

    Onteotl: o deus eterno e supremo acima de todos os deuses (Ilúvatar)
    Tlaloc: O deus da chuva
    Ehecatl: deus dos ventos
    Xipe Totec: deus da primavera
    Xochipilli: deus das flores
    Huitzipochtli: deus do sol e padroeiro asteca da guerra
    Huehueteotl: deus do fogo

    No panteão asteca existem mais deuses e não dá pra associá-los aos pares aos Valar.

    O curioso é que na mitologia asteca há Ometochtli, o deus da embriaguez! Criemos uma seita em sua homenagem! :cerva:
     
  12. Arkanthus

    Arkanthus Usuário

    Bom, sempre pensei em Eru como.. Deus (religiões cristãs), não apenas pelos relatos dos capítulos iniciais de Silmarillion, mas também pela postura que Eru toma, deixando que cada um de seus primogênitos faça suas escolhas livremente.

    Os Valar inicialmente, seriam como anjos no paraíso, Melkor seria uma alusão a Lúcifer, que caiu e levou 1/3 das hostes consigo, embora não tenha noção de quantos Valar foram banidos com Melkor. Porém com o desenvolver da trama, os Valar acabam assumindo uma característica mais similar a de deses, entre outras entidades mitológicas.
     
  13. Melian_ a maia

    Melian_ a maia Eu não sou um

    Q abusrdo!!!!
    ahahahahaha
    Esses enxiam acara e davam como desculpa que era um rito de homenagem a um deus!
     
  14. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Acho que Aule seria Terra... Yavanna seria madeira, Sauron poderia ser metal, fogo ou terra. Varda poderia ser luz ou mais simplesmente fogo XDDD
    Dada a personalidade de Melkor lembro que lhe foram dados quinhões no potencial de outros Valar. Ele entendia um pouco de água, de ar, de terra e do fogo. O elemento predominante eu não saberia dizer... Alguns consideram o vazio ou o escuro um elemento... Mas eu realmente não saberia. É possível que fosse um ser de fogo que se movia na direção errada.
     
  15. Eldenar

    Eldenar Usuário

    seu acho que n houve nenhum autor que tenha criado deuses wue não se tivesse baseado em nunhama mitilogia
     
  16. ruims

    ruims "Mais uma cerveja!" diz o

    Eu creio que Tolkien nunca se baseou na mitologia azteca, maia, inca, etc.

    Suas bases eram as mitologias europeias. Indubitavelmente.

    E mais uma vez repito o que disse anteriormente: Tolkien detestava que fizessem esse tipo de comparações ou que "vissem" alegorias relacionadas com o mundo moderno.
    Eru é Eru.
    Não é Deus nem Alá. Esses são deuses que regem o universo.

    Eru apenas rege Arda.
     
  17. Curunír 'Lân

    Curunír 'Lân Mensageiro do Rei enviando um

    Não está errado não, embora não possamos julgar certo deus ou deusa como supremo ou suprema para os celtas, pois haviam várias tribos que cultuavam vários deuses, mas existiam deuses correspondentes (Algumas vezes apenas o nome mudava). Para se ter uma idéia existiam deuses em tribos que formavam tríades mas correspondiam a somente um ou três distintas em outras tribos ou até mesmo nem existiam. Morrigan por exemplo formava tríades ou era considerada uma tríade, sendo formada pelas Morrigans Badb, Macha e Morrigan (As três deusas guerreiras, filhas da Personificação feminina Druídica Ernmas - Que também é considerada uma deusa mãe para os celtas irlandeses). Danu ou Dana era a Deusa mãe da tribo Tuatha Dé Danann, ou melhor dizendo O Povo/Tribo de Danu.
    Danu era a maior de todas as deusas do panteão irlandês.
    A deusa possuía três Faces: Morrigan; Blodeuwedd e Brighid. Dana é a tríade.

    Imagem de Danu:
    Personificação da Mãe:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Blodeuwedd
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Brighid
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Morrigan
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Como Aulë estava ligado e gostava das substâncias de Arda poderia ser Relacionado com o deus Belenus (Beltane significa Fogo de Bel, é um festival de fertilidade e purificação) era ainda ligado à ciência, cura, fontes térmicas, fogo (Esse era o elemento com o qual ele era mais ligado), sucesso, ...
    Eru poderia ser Dagda o deus supremo (embora em certas regiões sua companheira Danu era considerada como tal.)

    Poderíamos comparar Brighid (Celta) e Idun (Nórdica) com Yavanna, duas que representam a natureza, têm um pomar do qual se retiram frutos.

    Irmo é o senhor das visões e dos sonhos - Na mitologia Grega encontramos Morfeu que é o deus dos sonhos, onde ele é uma espécie de mensageiro.
     
    Última edição: 17 Jun 2009
  18. Silmenel

    Silmenel O Brilho dos Céus!

    Pessoal, estou adorando a colocação de vocês.
    Também não sou PHD no assunto, por isso, estamos aqui para trocar idéias.
    Vamos ser se lembro alguns pontos que queria comentar.
    Saitor querido, também concordo que só alguns caractéristicas dos Valar se comparam aos deuses.
    Tolkien foi supremo quando criou sua obra.
    Melian fiz esse debate pois adoro ver como as outras pessoas pensam e amo o tema mitologia.
    E a vida não só as mitologias foram formadas pelos quatro elementos.Em tudo encontramos esses fatores até em nós.
    Ruims eu não quis ir tão distante e não fiz a comparação com os deuses dos primórdios, por isso a comparação pode ter sido um pouco fala, principalmente no aspecto de Ilúvatar.
    Arthurreis também concordo com você que a nórdica é sem dúvida, muito parecida com a de Tolkien.
    Anwel a mitologia nórdica e celtica é bem vasta e com pouco material, fiquei com dúvida exatemente nesses deuses que você sitou e por perceber o ponto que tracei que percebeu isso sensacional...
    Você tem alguma outra comparação que poderia ser feita?
    Passo Gigante obrigada pelas novas comparações.
    Meglin excelente essa inclusão.
    Arkanthus sim, sem dúvida anjos e Lucifer se for comparar com a Cristã.
    Curunír obrigada pela excelente explicação.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. Silmenel

    Silmenel O Brilho dos Céus!

    Ruims Tolkien foi para mim o maior escritor que já existiu pois com uma mente brilhante crriou um mundo inteiro e não só ele mais também sua linguagem.
    E esse criação inspirou outros grandes escritores como George Lucas por exemplo.
    Esse forúm e para tocarmos idéias partindo da leitura que cada um fez das obras do nosso mestre e do conhecimento adquirido pela vida que trazemos..trocar idéias quiz somente ver o que conseguimos absorver e encontrar no que Tolkien nos deixou por legado.
    E fico feliz por Tolkien então não estar aqui vendo eu fazer essa comparação...:D:D:D:D:abraco:
     
  20. ruims

    ruims "Mais uma cerveja!" diz o

    Sem dúvida que este tópico é excelente.
    Além do mais, a troca de ideias dá-nos novas perspectivas e muitas vezes concluímos que até estávamos errados.

    O que me fascina é que Tolkien imaginou tudo aquilo nos primórdios do século XX.
    Hoje em dia, há muita informação. Mas também muita informação errada.

    Nesse aspecto, Tolkien tinha as ideias mais "limpas", ou seja, sem informação desnecessária e contraditória. As suas bases eram os livros da antiguidade e muito saber erudito. Possuía uma cultura fora do comum... e não tinha internet.
    Mas, creio que tinha essa vantagem de viver num tempo em que não havia informação errónea e muitas vezes contraditória. Hoje, muita da informação é especulativa.
     

Compartilhar