• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal, quem é o Deus???

Isil

Usuário
Hoje eu estava lendo uma entrevista, um repórter inglês entrevistando Tolkien. Ai que do nada o cara pergunta se Tolkien é ateu, ele responde que não. Daí que o doido do cara pergunta se o Deus no livro Senhor dos Anéis é o Um Anel!!! Pior do que essa pergunta foi a resposta: Sim!!!! Eu não estou entendendo mais nada, sempre pensei que Eru Ilúvatar fosse o “Deus”, o Criador... Será que alguém poderia me explicar o que é isso, pois eu nunca pensei no Um como Deus!!!
Eu tentei entrar nesse site de novo, mas ele é uma confusão e eu não encontrei essa entrevista para colocar aqui no fórum...
Caso alguém saiba onde eu posso encontra-la novamente me avise e principalmente se alguém puder me explicar que é o “Deus” entre em contato, por favor, peço encarecidamente que me respondam!!!
 
Esse tópico cairia melhor no Obras, mas entendi o que vc quer dizer.

Tenho essa entrewvista no meu site(Knolex Home-Page)

Ele quis dizer, que em O Senhor dos Anéis, a imagem de Deus e seu poder, se encaixaria no Um Anel, dizendo que o mal uso dessa representação trazia a escuridão.
 
Não, você deve estar enganada. Leu uma coisa mas entendeu outra...
Ilúvatar é Deus e pronto. Talvez fosse em outro sentido, ou talvez você leu errado mesmo.... :wink:
 
Ops! Esqueci de dizer! estrou movendo pro J.R.R. Tolkien, já que isso foi dito numa entrevista dele e tem aver com o Professor..
 
Eu tenho certeza, eu naum estou ficando doida... Tolkien falou que o Deus eh o Um!!!

Acho que o nome do site eh alguma coisa do tipo _ a pagina do Gandalf_ eu achei essa pagina na google... se alguem encontrar me avisa...
 
Isil (ex: _Arwen_) disse:
Eu tenho certeza, eu naum estou ficando doida... Tolkien falou que o Deus eh o Um!!!

Acho que o nome do site eh alguma coisa do tipo _ a pagina do Gandalf_ eu achei essa pagina na google... se alguem encontrar me avisa...

Vc não leu o meu post?????????????

Eu expliquei!! Tem essa entrevista no meu site!!!

Deus na mitologia de Tolkien é ERU e ponto final!

O que ele quis dizer foi que Deus poderia ser representado em SDA como o Um Anel, vide que o mal uso dessa representação(Deus) poderia trtazer a escuridão(como quando a religião é mal-interpretada)...

Aqui vai o trecho. TENTE ENTENDER O QUE ELE DIZ!!!

Gerrolt: Frodo aceita o fardo do Anel e ele encarna como grande caráter às virtudes de longo sofrimento e perseverança. Pelas ações dele a pessoa poderia dizer que existe quase um senso budista. Ele se torna quase um Cristo na realidade figurada de O Senhor dos Anéis. Por que você escolheu um Hobbit para este papel?

Tolkien: Eu não escolhi. Eu não fiz muitas escolhas quando escrevi a história... tudo que eu estava fazendo era tentar escrever uma continuação do ponto onde terminou O Hobbit. Eu escolhi por que já estavam em minhas mãos, às vezes acho que foi muito mais uma escolha deles do que minha.

Gerrolt: Realmente, mas não há nada mais particular sobre a figura de Cristo como Bilbo?

Tolkien: Não...

Gerrolt: Mas em face ao perigo mais apavorante ele luta e continua, e vence.

Tolkien: Mas isso me parece suponho, mais como uma alegoria da raça humana. Eu sempre fui impressionado pelo fato de nós estamos aqui sobrevivendo por causa da coragem indomável de pessoas bastante pequenas contra desertos impossíveis, selvas, vulcões, bestas selvagens... eles lutam, de certo modo quase cegamente.

[...]

Gerrolt: Há uma qualidade outonal ao longo do todo O Senhor dos Anéis, em um momento um personagem diz que a história continua, mas eu pareço ter perdido o rumo dos pensamentos neste ponto... porém entendo que tudo está enfraquecendo e ficando velho, pelo menos para o fim da Terceira Era tudo gira em torno de transformações. Agora isto parece ser um pouco como Tennyson "a velha ordem dá lugar a uma nova, e a vontade de Deus se cumpre em muitas formas". Onde está Deus em O Senhor dos Anéis?

Tolkien: Ele é mencionado algumas vezes.

Gerrolt: Ele é o Um?...

Tolkien: O Um... sim.

Gerrolt: Você é um ateísta?




Repare que ele diz que é umka metáfora do nosso Deus, e não do Deus da mitologia dele, e note que ele não especifica DEUS = UM ANEL, e sim a representação de Deus e suas utilizações...
 
Eu li a entrevista ..... e vi q Tolkien era um sabio ......... e naum me surpreendi por isso ..... deis de do primeiro momento que li jah sabia que era um sabio .........
Mas agora penso, o que ele desencadearia se fosse um personagem de O Senhor Dos Aneis ? Que importancia teria ? QUem ele seria ?
Sera que tem um personagem oculto no qual ele se espelhe ?
( Acho q o mais proximo eh o bilbo )
Mais e se existise o personagem John Ronald Reuel Tolkiem ?
O que John faria ......
O que ele seria .............. que feitos teria ...........?
Eu naum sei .... se alquem souber fale !
 
Primeira frase do Ainulindalë:

"Havia Eru, o Único, que em Arda é chamado de Ilúvatar"

Como é original em inglês?

"Eru, o Único" é "Eru, The One"?
 
Alguém tem a tal entrevista em inglês? Não que desconfie das habilidades de tradução do Knolex, mas é sempre bom o original na hora de pesquisar e discutir um assunto.
 
Primula disse:
Alguém tem a tal entrevista em inglês? Não que desconfie das habilidades de tradução do Knolex, mas é sempre bom o original na hora de pesquisar e discutir um assunto.

Não fui eu quem traduziu a entrevista. Achei ela já traduzida na Dúvendor e pedi pro Mithrandir, responsável pelo site, para usar a tradução(que não sei se é dele, mas estava no site dele) no meu site.

Essa entrevista é famosa e sem dificuldade dá para achá-la. Pq vc mesma não procura? :wink:
 
Gildor disse:
Balbo disse:
Primeira frase do Ainulindalë:
Como é original em inglês?

"There was Eru, the One, who in Arda is called Ilúvatar"

Pronto, "Eru, the One", está escrito no Silmarillion que Eru é "the One".

Eu não acho que o fato do anel se chamar "the one ring" tenha algo a ver com Eru.
 
Balbo disse:
Pronto, "Eru, the One", está escrito no Silmarillion que Eru é "the One".

Eu não acho que o fato do anel se chamar "the one ring" tenha algo a ver com Eru.

E não tem mesmo. O Anel se chamava "O Um", da mesma forma que os anões tinham "Os Sete" e os homens tinham "Os Nove". Como (aparentemente) só os anéis dos elfos têm nome, os outros ficaram sendo conhecidos dessa forma mesmo.

Assim, O Um (anel) <> O Um (Ilúvatar) 8)
 
Gildor disse:
Assim, O Um (anel) <> O Um (Ilúvatar) 8)

hehe, desse jeito ficou mais complicado, dá impressão que vc disse que uma coisa implica na outra, quando na verdade é justamente o contrário, ou não.
 
Balbo disse:
Gildor disse:
Assim, O Um (anel) <> O Um (Ilúvatar) 8)

hehe, desse jeito ficou mais complicado, dá impressão que vc disse que uma coisa implica na outra, quando na verdade é justamente o contrário, ou não.

Não, desculpe a confusão! Não é o que parece. O que eu quis dizer é que

O Um (anel) é diferente de O Um (Ilúvatar)

(é que eu quis usar a notação Asp, ignora) 8)
 
Gildor, não escreva com letras minúsculas, pq senão eu vou descontar toda vez, aí vc tb vai ter que aumentar o tamanho da fonte pra ler.
 
Obrigada aos que tentaram me explicar, agora eu entende, mas é que na hora que eu li essa entrevista pela primeira vez eu fiquei meio confusa :( mas depois de tantas explicações está mais que provado que Eru é o único Deus :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo