• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

AGATHA CHRISTIE

  • Criador do tópico Angélica
  • Data de Criação
Status
Fechado para novas mensagens.
É o homem do terno marrom é fraco! Não é ruim, mas é mais parado...fica no suspense.
Dos que eu já li, na minha opinião os melhores são: O Caso dos Dez negrinhos
Cem gramas de centeiro
Morte no Nilo
Estou lendo o Porque não pediram a Evans? E está interessante até agora...
Agatha é um ótima literatura pra ler na hora de descansar, com um chinelo fofo no pé
 
Para mim O caso dos dez negrinhos é disparado o melhor livro de Agatha Christie! Eu gosto de seus livros, mas se você ler um atrás do outro, fica a sensação de que são todos repetidos... por isso, leio um, leio outros autores e depois para relaxar leio AC novamente (normalmente leio extremamente rapido seus livros). Gosto muito.
 
Os Crimes ABC é uma beleza também. Gosto muito de O Caso dos Dez Negrinhos, mas, como sou fã confesso da Miss Marple, Mistério no Caribe é o meu predileto.
 
Os Crimes ABC é uma beleza também. Gosto muito de O Caso dos Dez Negrinhos, mas, como sou fã confesso da Miss Marple, Mistério no Caribe é o meu predileto.
Acredita que ainda não li "Os crimes ABC" ? LOL eu sei que preciso ler!!!! Eu gosto da Miss Marple também, aliás queria perguntar... como vocês veem a forma com que a Agatha descreve e trata as mulheres em geral em seus livros?
 
Os crimes ABC tem um desfecho bem distinto ^^

O caso dos dez negrinhos agora passou a se chamar E não sobrou nenhum, né. Por que essa mudança? '-'
 
Os crimes ABC tem um desfecho bem distinto ^^

O caso dos dez negrinhos agora passou a se chamar E não sobrou nenhum, né. Por que essa mudança? '-'
"E não sobrou nenhum" é a tradução literal do título original "And then there was none" - pode ter um artigo a mais ou a menos, faz muitos anos que vi a versão em inglês... uns 10 anos no mínimo LOL, mas era esse o nome (ou a idéia que ele passava ;) )
 
[align=justify]Sempre gostei mais da Miss Marple, a simpática velhinha de St. Mary Mead. Achava o Poirot um pedante, ele ficava enrolando demais até resolver investigar os crimes, mas ainda assim, os livros são ótimos mesmo. Gostaria de ler aqueles que ela publicou sob o pseudônimo de Mary Westmacott, alguém sabe se eles seguem a mesma linha policial de investigação que os outros? Ou se são bons?[/align]

Nunca li nenhuma dessas publicações, Lucas. Mas sei que não seguem a mesma linha dos outros livros dela. Parece que são romances românticos ou algo do tipo. Historinhas de amor. Acho que por isso nunca me interessei em ler.

Acredita que ainda não li "Os crimes ABC" ? LOL eu sei que preciso ler!!!! Eu gosto da Miss Marple também, aliás queria perguntar... como vocês veem a forma com que a Agatha descreve e trata as mulheres em geral em seus livros?

Acho-a muito conservadora. Pelos livros que li da Agatha, tirei algumas conclusões sobre ela: é racista, homofóbica e xenófoba. Nos livros dela, percebo que Hastings mais está para seu alter ego do que qualquer outro personagem. E a postura dele em relação às mulheres minimamente independentes é constrangedora. Basta lembrar a forma como ele trata Dulcie Duveen em Assassinato no Campo de Golfe. Nunca vou esquecer da forma ridícula como ela descreve "certo tipo de mulher" sob o ponto de vista de Hastings: algo como, não suportar as mulheres jovens de hoje em dia que "vivem maquiadas, fumam mais do que chaminé e vivem no compasso frenético do jazz". Nessa última, ela aproveita pra desqualificar o jazz, estilo musical associado exclusivamente aos negros naquela época. Ou seja, pra ela, não é de "bom tom" uma mulher dançar jazz, música de negros.

Também percebo nela uma grande oposição às mudanças, embora apresente certa conformidade diante delas. Tanto é que Dulcie acaba se revelando o grande amor da vida de Hastings.
 
Acho-a muito conservadora. Pelos livros que li da Agatha, tirei algumas conclusões sobre ela: é racista, homofóbica e xenófoba.

Sabe que recentemente também cheguei à essa conclusão? Até escrevi na minha página do Skoob sobre isso.

Depois de muitos anos voltei a ler Agatha C. e esse mês li dois livros dela, o primeiro foi "Um Brinde de Cianureto" história bacana mas, numa certa altura ela fala dos garçons italianos comparando-os a macacos e mostrando-os extremamente submissos.

O outro livro foi "O Mistério Sittaford" achei meio fraquinho mas valeu a pena pelos personagens e os diálogos entre eles, descritos de forma bem engraçada e irônica (ela era ótima nisso, a Agatha Christie) e o personagem principal, que é praticamente a detetive da história, é uma moça chamada Emily Trefusys que foge desse padrão de "mocinhas indefesas" da escritora.
É uma garota voluntariosa e de longe a mais inteligente da história toda.
Mas o final que ela deu pra Emily me incomodou pra caramba pois
eu tinha certeza de que ela ficaria com o jornalista que a ajudou, era evidente que os dois estavam apaixonados um pelo outro, mas ela acaba mesmo é com o noivo banana e que mal aparece na história.

Me passou uma impressão bem forte de conservadorismo por parte da Agatha Christie, algo do tipo: uma moça pode ser inteligente e tudo mas tem que saber o seu lugar e ser recatada e conservadora quando a situação exige.
=/

Ah, um toque pra quem quer comprar os livrinhos da AC editados pela L&PM Pocket, na lombada de cada exemplar, na parte de cima, em letras bem pequenas, está escrito ou o detetive da história (Miss Marple, Poirot, o casal Tommy e Tuppence) ou Mary Westmacott, o pseudônimo que a autora usou em algumas histórias. Os que não têm nada escrito, como esses dois que mencionei aqui, é porque não traz nenhum personagem específico.
 
Depois de muitos anos voltei a ler Agatha C. e esse mês li dois livros dela, o primeiro foi "Um Brinde de Cianureto" história bacana mas, numa certa altura ela fala dos garçons italianos comparando-os a macacos e mostrando-os extremamente submissos.

A xenofobia dela é o que mais salta aos olhos mesmo. Nem Hercule Poirot escapa. Aliás, embora o personagem central dela seja muito inteligente, é notável como ela o ridiculariza. Como se todo estrangeiro fosse "exótico". E exótico no mau sentido. Poirot é sempre confudido com um francês e, por isso mesmo, é antipatizado por muitos personagens britânicos com quem se depara nas histórias. E TODA história dela em que, porventura, um estrangeiro esteja entre ingleses, ele é imediatamente olhado com desconfiança por todos (e, geralmente, quando não é o assassino, mas tem um caráter duvidoso: ou é ladrão, ou chantagista, ou trambiqueiro). As histórias dela que têm ambientação em países africanos ou da América do Sul, tipo, as pessoas são descritas como selvagens.

E, pode notar, que as mulheres independentes, inteligentes e tal, a Agatha sempre atribui características negativas. A Tuppence, por exemplo, é descrita como atrevida de um modo quase obsceno, como se ela se insinuasse pra todos os homens. Às vezes, eu sinto a Agatha se referindo a ela como uma bitch mesmo (porque fuma e filha de pastor não deve fumar ou simplesmente porque ela "ousa" tomar a dianteira já que o Tommy é um banana).
 
Já li:

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
O CASO DOS DEZ NEGRINHOS
DEPOIS DO FUNERAL
O MISTERIOSO CASO DE STYLES
NEMESIS
MORTE NA MESOPOTÂMIA
NOITE DAS BRUXAS
 
Comprei um box de 3 livros da autora no site do Submarino por apenas R$ 12,90 !!!!

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
CAI O PANO
O NATAL DE POIROT


E ainda troquei com uma pessoa pelo Livra Livro:

CONVITE PARA UM HOMICÍDIO

Pretendo lê-los em breve !!!!
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo