• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

AINULINDALÊ -onde Tolkien inspirou Deus na criacao ...

*Lothiriel*

Usuário
Quem inspirou quem -
O Silmarillion....
Entao falou Iluvatar - Poderosos sao os Ainur, e o mais poderoso entre eles e Melkor, mas, para que ele saiba, e saibam todos os Ainur, que eu sou Iluvatar, essas melodias que voces entoaram, irei mostra-lasp[ara que vejam o que fizeram. E tu, Melkor, veras que nenhum tema pode ser tocado sem ter em MIM A SUA FONTE MAIS REMOTA, NEM NINGUEM PODE ALTERAR A MUSICA CONTRA A MINHA VONTADE. E aquele que tentar provara nao ser senao meu instrumento na invencao de coisas ainda mais fantasticas que ele proprio nunca imaginou.

Quando leio os livros de Tolkien tenho a certeza que o sujeito viajava muiiiiiito no tempo e tinha altos encontros secretos com Deus, anjos, elfos, demonios... e toda a tropa.

Explique mais por favor.. acho que não peguei bem a idéia....

Vc diz que Tolkien de alguma forma "descreveu" o começo do mundo porq ele foi inpirado por Deus ? :o?:

Tambem não entendi o que ela falou mas é bem perceptivel o uso da biblia juadaico-cristã na formação do capitulo... eu diria que Tolkien sofreu influencias de sua cultura cristã para reescrever a criação sob seu ponto de vista. Ele compara Melkor a Lucifer o maior dos anjos e o anjo caido usa Eru como unico assim como Deus é chamado de Deus unico... Ele manda os Ainur criarem os meios, mas ele cria os Homens e elfos, genesis 1 e 2 relata Deus criando suas obras indiretamente mas quando vai criar o homem fala que ele moldou e soprou nas narinas vida. Realmente considero Anulindalê uma reescrita biblica...

Acho q entendi, vc ta querendo saber de onde Tolkien tirou tanta inspiracao neh?

Concordo que ele denoite sonha com os ttreco acorda e escreve heheheeh

mas serio, ele devia viaja muito, e tem umas influencia da literatura nordica em suas historia

Bem, eu particularmente vejo muitas semelhanças entre o Genesis biblico e a criação do mundo no Ainulindalë.
Primeiro é o fato da "musica". Apesar de parecer totalmente original, isso se reporta a uma das coisas mais fortes na biblia, o mundo foi criado a partir do "verbo". Tolkien trocou simples palavras por musica.
Outro fato importante é a relação entre Deus/ Eru e sua criação. estou falando de Lucifer/Melkor e Gabriel/Manwë (bem, posso estar errando o nome do anjo, mas acho q era esse mesmo).

Havia Lucifer (portador da luz) que era o mais poderoso dos anjos, mas que tentou ser superior ao criador. O segundo na escala de poder era Gabriel, que foi o lider da luta contra os anjos revoltados, assim como Manwë é o segundo em poder, e o lider dos que ainda são fieis.

Só uma pergunta, vcs lembram quantos Valar eram (dos que vieram pra Arda)?? É que agora me veio outra comparação com o Genese, mais precisamente coma kabala.

tb acho o capitulo muito parecido com o genesis, principalmente no que diz respeito a melkor, que é uma especia de lucifer

Tolkien usa de váááários elementos bíblicos como já foi dito, e por isso que adotei o que um amigo de meu primo disse (apesar de eu ser ateu a frase é engraçada, por isso à uso): Tokien falou com Deus cra, num é possível, ou então ele era Gandalf desfarçado....

hehehehe! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

Não é mistério nenhum a influência das diversas mitologias e religiões sobre Tolkien, inclusive a cristã.
Comparar, tudo bem, mas não podemos afirmar nada. Da mesma forma que Melkor pode ser comparado a Lúcifer, ele também pode ser comparado a outro, de alguma outra mitologia.

Respondendo à pergunta do nosso amigo aí em cima, contando com Melkor, os Valar eram em número de 15.

Primeiro é o fato da "musica". Apesar de parecer totalmente original, isso se reporta a uma das coisas mais fortes na biblia, o mundo foi criado a partir do "verbo".

Ou muito me engano ou essa parte da "música" é característica marcante da mitologia grega. Eu vejo mais semelhanças entre a obra dele e a mitologia grega do q com a bíblia. Bem, e não conheço a mitologia nórdica o suficiente para tentar fazer qualquer paralelo...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back