• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agricultores e Pastores Élficos... será?

É claro que tinham elfos pastores e serviçais, alias os elfos do Livro O Hobbit não parecem tão sabios assim, mas o que eu estava dizendo é que Tolkien não focou na parte "braçal" dos elfos por dar a eles toda uma aura especial e superior.
O que vocês acham?
 
Também acho que tinham,talvez poderia dizer que "uma sociedade sustenstável",trabalhavam para manter as suas coisas sem ter que depender de outros povos,tendo assim que efetuar os diversos tipos de tarefas.
 
Porém cuidado especial com o desejo de tudo sair belo e bem feito, ou pelo menos deixar o mundo assim. Pois para nós humanos, tendemos a nos tornar egocêntricos, vaidosos ou de olhar muito crítico, ao contrário dos Elfos que sabem confiar em suas relações e trabalhos, mas que também sabem que não podem deixar todo o mundo perfeito. Não consigo pensar em um mundo que seja totalmente belo. Existem tanto aqui como em Arda o feio, o mal, a destruição, a corrupção e por ai vai...

Nosso mundo é perfeito desse modo :D

Se o mundo fosse absolutamente perfeito ele não teria graça, o que é o doce sem o conhecimento do amargo?
A filosofia da "existência dos opostos" não existia apenas na cultura Élfica, pode ser vista também na Oriental (chineses, japoneses), um exemplo é o Yin e Yang, chamados do princípio da dualidade, que simbolizam o equilíbrio.
(Chamo a atenção para o fato de que eu não estou falando que Yin e Yang representam especificamente o Bem e Mal)
 
Eu acredito que os elfos faziam isso tudo sim, afinal de contas isso faz parte do dia-a-dia de todas as comunidades humanóides. Mas eles tinham uma relação mais especial com a arte e a natureza; daí esses detalhes não terem tanto (ou terem nenhum) destaque.
 
Sim, de fato concordo.
As habilidades élficas são realmente destacadas em campos específicos de valor, referentes a momentos da obra, sendo que, ao mostrar uma visão "Hobbit" da questão, Samwise valoriza a arte de "fazer cordas", feita com maestria pelos elfos. É esse um simples afazer manual, uma pequena referência, mas que é o respaldo para a idéia de amor ao belo, as minúcias, e a rigorisidade élfica.
Quanto a questão do trabalho braçal desvalorizar os elfos, não me parece encaixar-se nas concepções de Tolkien. Ele realça o valor dos Hobbits, que prezam demais o trabalho manual. Samwise se orgulha de ser jardineiro, assim como antes o fora seu pai. Ao meu ver, para Tolkien, um elfo não seria "menos sábio", "menos importante", por ser um trabalhador de ofícios manuais, vide exemplo dos ourives de Eregion.
 
Última edição:
Essa perfeição imperfeita é um referencial de nosso mundo, e de qualquer mundo onde tenha como protagonista os humanos, onde o objeto seja o homem.
Os elfos realçam essa questão da consciência humana que foi deturpada, o esquecimento do belo, a valorização do útil, imediato, a reformulação no século XVII do paradigma galileano, a ciência como centro do universo, nem mais o homem, eu diria. Tolkien coloca sua rejeição a esse progresso desenfreado, a questão da destruição de áreas naturais, e o esquecimento de valores "clássicos".

O que você falou me lembra muito o que Bertrand Russel escreveu em um dos ensaios de seu livro Elogio ao Ócio. Quando ele fala do conhecimento "inútil": aquele que adquirimos e cuidamos simplesmente pelo prazer que o conhecimento ou o "pensar sobre ele" traz à gente (o que nos torna humanos no verdadeiro sentido).

Temos esquecido muito disso e implantamos sem questionar toda uma cultura baseada somente nos resultados sem nos lembrar que, apesar de termos vida curta, essa vida ganha um sentido eterno quando nos dedicamos a algo maior que nós mesmos. E não estou falando em deixar um legado material (grandes conglomerados ou fortunas armazenadas) e sim legados culturais, para o ambiente: fazer um pouquinho para deixar o mundo um pouquinho melhor do que ele estava quando nós o encontramos :)

Cada um fazendo um pouquinho, talvez a gente consiga reverter isso, não?
 
É claro que tinham elfos pastores e serviçais, alias os elfos do Livro O Hobbit não parecem tão sabios assim, mas o que eu estava dizendo é que Tolkien não focou na parte "braçal" dos elfos por dar a eles toda uma aura especial e superior.
O que vocês acham?

Não acho que os elfos não tiveram enfoque no trabalho braçal por este motivo (o de serem superiores). Tolkien pode ter "n" motivos para não ter escrito sobre isso. Ele colocou tanta coisa interessante, tantos detalhes bonitos e singelos que, mesmo a nossa curiosidade, não pode definir o por quê de não termos algo mais concreto sobre isso.
 
Quanto a questão do trabalho braçal desvalorizar os elfos, não me parece encaixar-se nas concepções de Tolkien. Ele realça o valor dos Hobbits, que prezam demais o trabalho manual. Samwise se orgulha de ser jardineiro, assim como antes o fora seu pai. Ao meu ver, para Tolkien, um elfo não seria "menos sábio", "menos importante", por ser um trabalhador de ofícios manuais, vide exemplo dos ourives de Eregion.
Nossa, exatamente no que eu estava pensando, mas mil vezes melhor :joinha:

Temos esquecido muito disso e implantamos sem questionar toda uma cultura baseada somente nos resultados sem nos lembrar que, apesar de termos vida curta, essa vida ganha um sentido eterno quando nos dedicamos a algo maior que nós mesmos. E não estou falando em deixar um legado material (grandes conglomerados ou fortunas armazenadas) e sim legados culturais, para o ambiente: fazer um pouquinho para deixar o mundo um pouquinho melhor do que ele estava quando nós o encontramos :)
bravo! Se tinha alguém que sabia disso era Tolkien.

Não acho que os elfos não tiveram enfoque no trabalho braçal por este motivo (o de serem superiores). Tolkien pode ter "n" motivos para não ter escrito sobre isso. Ele colocou tanta coisa interessante, tantos detalhes bonitos e singelos que, mesmo a nossa curiosidade, não pode definir o por quê de não termos algo mais concreto sobre isso.
Creio que a riqueza de belos detalhes é necessária. Mas entendo que colocar detalhes como esses na vida dos elfos torna-se desnecessário, pois como eu disse antes, isso é comum entre as comunidades humanóides...
 
Concordo plenamente Savant, assim como você de forma simples, e creio que mais adequada impossível, ressaltou, esses atos comuns as esferas humanóides são pressupostos, que não precisam necessariamente de um foco, tanto para sabermos que eles existem, quanto para entender seu valor. A questão do momento do desenvolvimento da obra, da estética, do contexto, e tudo mais, acabou deixando de lado um enfoque maior a tudo isso, porém, não só por isso nós desconhecemos tais valores, tipos de trabalho e reminiscências das artes comuns em meio aos elfos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo