• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aghan, Sauron. Alguém mais?

Ulca

Lurker
Numa nota à respeito do conto "A pedra fiel", em Contos Inacabados (Quarta Parte; cap.1, Os Drúedain), Tolkien diz:

Os contos tais como "A Pedra Fiel", que falam sobre como transferiam parte de seua 'poderes' a seus artefatos, lembram-nos em miniatura a transferência do poder de Sauron às fundações de Barad-dûr e ao Anel Governante."

Aghan, no final do conto, diz:

Ai de mim! Quando se transmite algum poder para algum objeto que se fez, tem-se de compartilhar seu sofrimento."

Houve mais alguém que passou seus poderes a algum objeto?

E isso é realmente útil?
 
Se eu não estiver falando besteira, há o caso de Eöl e sua espada, Anglachel que passou a se chamar Gurthang, por exemplo. Não que ele tenha passado algum poder que tinha para a espada, mas algo de si havia ali.

É útil caso fosse uma garantia, assim como era o Um. Como o Anel tentava seu possuidor, Sauron tinha a garantia de que nada de mal lhe aconteceria caso o perdesse, coisa que, imagino eu, ele nem cogitava, até perdê-lo para Isildur. Por isso não passava pela cabeça de Sauron que algum dia alguém pudesse querer tentar destrui-lo.

Mas há de se imaginar que quem quer que produzisse algo com grande afinco quisesse transparecer para o que criou algo de si, como uma marca. :think:
 
Bem, poderia-se ter os benefícios descritos no conto "A Pedra Fiel".

Acretido que o processo em si seja neutro. O caso é que o poder pode ser tanto bom (o caso do conto), quanto maligno, dependendo daquele de quem este poder se origina.
 
Melkor passou para a Terra-média muito do seu poder, fez isso para corrompê-la de maneira eficiente e duradoura. Ok, a Terra-média não é um objeto, muito menos foi criada por ele, mas entranhada nela está a maldade de Morgoth.
 
Houve o caso de Celebrimbor, um dos maiores ferreiros do mundo, ele foi responsável pela feitura dos anéis. Quanto a ser útil ou não, acho que é, no meu caso, acho que quando transferi meus poderes ao anel, eu senti um aumento destes, como se agora estivesse mais forte do que nunca: eu podia controlar todos os anéis, e assim governar o mundo!
 
E desvantagens? Quais seriam elas?

A desvantagem e você fica dependente ou a merce de tal objeto, mas sempre existe uma exceções para todas as regras. Isso depende muito do ser que a cria. O caso do Um Anel, é muito evidente que grande parte do seu poder foi passado a ele pelo seu criador, outro exemplo são a do Fëanor com as Silmarils e Yavanna com as árvores Telperion e Laurelin, mesmo havendo a perda de tal criação eles não são dependentes "fisiologicamente", mas não poderiam criar a mesma uma segunda vez.

E por ai vai, cada um desses obejtos é um caso particular podem parecer semelhantes mas não são, porque são criados cada um com propósitos diferentes.
 
Última edição:
Bom, acredito que alguém transfere poder para um objeto com uma finalidade. O Sauron transferiu poder para o um anel, para o anel poder governar os outros anéis. Transferindo poder para alguma coisa, essa "alguma" coisa fica especial. Sem o poder, é um objeto comum, como outro qualquer.

Não lembro da parte que fala que ele transferiu poder para a torre negra. Mas se o fez, foi para que a torre fosse indestrutível, ou mais forte.


A desvantagem é que vc pode perder esse objeto. Ou, pode ser destruído.
 
Temos ainda o exemplo da relação de Melkor com o ouro. Não é um objeto, mas sim um elemento da natureza. Assim como o Vilya disse acima sobre Melkor depositar grande parte de seu poder na Terra-média.

No HoME X, Morgoth's Ring, na parte cinco, Myths Transformed, Tolkien diz o seguinte:
Morgoth's power was disseminated throughout Gold, if nowhere absolute (for he did not create Gold) it was nowhere absent. (It was this Morgoth-element in matter, indeed, which was a prerequisite for such 'magic' and other evils as Sauron practised with it and upon it.)
It is quite possible, of course, that certain 'elements' or conditions of matter had attracted Morgoth's special attention (mainly, unless in the remote past, for reasons of his own plans). For example, all gold (in Middle-earth) seems to have had a specially 'evil' trend - but not silver.​

Um tradução do trecho, feita pelo Deriel em um artigo aqui na Valinor, fica assim:
O poder de Morgoth estava disseminado através de todo o Ouro, se em nenhuma parte absoluto [pois ele não criara o Ouro] em nenhuma parte estava ausente. [Era este elemento-Morgoth na matéria, de fato, que era o pré-requisito para a "mágica" e outras perversidades que Sauron praticou com ele e sobre ele.]"
É bastante possível, claro, que certos "elementos" das condições da matéria tenham atraído a atenção especial de Morgoth [principalmente, exceto no passado remoto, por razões de seus próprios planos]. Por exemplo, todo o ouro [na Terra-média] parece ter uma tendência especialmente "maligna" - mas não a prata.

Esse trecho e mais esclarecimentos a respeito estão no artigo em questão, que é de autoria do do Michael Martinez: Mágica, por Melkor. Não aceitam-se devoluções.
 
As duas árvores de Valinor, Telperion e Laurelin, também são criações. Yavanna as concebeu e gastou nelas muito de seu poder. Tanto foi o seu desgaste, que quando da destruição das árvores por Melkor e Ungoliant, ela anunciou que mesmo um ser tão poderoso quanto ela não poderia realizar mais de uma vez um feito como aquele.
 
O grande problema de usar seu poder em algo ou objeto é o enfraquecimento que ele causa, Sauron, Yavanna e Melkor por exemplo perderam grande parte de seu poder de modo que jamais poderiam recuperar tendo em vista nunca poderem mais refazer o que foi destruído, assim aos poucos vão definhando e se tornado menos poderosos, um bom exemplo é Saurom, depois que le faz o anel ele tem uma queda brusca de seu poder de modo que so pode recuperar o que perdeu se tiver com o um, e só dessa forma. Melkor por outro lado não focalizou seu poder em um objeto mas espalhou ele por um continente inteiro e também enfraqueceu basntante e assim como saurom foi derrotado, na realidade essa atitude é uma faca de dois gumes que deve-se analisar as possibilidades de dar certo ou errado para que assim possa usa-los sem um risco maior na cabeça deles, o que na realidade sabemos que mais cedo ou mais tarde eles sucumbiriam. Pois todo o mau que eles causaram serviram a um proposito maior a um bem que eru já sabia que ocorreria mesmo que seus filhos sofressem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo