• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agressões a professores

A tendência é piorar, se olharmos mais adiante. Estes que estão aí agredindo professores daqui a poucos anos serão pais. Onde está o exemplo? Não existe. Deveria existir punições também para os pais. Já que não querem arcar com a educação em casa, que arquem com os prejuízos materias que seus filhos causam. Expulsão é sempre uma boa advertência.

Ah, claro, sempre haverá quem diga que o aluno não pode ser excluído do ensino, que é um dever do Estado e o Ecad assegura este direito e mimimimi... Lindo, mas cadê as punições? Até onde sei vivemos em uma sociedade com direitos e DEVERES a serem cumpridos, senão, descamba tudo para a anarquia.
 
Qual a solução a curto prazo? Ser o exemplo de sucesso, só isso.

Se o exemplo de sucesso é ser traficante, as pessoas vão querer que seus filhos sejam criminosos. Se o exemplo de sucesso é ser jogador de futebol que casa com modelos em castelos e depois fica pegando umas lacraias, então todos vão deixar o livro de lado e tentar virar craque (ou nem tanto) de futebol.

Minha opção foi quando criança, e quando tiver meus filhos as coisas serão nos moldes de Antonio Ermínio de Moraes: não é porque é meu filho que vai receber herança quando eu morrer :twisted:

Se é meu filho, tem de ter capacidade de criar sua própria fortuna. Ainda mais que comparado a mim, terá melhores condições (casa com biblioteca, gibis, e tudo quanto é tipo de cultura útil e inútil) que eu tive (notícias populares de literatura).

Um dos vários motivos porque professor DEVE ser exemplo de sucesso, e não o bobo da corte que todo mundo chacota e desconta suas neuras.
 
E como tornar o professor um exemplo de sucesso? (considerando que a profissão merece tal posição)
 
Antigamente eles eram vistos como elite... e deveria mesmo ser assim... quem nos ensina a estrutura de tudo ser tratado com tamanho desdém é vergonhoso!
 
As pessoas (a maioria pelo menos) perderam a vontade de obter o conhecimento. Os alunos hoje só querem estudar para passar e as vezes nem isso. Têm outros interesses e estudar virou "coisa de nerd". Não há ninguem pra corrigir isso, pois os pais não tem pulso ou não estão nem ai, e os professores perderam a autoridade de outrora. Perdendo-se a busca por conhecimento, o país cai na ignorancia. Não há muito o que se fazer se as pessoas não querem correção, pois não há como corrigir crianças se os proprios pais são "obstaculos".
 
A solução a médio prazo seria atualizar as escolas e professores. Querendo ou não, a internet acentuou ainda mais o conflito de gerações. Antes que alguém me chame de reacionário, digo que o computador não pode ser analisado como um acessório desnecessário nas salas de aula. Hoje em dia, até uma criança de cinco anos já encara o pc com mais destreza que muitos adultos.

E, infelizmente, a sala de aula, se vista do ponto de vista da gurizada de agora, é um cela medieval. Os professores até se esforçam em manter a atenção, mas fica difícil competir com i-pods, celulares que acessam orkut e pendrives. As ferramentes que os educandos tem para oferecer de atrativos continuam sendo os livros didáticos e as aulas quase mortas sobre datas, cálculos, línguas e países; transmitidas de modo enfadonho para quem está acostumado a usar o Google e Wikipédia como pesquisa.

Se os donos de empresas de TI já perceberam que a palavra da vez é convergência, porque as escolas não podem agregar os mesmos dispositivos?
 
Nesses casos de escolas particulares com alunos mimados e folgados, eu acho que uma política da escola mais autoritária funcionaria sim.


Agora tu tocaste num ponto importante Haran. Infelizmente muita gente hoje confunde autoridade com autoritarismo. Talvez isso seja até a marca de uma sociedade que esteja a menos de trinta anos de uma ditadura, sei lá.

O caso é que muito pai hoje mima os seus filhos e perdeu qualquer tipo de autoridade. Autoridade pra dizer que professor tem que ser respeitado, que os avós não são velhos caducos, que criança de treze anos não vai ir pra festa e chegar três da manhã em casa, que guria de 9, 10 anos de idade vai usar roupa de criança e que não pode andar maqueada que nem uma putinha, essas coisas.

Eu me lembro que uma vez desrespeitei uma professora no colégio e fiquei um mês sem bicicleta e videogame. Se um pai hoje em dia tirar o computador por dois dias de um filho tem início a 3a Guerra Mundial.
 
Antigamente eles eram vistos como elite... e deveria mesmo ser assim... quem nos ensina a estrutura de tudo ser tratado com tamanho desdém é vergonhoso!


Simples, facil d entender....concordo plenamente!
Existem alguns profssores hj em dia que nao se preocupam apenas em passar matéria....eles se preocupam em formar um cidadão.
Com educação, agnt tem a base pra começar a progredir.....se akeles q tem q educar estao trancados em casa com medo, o resto da historia agnt jah sabe....

:osigh:
 
Tem que cortar na raiz. Nos Eua os alunos ficam tão instáveis emocionalmente que acabam atirando com armas de fogo contra os próprios colegas. Um aluno assim não pode nem começar a assistir a aula pois está a ponto de criar instabilidade social nos outros membros da equipe. A raiz da instabilidade social é a instabilidade emocional. Se compromete a segurança e a paz do grupo ele precisa ser posto em "quarentena" de primeira. Ao primeiro sinal de nervosismo ele é proibido na diretoria e na secretaria de entrar na classe até que converse com alguém. A chave da porta fica com o professor e permanece até o fim da aula. Essas regras devem ser expostas no primeiro dia.
 
Tem que cortar na raiz. Nos Eua os alunos ficam tão instáveis emocionalmente que acabam atirando com armas de fogo contra os próprios colegas. Um aluno assim não pode nem começar a assistir a aula pois está a ponto de criar instabilidade social nos outros membros da equipe. A raiz da instabilidade social é a instabilidade emocional. Se compromete a segurança e a paz do grupo ele precisa ser posto em "quarentena" de primeira. Ao primeiro sinal de nervosismo ele é proibido na diretoria e na secretaria de entrar na classe até que converse com alguém. A chave da porta fica com o professor e permanece até o fim da aula. Essas regras devem ser expostas no primeiro dia.

Não é mais facil colocar ele em uma gaiola e escrever "Menino problemático,não se aproxime" ? Eric e Dylan em Columbine foram motivados por seus próprios colegas também,e não apenas por jogos ou músicas.
 
Nem sempre, há casos de desrespeito de professores tanto em colégios públicos como em particulares de classe média alta ou até classe alta e nesses casos muitas vezes o professor também é obrigado a lidar com a prepotência dos pais. Nem sempre pobreza é sinônimo de falta de educação.

Eu sei! Não estou falando que quem é pobre não tem educação! Até porque muitas crianças pobres sabem dar mais valor...
 
Goblin, farei um comentário maldoso: primeira vez que vi vc responder um tópico sem zoar (dos que eu já acessei desde q me cadastrei), fico muito feliz de ter sido em cima de um post meu rsss
Mas falando sério e seguindo sua linda de raciocínio... "formar um cidadão" vc disse tudo!!! Em outro tópico coloquei que criança hj em dia tem tudo o que quer, ngm fala nada contra, ngm faz nada contra, pai não pode dar uns tapinhas pq o conselho tutelar fica em cima... hj em dia nasce fazendo o que quer...

Espero não ofender ngm com isso, até pq não vou sair olhando as idades pra ver se cai em cima ou não, mas bem... eu to com 28 anos, mas velha que muitos até... tive minhas fases sim, e pra minha época fui ousada ao limite.
Meus pais se separaram qdo eu tinha 11 anos o que me fez crescer na hora errada, ao mesmo tempo me revoltei pelo resto da imaturidade que eu tinha. Aguentava a barra em casa com mãe e irmão... brincava muito, estudava muito, dando um probleminha aqui outro ali pra coidatada da minha mãe... mas aproveitei cada fase da minha vida de forma plena... 1º beijo com 12, vi que era errado e voltei pros brinquedos e bonecas... perdi a virgindade com 16 me arrependi e fui curtir minha adolescencia sem isso até que tivesse pronta de verdade... Aprontei, brinquei, bebi, experimentei drogas, namorei... "aceleradamente no tempo certo", pois qdo via que era errado eu retrocedia e pensava melhor...
E é aqui que quero chegar "PENSAR MELHOR"... Hj a maioria dos jovens não faz isso. Age impensadamente, magoa, ofende, faz todo tipo de burrada... 13 anos engravida.... e onde foi que começou a falhar??? EM CASA!!!!

Minha mãe até hj "me educa"... "não faça assim" "não fale isso" "me respeite" e a melhor "vc mora embaixo do meu teto! Eu coloco tudo aqui dentro, se quiser continuar aqui, demonstre o respeito que eu mereço e siga as minhas regras".
Exagerado??? NÃO!!!!! Correto! Se não fosse por ela eu era mais uma dessas inúteis que ficam por aí pensando que é superior por isso ou aquilo... Se não fosse por ela eu teria feito o diabo cada vez que um professor ou alguém mais velho me chamasse atenção POR EU TER FEITO ALGUMA ARTE...
Atos geram reações... é fato!
Os professores da geração da minha mãe formavam cidadãos exemplares como ela... corretos, que pelo menos saiam das escolas e faculdades íntegros, com ideais, com força de vontade pra ser melhor, educados, inteligentes... Minha avó ensinou minha mãe que "onde um burro fala o outro abaixa a orelha" e na escola o professor mostrou pra ela quem era a autoridade....

Pq me estendi tanto? pq hj, quando um burro fala os outros gritam pra poderem falar mais alto... Quando a "autoridade" entra na sala pra dar aula os alunos saem sem pedir licença ou sem serem autorizados.. dormem, escutam música, conversam... qquer coisa menos respeitar... A minha geração já estava caminhando pra isso e eu já achava um absurdo...

Esse tópico só me mostra que tenho que regredir pelo menos na forma de educar pra tentar parecer mais com a minha mãe, pq a geração dos filhos que um dia terei provavelmente estará matando professores e não só agredindo se ngm fizer nada...

Ahhhh desculpa... revoltei de novo!
 
Nem sempre, há casos de desrespeito de professores tanto em colégios públicos como em particulares de classe média alta ou até classe alta e nesses casos muitas vezes o professor também é obrigado a lidar com a prepotência dos pais. Nem sempre pobreza é sinônimo de falta de educação.

É verdade, mas os motivos são outros e bem mais fáceis de resolver, na minha opinião. Nesses casos, um trabalho psicológico e uma ligeira rigidez mais acentuada nas atitudes e o problema é consideravelmente atenuado.

Agora, em escolas e regiões mais carentes, de precariedade econômica e "risco social" é bem mais complexo. Nesses locais, a violência torna-se, pela conjuntura e força das circunstãncias, um meio de expressão, uma forma de linguagem.

Complicado punir alguém que, de certa forma, já foi punido. Onde aprendeu que a melhor forma de se fazer entender é pela imposição e pela violência...

O foda é que muitos são excelentes professores no que diz respeito a sua disciplina, mas não parecem ser tão capacitados para lidar com essas situações mais extremas (o que é compreensível, professor é ensinador e não adestrador).

A solução a médio prazo seria atualizar as escolas e professores. Querendo ou não, a internet acentuou ainda mais o conflito de gerações. Antes que alguém me chame de reacionário, digo que o computador não pode ser analisado como um acessório desnecessário nas salas de aula. Hoje em dia, até uma criança de cinco anos já encara o pc com mais destreza que muitos adultos.

Pra mim, essas duas coisas são a chave para essa situação. O maior preparo do professor para ser um educador, como um todo. Pra fazer muito mais do que enfiar a matéria na cabeça dos alunos, mas orientar e demonstrar. Pra isso, seria preciso um maior investimento na preparação pedagógica e psicológica do professor, que hoje são bastante incipientes nesses aspectos. O que é absurdo. O professor está preparado pra passar a sua matéria (às vezes nem isso), mas não está preparado para lidar com situações imprevistas em sala de aula e na escola, como esses casos de violência (tanto contra professores, quanto entre alunos), ou uso de drogas ou sei lá mais o que...

Outro ponto é a inovação tecnológica. Ela precisa ser adequada ao ensino. Estamos educando pessoas retrogradamente! Onde já se viu isso! Um setor que devia projetar o futuro lidando com ferramentas ultrapassadas. Mas enfim, é o comum, a educação é sempre a última a incorporar as novidades...
 
Em portugal existe varios casos de agressão a professores, a maior parte por causa de telemoveis, num caso mais recente ate foi gravado pelos restantes colegas de turma e enviado para o youtube.
Acho que a razao disto e o excesso de mimos que os pais dão aos filhos, e estes pensam que sao reis do mundo e que tudo gira a sua volta, os outros apenas estão ali para obedecer ao que eles mandam.
*yams*

(0.0 fazia tempo que nao postava nada LOL)
 
Pra mim, essas duas coisas são a chave para essa situação. O maior preparo do professor para ser um educador, como um todo. Pra fazer muito mais do que enfiar a matéria na cabeça dos alunos, mas orientar e demonstrar. Pra isso, seria preciso um maior investimento na preparação pedagógica e psicológica do professor, que hoje são bastante incipientes nesses aspectos. O que é absurdo. O professor está preparado pra passar a sua matéria (às vezes nem isso), mas não está preparado para lidar com situações imprevistas em sala de aula e na escola, como esses casos de violência (tanto contra professores, quanto entre alunos), ou uso de drogas ou sei lá mais o que...

Outro ponto é a inovação tecnológica. Ela precisa ser adequada ao ensino. Estamos educando pessoas retrogradamente! Onde já se viu isso! Um setor que devia projetar o futuro lidando com ferramentas ultrapassadas. Mas enfim, é o comum, a educação é sempre a última a incorporar as novidades...


Um terceiro fator que é importante é a valorização financeira. A sociedade tem que enfiar na cabeça que educação é investimento a longo prazo. Nenhum professor vai se sentir estimulado a dar aula e se aprimorar enquanto continuar ganhando esse salário de miséria que é pago hoje em dia.
 
Goblin, farei um comentário maldoso: primeira vez que vi vc responder um tópico sem zoar (dos que eu já acessei desde q me cadastrei), fico muito feliz de ter sido em cima de um post meu rsss
Mas falando sério e seguindo sua linda de raciocínio... "formar um cidadão" vc disse tudo!!! Em outro tópico coloquei que criança hj em dia tem tudo o que quer, ngm fala nada contra, ngm faz nada contra, pai não pode dar uns tapinhas pq o conselho tutelar fica em cima... hj em dia nasce fazendo o que quer...

Os professores da geração da minha mãe formavam cidadãos exemplares como ela... corretos, que pelo menos saiam das escolas e faculdades íntegros, com ideais, com força de vontade pra ser melhor, educados, inteligentes... Minha avó ensinou minha mãe que "onde um burro fala o outro abaixa a orelha" e na escola o professor mostrou pra ela quem era a autoridade....

Pq me estendi tanto? pq hj, quando um burro fala os outros gritam pra poderem falar mais alto... Quando a "autoridade" entra na sala pra dar aula os alunos saem sem pedir licença ou sem serem autorizados.. dormem, escutam música, conversam... qquer coisa menos respeitar... A minha geração já estava caminhando pra isso e eu já achava um absurdo...

Finalmente me entendem!!!
se pensarmos q os professores d hj em dia sofrem tanto, soh leciona qm tem amor pelo trabalho, pq simplesmente nao da mais p fazer como modo de vida. E como vc disse Indily, nossos pais tiveram essa educaçao rigida e viraram esses cidadãos exeplares (nem todos, mas a estupenda maioria)...se pensarmos q muitos professores hj em dia tb viveram nakela fase, nao me impressiona o objetivo deles de kerer formar um cidadão....

Afinal, professor ensina. Mesmo o mais espertinho da sala nao tem noçoes de tudo e a funçao do professor eh levar um cara desses pro caminho certo. Nos dias atuais, mais doq nunca, agnt precisa de professoresfortes, firmes nessa ideia e q nao desistam d tentar ensinar, apesar das opressões, ou então nossos filhos vao viver num Deus nos acuda!

(P.S: confesso q me desesperei qndo li "primeira vez que vi vc responder um tópico sem zoar "......Ofender, ofendeu...mas eu ri mto......)
 
Última edição:
Não é mais facil colocar ele em uma gaiola e escrever "Menino problemático,não se aproxime" ? Eric e Dylan em Columbine foram motivados por seus próprios colegas também,e não apenas por jogos ou músicas.

É por levar tudo na brincadeira que o Brasil não tem nenhuma estatística de saúde mental que trace uma quadro dos doentes dos municípios brasileiros. Se tivesse não haveria tanto preconceito contra uma pessoa se tratar com um psicólogo ou psiquiatra. :think:

Aqueles que querem viver como animais devem tomar cuidado porque podem conseguir ser tratados como animais.

Não se coloca um psicótico ou desequilibrado no meio de pessoas normais porque ninguém é forçado a correr riscos num ambiente fechado. Ou a pessoa se trata (conversando com um terapeuta) ou ela está proibida. É super simples.

Experimente deixar uma panela de pressão no fogo nas mãos de uma pessoa que não tem memória. Ela vai explodir mesmo. Quem tem problema se trata.
 
Os caras agressores são "super gente fina"::blah:

-Eles querem agredir.
-Eles querem moleza.
-Eles querem fazer essas duas coisas as custas dos direitos da turma e do professor.

Se o cara quer moleza é melhor ficar de fora da sala (em casa) pois estudar é uma tarefa como qualquer outra que exige respeito e convívio de sociedade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo