• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agradecer Posts / Ótimo Post (+karma) Péssimo Post (-karma)

Deriel

Administrador
Saudações,

Há dois dias instalamos um novo sistema de Agradecimento (o antigo Thanks) em substituição ao antigo, que apesar de gratuito estava incompatível com a nova versão 4.1.3 do vBulletin e foi abandonado pelo desenvolvedor original. A nova versão é paga, custou U$45 e tem suporte por prazo indeterminado, ou seja, se der problema temos a quem recorrer.

No momento existem três botões ativados no rodapé de cada post:
* Agradecer por este post: vale apenas como um "valeu", "curti" ou "thanks" sem afetar a Reputação (a.k.a. karma) da pessoa
* Ótimo Post (+1 karma): incrementa a Reputação da pessoa em +1
* Péssimo Post (+1 karma): decrementa a Reputação da pessoa em -1

Todos as ações podem ser desfeitas, podem ser retiradas mais tarde se você se arrependeu do que fez.

Importante ressaltar também que o Ótimo Post (+1 karma) e Péssimo Post (+1 karma) possuem o mesmo funcionamento do botão reputation-40b.png que já existia no rodapé de cada post.

Ainda estamos em fase de ajustes então toda sugestão é bem-vinda. Este tópico visa substituir as discussões do Atualização Fórum Valinor: Mudou Tudo!, que já está pra lá de carregado.
 
Todos as ações podem ser desfeitas, podem ser retiradas mais tarde se você se arrependeu do que fez.

Achei isso muito bom, porque antes não dava pra desfazer um karma!
Pergunta: os antigos também dá pra desfazer ou só os que forem dados a partir de agora?

Importante ressaltar também que o Ótimo Post (+1 karma) e Péssimo Post (+1 karma) possuem o mesmo funcionamento do botão Ver anexo 37556 que já existia no rodapé de cada post.

Como eu comentei antes, a maneira como esse Ótimo Post (+1 karma) e Péssimo Post (+1 karma) está sendo apresentada pode fazer com que os usuários se confundam e, principalmente novatos, podem acabar usando indiscriminadamente como se fosse o joinha de comentários em sites como Yahoo e YouTube ou o famoso "curti" do Facebook. Os usuários antigos que lerem este tópico saberão que não, mas muitos não lerão né... :roll:

Por isso sou a favor do karma ficar mais discreto, como era antes.
O ícone, se fosse possível, poderia continuar sendo uma balancinha.
 
Eu sinceramente não gosto de esconder funcionalidades ou dificultar acesso a elas, isso acaba fazendo com que apenas uma minoria acabe usando, distorcendo o sistema da mesma forma, só que no outro sentido. Também não gosto muito do nivelamento por baixo, do "novato vai usar errado então tem que mudar" pois não deixa de ser uma tarefa nossa treinar esse povo mais jovem no uso do fórum :think:

Eu acho que o +karma / -karma deve estar aparente sim, talvez com outra nomenclatura. E qualquer problema sempre podemos referenciar este tópico.

Gostaria de ressaltar também que as regras para Reputação continuam valendo (não foram alteradas). Pra um Ponto de Reputação valer:
* o usuário precisa ter Reputação positiva
* o usuário precisa ter ao menos 20 posts
* um usuário só pode dar 10 pontos de Reputação por dia
* um usuário só pode voltar a dar reputação a um mesmo usuário se já tiver dado a 10 outros
 
Continuando a discussão que começou no outro tópico, sobre os ícones do karma: porque não usar algo tolkiendili?
Eu ia sugerir o Um Anel, mas o forum já vai estar repleto dele daqui uns dias, então, sei lá, uma árvore de Gondor ou um Olho de Sauron, ou a Mão Branca ou uma Folha de Malorn... ou mesmo um logo "bolacha comida de rato" da Valinor, já que ele vai sair pra dar lugar aos Anéis.

E eu sou a favor de um único ícone tanto para positivo quanto para negativo, ou seja, a mesma função da estrelinha. Algo como "avalie este post".
 
Bom, fique como ficar no final das contas, eu coloquei no meu Tópico de Saitorë as nomenclaturas, regras e instruções básicas pros novatos que o visitarem. Assim a pessoa já tem logo uma idéia do que e como fazer.
 
Uai, mas a estrela não funciona com um botão só? o_O

A estrela sim, os botões não. Sério.

Bom, fique como ficar no final das contas, eu coloquei no meu Tópico de Saitorë as nomenclaturas, regras e instruções básicas pros novatos que o visitarem. Assim a pessoa já tem logo uma idéia do que e como fazer.

Isso é ótimo e um grande exemplo pros demais Saitori :yep:
 
Concordo com o Deriel, acho que o "+karma / -karma" deve ficar mais aparente, até mesmo onde está agora (uma nomenclatura diferente e/ou um formato de ícone diferente até pode ser pensado mesmo). E se pode ser retirado, então não há problema se alguém se confundir e der um "+ karma" quando queria mesmo era só dar um "agradecer por este post".
 
Não tenho do que reclamar a não ser da nomenclatura e dos ícones...

Num tem como colocar um "agradecer" só ou "Thanks" pq esse "agradecer por este post" tá gigante num tá não?
E os karmas será q num tem coisas menores e um ícone menos ruim pra eles? rs
Não há como colocar algo relacionado à Valinor? Sei lá... a "bolachinha mordida" vermelha pro -K e uma verde ou azul pro +K.... qquer coisa menos brega q esses joinhas?
 
nha, eu gostei do joinha =/ só acho que ícones diferentes para a mesma coisa pode ser confuso (to falando da estrelinha e joinha).
 
Admito que gosto bem mais da estrelinha...

Não acho necessário o joinha ali embaixo já que tem a estrelinha ali do lado... masssssss
 
Eu já não acho necessária a estrelinha, já que tem o joinha :)

Gostei deles em destaque, é bom pras pessoas lembrarem mais de usar.

Eu não tenho nada contra o visual do joinha ou do anti-joinha, o problema seria confundir com os botões de outros sites, mas como as regras de karma bloqueiam isso, as coisas vão acabar se resolvendo.

De qualquer forma, quais são os ícones disponíveis pra o joinha e seu oposto?

Existe como colocar um botão de não gostei do post, que não altere o karma? Seria um oposto do agradecer.

Edit: Eu fiz um teste no post do Elendil, e ele deixou eu dar karma na estrelinha depois de dar karma no joinha. Aí eu tirei o do joinha e depois voltei com ele e não criticou. Tem como ver se eu realmente aumentei 2 pontos no karma do Elendil?

Edit2: Aumenta sim, eu testei com Indily, um karma pela estrelinha seguido de um karma pelo joinha e aumentou dois pontos no karma dela
 
Última edição:
Deriel, não existe mais a possibilidade de justificar o karma dado?

Usei o bad karma num post triplo de alguém e não apareceu mais aquela opção de explicar porque o bad karma foi dado.

Espero que agora que o bad karma está mais visível, as pessoas o usem mais. Para o caso de posts duplos, pessoas que não leem os posts do tópico e postam mesmo assim... As vezes alguns karmas negativos ajudariam as pessoas a serem mais cuidadosas antes de postar.
 
A estrela sim, os botões não. Sério.
Huuum, acho que entendi. A estrelinha faz parte do post, enquanto os botões são um aplicativo à parte. É isso?
Ah, então deixa como tá, só muda o ícones e os nomes, como o pessoal já sugeriu. Mas ainda sou a favor de um ícone tolkiendili! :mrgreen:
 
Talvez não seja um feedback de muito valor, já que a maioria pensa o contrário e pelo jeito os karmas vieram mesmo pra ficar, mas eu seria a favor de que ficasse apenas o "Agradecer por este post", e de que isso não fosse contabilizado para o usuário.

Primeiro motivo: ainda não ficou muito clara a diferença, de quando usar um ou outro. Se houver uma artigo que faça essa diferenciação, por favor me indiquem, mas por enquanto eu uso o critério pessoal de dar karma apenas quando considero o post inovador ou muito bem elaborado, e o Thanks quando simplesmente gosto ou concordo com o post. Se existe um critério estabelecido, eu não conheço, e é bem provável que usuários mais novos/menos ativos também não.

O outro motivo, até mais relevante, diz respeito à contagem. Eu tenho a sensação de que se perdeu um pouco daquilo de se postar pelo próprio valor do post dentro da discussão ou pela mera vontade de se manifestar, sem se importar se as pessoas irão pensar bem ou mal do que você escreveu. Não posso falar por todos, mas eu, às vezes, posto pensando "Tomara que eu ganhe um karma por esse post". :osigh: Não acho saudável essa "hierarquia" que acaba se criando por causa da quantidade de karmas - é natural que se dê maior valor a um usuário com muitos karmas, e acho que um espaço de discussão tem maior ganho quando todos estão em igual nível.

Minha opinião, portanto, é de que ficasse os "Agradecimentos" embaixo de cada post, apenas (que eles se limitassem ao post, e não ao usuário), e que se acabasse com os karmas. Mas é só a minha opinião, sem maiores pretensões.
 
Última edição:
Estou entrando pela primeira vez nesse tópico e quando ia opinar vi que a opinião do Eriadan expressa exatamente 100% do que penso em gênero, numero e grau.

Então em relação a esse tema faço as palavras dele acima as minhas também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo