• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agência defende energia nuclear contra efeito estufa

Rilo Kiley

I'll Be Your Mirror...
Agência defende energia nuclear contra efeito estufa
MARIANA TIMÓTEO DA COSTA
da BBC

A Agência de Energia Nuclear, com sede em Paris, insiste que, para tornar o mundo mais livre dos chamados gases de efeito estufa, este tipo de energia precisa corresponder a entre 20% e 25% do total da energia nuclear gerada no mundo. Atualmente, este número é de 6%.

Ambientalistas, no entanto, afirmam que a construção de mais 300 ou 400 usinas nucleares no mundo, o necessário para este índice ser atingido, é perigosa e pode provocar desastres sem precedentes por causa do lixo proveniente dessas usinas.

O debate entre a comunidade científica sobre as mudanças climáticas esquentou após as declarações do renomado cientista britânico James Lovelock de que apenas a energia nuclear seria capaz de salvar o mundo do aquecimento global.

O assunto deve ser um dos pontos centrais do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado pela ONU no próximo sábado.

Cuidado

"É preciso ter muito cuidado ao se falar em expansão nuclear. É certo que a energia é limpa, mas o lixo fica ativo por mais de 200 mil anos", diz Emily Armistead, especialista em mudanças climáticas do Greenpeace.

"Sem falar que as usinas, especialmente às de países com segurança instável, podem ser explodidas em ataques, afetando a saúde de milhões de pessoas", acrescenta.

A Agência de Energia Nuclear discorda do Greenpeace e afirma que já há tecnologia suficiente para isolar o lixo nuclear da biosfera.

"Em cada conta de energia paga pelo consumidor, é preciso ter uma taxa extra só para os cuidados com o lixo", diz Evelyne Bertel, diretora da divisão de desenvolvimento da agência.

Para Bertel, a questão da segurança das usinas cabe às autoridades de cada país, que devem trabalhar para preservá-las de criminosos.

"E a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) deve continuar trabalhando para fiscalizá-las garantindo que nenhum material ilícito --como bombas atômicas-- seja produzido lá", afirma a diretora da agência.

"A energia nuclear pode ajudar muitos países a produzir menos gases de efeito estufa", argumenta.

Fontes renováveis

A Royal Society, maior organização de cientistas da Grã-Bretanha, da qual James Lovelock também faz parte, é bem mais cautelosa do que o cientista ao falar sobre o potencial nuclear para combater as mudanças climáticas.

"Não compartilhamos o parecer dele. Mas em uma coisa ele estava certo: as mudanças climáticas estão sendo aceleradas e os seres humanos são os maiores responsáveis por isso", diz Bob Ward, porta-voz da organização.

A Royal Society propõe a criação de debates públicos que ajudariam os governos a avaliar qual a melhor fonte alternativa de energia à queima de combustíveis fósseis.

"Há uma série de opções --como energia solar, eólica, uso de gás natural-- quando ainda não se tem dinheiro para investir nas fontes mais caras", completa o brasileiro Pedro Moura Costa, diretor da consultoria ambiental internacional EcoSecurities.

Fonte: Folha Online
 
Não sei, parece muito perigoso. Embora ajude no combate ao aquecimento global, pode causar catástrofes maiores, acabando rapidamente com a vida na Terra.

E isso nem precisa de uma mente mal-intencionada pra acontecer. O erro é natural do ser humano, e também será sua ruína. Não tem como prever nada se existe chance de erro.
 
Eu não apoio a energia nuclear. Talves possa ajudar no combate de um problema sério, o efeito estufa, mas criará outros muito mais sérios.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo