1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

AINULINDALÊ -onde Tolkien inspirou Deus na criacao ...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por *Lothiriel*, 1 Jan 2003.

1. *Lothiriel*

*Lothiriel* Usuário

Quem inspirou quem -
    O Silmarillion....
    Entao falou Iluvatar - Poderosos sao os Ainur, e o mais poderoso entre eles e Melkor, mas, para que ele saiba, e saibam todos os Ainur, que eu sou Iluvatar, essas melodias que voces entoaram, irei mostra-lasp[ara que vejam o que fizeram. E tu, Melkor, veras que nenhum tema pode ser tocado sem ter em MIM A SUA FONTE MAIS REMOTA, NEM NINGUEM PODE ALTERAR A MUSICA CONTRA A MINHA VONTADE. E aquele que tentar provara nao ser senao meu instrumento na invencao de coisas ainda mais fantasticas que ele proprio nunca imaginou.

Quando leio os livros de Tolkien tenho a certeza que o sujeito viajava muiiiiiito no tempo e tinha altos encontros secretos com Deus, anjos, elfos, demonios... e toda a tropa.

2. TT1

TT1 Dilbert

Explique mais por favor.. acho que não peguei bem a idéia....

Vc diz que Tolkien de alguma forma "descreveu" o começo do mundo porq ele foi inpirado por Deus ? :o?:

3. Legolas the elf

Legolas the elf Usuário

Tambem não entendi o que ela falou mas é bem perceptivel o uso da biblia juadaico-cristã na formação do capitulo... eu diria que Tolkien sofreu influencias de sua cultura cristã para reescrever a criação sob seu ponto de vista. Ele compara Melkor a Lucifer o maior dos anjos e o anjo caido usa Eru como unico assim como Deus é chamado de Deus unico... Ele manda os Ainur criarem os meios, mas ele cria os Homens e elfos, genesis 1 e 2 relata Deus criando suas obras indiretamente mas quando vai criar o homem fala que ele moldou e soprou nas narinas vida. Realmente considero Anulindalê uma reescrita biblica...

4. Pandatur

Pandatur Usuário

Também não entendi aonde a nossa amiga quis chegar.... :o?:

5. Minas Ecthelion

Minas Ecthelion Usuário

Acho q entendi, vc ta querendo saber de onde Tolkien tirou tanta inspiracao neh?

Concordo que ele denoite sonha com os ttreco acorda e escreve heheheeh

mas serio, ele devia viaja muito, e tem umas influencia da literatura nordica em suas historia

6. The Dark Elf

The Dark Elf Usuário

Tolkein era um genio... e eu acho q ele usava de alucinogenos tmb!

7. Bem, eu particularmente vejo muitas semelhanças entre o Genesis biblico e a criação do mundo no Ainulindalë.
    Primeiro é o fato da "musica". Apesar de parecer totalmente original, isso se reporta a uma das coisas mais fortes na biblia, o mundo foi criado a partir do "verbo". Tolkien trocou simples palavras por musica.
    Outro fato importante é a relação entre Deus/ Eru e sua criação. estou falando de Lucifer/Melkor e Gabriel/Manwë (bem, posso estar errando o nome do anjo, mas acho q era esse mesmo).

Havia Lucifer (portador da luz) que era o mais poderoso dos anjos, mas que tentou ser superior ao criador. O segundo na escala de poder era Gabriel, que foi o lider da luta contra os anjos revoltados, assim como Manwë é o segundo em poder, e o lider dos que ainda são fieis.

Só uma pergunta, vcs lembram quantos Valar eram (dos que vieram pra Arda)?? É que agora me veio outra comparação com o Genese, mais precisamente coma kabala.

8. Holbytlan

Holbytlan Usuário

tb acho o capitulo muito parecido com o genesis, principalmente no que diz respeito a melkor, que é uma especia de lucifer

9. Goba

Goba luszt

Tolkien usa de váááários elementos bíblicos como já foi dito, e por isso que adotei o que um amigo de meu primo disse (apesar de eu ser ateu a frase é engraçada, por isso à uso): Tokien falou com Deus cra, num é possível, ou então ele era Gandalf desfarçado....

hehehehe! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

10. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Não é mistério nenhum a influência das diversas mitologias e religiões sobre Tolkien, inclusive a cristã.
    Comparar, tudo bem, mas não podemos afirmar nada. Da mesma forma que Melkor pode ser comparado a Lúcifer, ele também pode ser comparado a outro, de alguma outra mitologia.

Respondendo à pergunta do nosso amigo aí em cima, contando com Melkor, os Valar eram em número de 15.

11. Lord Henry

Lord Henry Usuário

Ou muito me engano ou essa parte da "música" é característica marcante da mitologia grega. Eu vejo mais semelhanças entre a obra dele e a mitologia grega do q com a bíblia. Bem, e não conheço a mitologia nórdica o suficiente para tentar fazer qualquer paralelo...

Compartilhar